segunda-feira, 11 de junho de 2012

modelo de provas




      
E.M.Profª Adriana da Silva Pires
                   Professora: ________________________ 5º Ano – Turma : ___________
                           Aluno(a):_______________________   Nº ______________
                       1ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA
1-      Leia o texto e depois responda as perguntas.

                     A vida colonial nos primeiros tempos

          Mesmo sendo aproximadamente a metade do que é hoje, o Brasil dos primeiros tempos era muito grande para os portugueses ocuparem.
         Para  conseguir proteger e colonizar uma área tão extensa, a Coroa  portuguesa dividiu  o Brasil em 15 faixas da terra. E foi aí que começaram  os problemas dos índios.
         Os portugueses chegavam e tomavam suas terras. Mas isso não tudo. Eles também perseguiam e escravizam os índios para obrigá-los a trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar.

a-   Como eram chamadas as faixas de terra em que o Brasil foi dividido ?
b-   Como eram chamados os donos destas faixas de  terra ?
c-   Quais as capitanias que prosperaram ? Por quê ?

2-   As  capitanias fracassaram e era preciso cuidar melhor do Brasil.Para isso o rei de Portugal criou o governo geral. Complete.
a-   O 1º governador geral do Brasil foi ______________________
b-   O governador geral deveria ____________________________
c-   Um dos jesuítas que  acompanhou o 1º governador geral foi ____________­­­­­________________________
3-   A religião era um importante instrumento de controle e submissão dos índios no projeto de colonização. Para tanto os jesuítas fundaram as missões. Preencha a ficha com as informações sobre as missões.

 *Eram 
* Tinham por objetivo
* Localizavam-se
   * Nelas viviam   






  4-   Complete com ( V ) para verdadeiro e (  F ) para falso.
(     )  A primeira riqueza explorada no Brasil pelos portugueses foi a cana – de – açúcar.
(     ) Os jesuítas eram padres missionários que vieram ao Brasil para passear.
(     ) As capitanias hereditárias tinham esse nome por que não podiam ser vendidas ,passavam de pai para filho.
(     ) Os jesuítas fundaram vários colégios e alguns deles deram origem a cidades.

5-   Para terminar nossa provinha resolva a cruzadinha com o resumo de todos os assuntos que estudamos neste bimestre.
 
a-   Foram trazidos para o Brasil para serem escravos.
b-   Nome dado aos homens que participavam das expedições para encontrar ouro , escravos fugidos e índios.
c-   Foram fundados pelos jesuítas.
d-   Expedições organizadas para encontrar metais preciosos, indígenas e escravos fugidos.
e-   Primeira riqueza explorada no Brasil pelos portugueses.
f-   Uma das capitanias hereditárias que prosperou.
g-   Habitavam o Brasil quando os portugueses aqui chegaram.





        
         E.M.Profª Adriana da Silva Pires
                   Professora: ________________________ 5º Ano – Turma : ___________
                    Aluno(a):_________________________________   Nº ______________
1ª AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
Leia a poesia com atenção

                                     Brasil diversidade cultural
        
Brasil terra da diversidade                           Há muito tempo se passou
Cultural, e da saudade                                    Que o português o encontrou
Vem mostrar os teus valores...                    Vivendo aqui no litoral...
O Brasil tem samba no pé                               Com sua flecha e seu arco
Tem pagode, swing e axé                                 Vivendo com sua simplicidade  
 

Amazônia o pulmão do mundo
De ricas terras e verdes matas
De espécies raras e muitas aves
Esse é o país do nosso encanto
Aonde canta o uirapuru
E o índio faz seu ritual                             

1-      Responda.
a-      Quem os portugueses encontraram vivendo aqui quando chegaram ?
____________________________________________________

b-      Você acha que mesmo com costumes diferentes não devemos respeitar as pessoas  ?____________________________________________________
____________________________________________________________
c-      Do que resulta a diversidade da população brasileira ?
____________________________________________________________
____________________________________________________________

2-      A poesia nos retratou que o Brasil é um país que possui uma enorme diversidade cultural, herança dos povos que formaram a população brasileira. Que povos são esses ? __________________________________________________________


3-      Cite  2 influências que herdamos dos:
Indígenas _______________________________________________________
Portugueses _____________________________________________________
Africanos _______________________________________________________
4-      Observe o mapa com a divisão política do Brasil.








                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 





Você mora no estado do ___________________________________________
O seu município é ________________________________________________
O maior estado brasileiro é _________________________________________
Os estados que fazem limite com os estados que você mora são __________________
_____________________________________________________________________
O Brasil é formado por _____________ estados e_____________ distrito federal.

5-       Resolva a cruzadinha com atenção.
a-   elementos da paisagem formados pela natureza.
b-   Elementos da paisagem formados por pessoas.
c-   Primeiros habitantes das terras brasileiras antes da chegada dos portugueses.
d-   Povos trazidos ao Brasil como escravos.
e-   Processo que explica a diversidade da população brasileira.
















 

E.M.Profª Adriana da Silva Pires
                   Professora: ________________________ 5º Ano – Turma : ___________
                    Aluno(a):_________________________________   Nº ______________
              1ª AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS
1-     Leia o texto com atenção.

Cadê você ?
     Em muitas situações podemos observar que o ar existe, apesar de não conseguirmos enxergá-lo.
    O que aconteceria se o ar deixasse de existir ou ficasse extremamente poluído? Morreríamos em cinco minutos. É fácil, portanto, deduzir qual é a importância do ar para a manutenção da vida.

Agora responda.
a-      Cite um exemplo que comprove a existência do ar . _________________________
__________________________________________________________________

b-      O ar também se movimenta. Como percebemos isso? _______________________
__________________________________________________________________

2-       Através do vento podemos conseguir energia elétrica também. Complete as frases abaixo e descubra como se produz energia elétrica através dos ventos e, depois, responda a pergunta .
vento – energia elétrica – lâmpadas – hélices – máquina - turbinas


As ____________________ eólicas têm _________________ que giram por meio da ação da energia do ____________________ . Ao girar , elas acionam uma _________________________ que produz
_________________________________ , usada para ligar as
_____________________ e os aparelhos nas residências , por exemplo.


Que barulho é esse ?
3-      Os sons estão associados a diversas situações. Observe algumas delas ilustradas a seguir.

Cite outras maneiras que podemos produzir sons. _________________________
__________________________________________________________________

4-      O que pode acontecer se ficarmos muito tempo em um ambiente com sons que ultrapassam 110dB ?__________________________________________________
__________________________________________________________________

5-       Coloque ( V ) ou ( F ) nas informações.
(     ) O som de nossa voz vem da laringe.
(     ) Nossa orelha é dividida em duas partes: interna e externa.
(     ) Não podemos produzir energia elétrica através dos ventos.
(     ) O vento ajuda no transporte das sementes de uma planta a outra.
(     ) As plantas que ficam em lugares pouco iluminados também realizam a fotossíntese.

6-      Produza um folheto que  conscientiza as pessoas para a colaboração do controle da qualidade do ar. ( Seu folheto deverá ter uma ilustração e um pequeno texto )


                                                                    


   Prova
Aluno(a) __________________ N ____
   Português
Série: 5 Ano     Data: _____  ______
   Nota: _________
 
O texto a seguir apresenta idéias sobre um assunto bastante importante, mas que nem sempre é discutido.

1-     Leia com atenção.
                                 Todo mundo é igual
  Existem algumas pessoas que acham que uns são melhores que os outros por causa da cor da pele.
  Aí, maltratam quem é diferente delas, ofendem às vezes, até dizem que os outros não têm os mesmos direitos.
  Mas é fácil perceber que uma pessoa assim não pensa com responsabilidade.
  Vamos fazer um teste: pense em um amiguinho seu e depois tente lembrar quem é mais alto: você ou ele
  Você é o menor    Mas quem disse que os menores podem mais
  É isso mesmo: não faz diferença ! Os altos tem os mesmos direitos!
  E, do mesmo jeito, uma pessoa da outra cor de pele também não é melhor nem pior.
  Todo mundo é igual e tem os mesmos direitos !
  Ah! Tente lembrar de um amigo que nasceu em outra cidade !
  Só por causa disso ele é melhor ou pior que você
  Que nada , vocês são iguais !
  Por isso, quem nasce em outro país também é igual !
  A pessoa pode ter a pele diferente, o cabelo de outro jeito, os olhos de uma forma que você nunca viu.
  Mas isso não é motivo pra pensar que uma aparência é melhor que a outra.
  Sabe por quê    Porque ,apesar de sermos diferentes, somos todos seres humanos ! E os seres humanos tem os mesmos direitos.
                                                       
           Todo mundo é igual – Conversando sobre racismo – Ivan Alcântara

2- Interpretando:
a)     De que está tratando o texto que você leu?   ____________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________

b)     Segundo o texto, por que algumas pessoas pensam que são melhores que as outras ?
______________________________________________________________________________________________________

c)      Como essas pessoas agem ?  __________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________

d)     Na sua opinião, para  leitores de que faixa etária  esse texto foi escrito ?
_______________________________________________________________________________________________________

e)     Com que objetivo esse texto foi escrito ?  ____________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________

                                                                                              Capriche!!
3- Marque a resposta certa.
Segundo o texto:
a-      (       ) Existem pessoas melhores que outras
       (       ) Todas as pessoas são iguais.


b-(       )  Nem todos  tem os mesmos direitos
    (       ) Os direitos e deveres são iguais para todas as pessoas.


4- Vamos ver se você está craque    Como ficaria as  frases abaixo no plural  
a-      O leitor português viu a reportem sobre racismo.
________________________________________________________________________________________________________

b-     Meu amigo é igual a mim.
________________________________________________________________________________________________________

c-      A nação é importante para todos.
________________________________________________________________________________________________________

5-  Em que grau do adjetivo estão as frases

Uma nação é tão importante quanto a outra.
___________________________________________________________________________________________________________

A nação brasileira não é mais importante que qualquer outra.
___________________________________________________________________________________________________________

Eu não sou menos importante que você.
__________________________________________________________________________________________________________

6- Na frase abaixo, foram sublinhadas várias palavras. Dê a classe gramatical delas.( verbo, substantivo,adjetivo,artigo)
Como  um exército, nós brasileirão, aprendemos desde cedo, a respeitar o diferente. Somos conhecidos no mundo inteiro por saber conviver com todos de pele branca, negra,pessoas magras e gordas,dividindo e compartilhando amor.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7-Circule os artigos da frase e marque a alternativa correta.
As pessoas no Brasil sabem que devemos respeitar uns aos outros .
(     )  artigo  definido feminino singular – artigo definido  masculino  plural
(     ) artigo definido masculino singular – artigo indefinido masculino plural
(     ) artigo definido feminino plural – artigo indefinido plural
(     ) artigo indefinido feminino plural – artigo definido masculino plural

8- Complete as frases com os verbos pedidos.

a-      As pessoas ________________________________________ agir com respeito.( precisar – presente )
b-     Algumas pessoas _________________________________ o preconceito.(vencer –  futuro do presente )
c-      Eles _______________________________ por um futuro melhor. (lutar – pretérito perfeito )
d-     Todos nós ______________________________ vencer o preconceito.(conseguir – futuro do pretérito)

                                                               

9 - Leia o texto abaixo.Ele está escrito com algumas palavras erradas .Circule-as e escreva corretamente .

                         Lua cheia de poessia
 Mas que lua tão bonita                           A raposa ficou ssabendo
Está clara como  um ssonho                  e contol para o dragão
Pasarinho conta e pisca                          um bicho mal-humorado
Está cheia de poessia                                Que nem lhe deu atenção.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

                                                             Faça com atenção!
Produção textual
Observe as cenas e escreva uma história bem legal! Atenção ! Você não pode esquecer de apresentar as personagens, o lugar onde acontece a história, o que estão fazendo,um final para a história, o titulo e também não deixe de revisar tudo o que você escrever.





  
E. M. Prof ª Adriana da Silva Pires
Aluno(a) : ___________________________________________________________________ N  _________________
Série:   5º  Ano

Avaliação de História

1-     Leia com atenção e depois responda.

Tiradentes
    Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu em 1746, no Arraial de Santa Rita do Rio Abaixo, hoje cidade de Tiradentes, Minas Gerais. Aos 11 anos de idade ficou órfão e foi morar com um tio. Embora não tenha estudado regularmente, aprendeu a profissão de dentista. Trabalhou também como mascate e minerador. Aos 35 anos, alistou-se nas tropas mineiras, onde permaneceu por seis anos.
    Tiradentes ficou conhecido por participar de um movimento pela independência do Brasil.

a)     De qual movimento pela independência do Brasil Tiradentes participou  ?
____________________________________________________________________________________________________

b)     O que aconteceu a Tiradentes ? _____________________________________________________________

c)      Quando Tiradentes morreu ? _______________________________________________________________

2-     Em 1808 , a família real portuguesa veio para o Brasil fugindo das tropa Napoleão Bonaparte.
a-      Em que cidade brasileira a família real se instalou ? ____________________________________

b-     Quantas pessoas vieram com a comitiva de D.João para o Brasil  ? _____________________

3-     Coma chegada da família real ao Brasil ávida aqui teve grandes mudanças. Escreva alguns benefícios que aconteceram no Rio de Janeiro com a chegada da família real ?
______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________


4-     Você sabe o que é Monarquia ? E República ? Então numere:

                          ( 1 ) MONARQUIA          ( 2 ) REPÚBLICA

(     ) É a forma de governo do Brasil atualmente.
(     ) O poder é vitalício, ou seja, passa de pai para filho.
(     ) O povo elege seus governantes através do  voto.
(     ) D. Pedro I e D.Pedro II foram os representantes do Brsil.



2 comentários: