E.M.Profª
Adriana da Silva Pires
Professora:
________________________ 5º Ano – Turma : ___________
1ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA
1-
Leia o texto e depois responda as
perguntas.
A vida colonial nos
primeiros tempos
Mesmo sendo aproximadamente a metade do que é
hoje, o Brasil dos primeiros tempos era muito grande para os portugueses
ocuparem.
Para conseguir proteger e colonizar uma área tão
extensa, a Coroa portuguesa dividiu o Brasil em 15 faixas da terra. E foi aí que
começaram os problemas dos índios.
Os
portugueses chegavam e tomavam suas terras. Mas isso não tudo. Eles também
perseguiam e escravizam os índios para obrigá-los a trabalhar nas plantações de
cana-de-açúcar.
a- Como
eram chamadas as faixas de terra em que o Brasil foi dividido ?
b- Como
eram chamados os donos destas faixas de terra ?
c- Quais
as capitanias que prosperaram ? Por quê ?
2- As capitanias fracassaram e era preciso cuidar
melhor do Brasil.Para isso o rei de Portugal criou o governo geral. Complete.
a- O
1º governador geral do Brasil foi ______________________
b- O
governador geral deveria ____________________________
c- Um
dos jesuítas que acompanhou o 1º governador
geral foi ____________________________________
3- A
religião era um importante instrumento de controle e submissão dos índios no
projeto de colonização. Para tanto os jesuítas fundaram as missões. Preencha a
ficha com as informações sobre as missões.
*Eram
* Tinham por objetivo
*
Localizavam-se
* Nelas viviam
|
( ) A
primeira riqueza explorada no Brasil pelos portugueses foi a cana – de –
açúcar.
( ) Os jesuítas eram padres missionários que
vieram ao Brasil para passear.
( ) As capitanias hereditárias tinham esse
nome por que não podiam ser vendidas ,passavam de pai para filho.
( ) Os
jesuítas fundaram vários colégios e alguns deles deram origem a cidades.
5- Para
terminar nossa provinha resolva a cruzadinha com o resumo de todos os assuntos
que estudamos neste bimestre.
a- Foram
trazidos para o Brasil para serem escravos.
b- Nome
dado aos homens que participavam das expedições para encontrar ouro , escravos
fugidos e índios.
c- Foram
fundados pelos jesuítas.
d- Expedições
organizadas para encontrar metais preciosos, indígenas e escravos fugidos.
e- Primeira
riqueza explorada no Brasil pelos portugueses.
f- Uma
das capitanias hereditárias que prosperou.
g- Habitavam
o Brasil quando os portugueses aqui chegaram.
E.M.Profª
Adriana da Silva Pires
Professora:
________________________ 5º Ano – Turma : ___________
Aluno(a):_________________________________ Nº ______________
1ª
AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA
Leia a poesia com atenção
Brasil diversidade cultural
Brasil terra da diversidade Há muito tempo se passou
Cultural, e da saudade Que o
português o encontrou
Vem mostrar os teus valores... Vivendo aqui no litoral...
O Brasil tem samba no pé
Com sua flecha e seu
arco
Tem pagode, swing e axé Vivendo com
sua simplicidade
Amazônia o pulmão do mundo
De ricas terras e verdes matas
De espécies raras e muitas aves
Aonde canta o uirapuru
E o índio faz seu ritual
1- Responda.
a- Quem os portugueses encontraram vivendo
aqui quando chegaram ?
____________________________________________________
b- Você acha que mesmo com costumes
diferentes não devemos respeitar as pessoas ?____________________________________________________
____________________________________________________________
c- Do que resulta a diversidade da
população brasileira ?
____________________________________________________________
____________________________________________________________
2-
A poesia nos retratou que o Brasil é um
país que possui uma enorme diversidade cultural, herança dos povos que formaram
a população brasileira. Que povos são esses ? __________________________________________________________
3-
Cite
2 influências que herdamos dos:
Indígenas
_______________________________________________________
Portugueses
_____________________________________________________
Africanos
_______________________________________________________
4- Observe o mapa com a divisão política do Brasil.
Você
mora no estado do ___________________________________________
O seu
município é ________________________________________________
O maior estado
brasileiro é _________________________________________
Os estados que
fazem limite com os estados que você mora são __________________
_____________________________________________________________________
O
Brasil é formado por _____________ estados e_____________ distrito federal.
5-
Resolva a cruzadinha com atenção.
a- elementos
da paisagem formados pela natureza.
b- Elementos
da paisagem formados por pessoas.
c- Primeiros
habitantes das terras brasileiras antes da chegada dos portugueses.
d- Povos
trazidos ao Brasil como escravos.
e-
Processo que explica a diversidade da população brasileira.
E.M.Profª
Adriana da Silva Pires
Professora: ________________________
5º Ano – Turma : ___________
1ª AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS
1-
Leia o texto com atenção.
Cadê você ?
Em muitas situações podemos observar que o
ar existe, apesar de não conseguirmos enxergá-lo.
O que aconteceria se o
ar deixasse de existir ou ficasse extremamente poluído? Morreríamos em cinco
minutos. É fácil, portanto, deduzir qual é a importância do ar para a
manutenção da vida.
Agora responda.
a-
Cite um exemplo que comprove a existência do ar .
_________________________
__________________________________________________________________
b-
O ar também se movimenta. Como percebemos isso?
_______________________
__________________________________________________________________
2-
Através do vento podemos
conseguir energia elétrica também. Complete as frases abaixo e descubra como se
produz energia elétrica através dos ventos e, depois, responda a pergunta .
vento – energia elétrica –
lâmpadas – hélices – máquina - turbinas
|
As ____________________
eólicas têm _________________ que giram por meio da ação da energia do
____________________ . Ao girar , elas acionam uma _________________________
que produz
_________________________________
, usada para ligar as
_____________________ e
os aparelhos nas residências , por exemplo.
Que barulho é esse ?
3-
Os sons estão associados a
diversas situações. Observe algumas delas ilustradas a seguir.
Cite
outras maneiras que podemos produzir sons. _________________________
__________________________________________________________________
4-
O que pode acontecer se ficarmos
muito tempo em um ambiente com sons que ultrapassam 110dB
?__________________________________________________
__________________________________________________________________
5-
Coloque ( V ) ou ( F ) nas informações.
( ) O som de nossa voz vem da laringe.
( ) Nossa orelha é dividida em duas partes:
interna e externa.
( ) Não podemos produzir energia elétrica
através dos ventos.
( ) O vento ajuda no transporte das sementes
de uma planta a outra.
( ) As plantas que ficam em lugares pouco
iluminados também realizam a fotossíntese.
6-
Produza um folheto que conscientiza as pessoas para a colaboração do
controle da qualidade do ar. ( Seu folheto deverá ter uma ilustração e um
pequeno texto )
Prova
|
|
Aluno(a)
__________________ N ____
|
Português
|
Série:
5 Ano Data: _____ ______
|
Nota: _________
|
O
texto a seguir apresenta idéias sobre um assunto bastante importante, mas que nem
sempre é discutido.
1-
Leia com atenção.
Todo mundo é igual
Existem algumas pessoas que acham que uns são
melhores que os outros por causa da cor da pele.
Aí, maltratam quem é diferente delas, ofendem
às vezes, até dizem que os outros não têm os mesmos direitos.
Mas é fácil perceber que uma pessoa assim não
pensa com responsabilidade.
Vamos fazer um teste: pense em um amiguinho
seu e depois tente lembrar quem é mais alto: você ou ele
Você é o menor Mas quem disse que os menores podem mais
É isso mesmo: não faz diferença ! Os altos tem
os mesmos direitos!
E, do mesmo jeito, uma pessoa da outra cor de
pele também não é melhor nem pior.
Todo mundo é igual e tem os mesmos direitos !
Ah! Tente lembrar de um amigo que nasceu em
outra cidade !
Só por causa disso ele é melhor ou pior que
você
Que nada , vocês são iguais !
Por isso, quem nasce em outro país também é
igual !
A pessoa pode ter a pele diferente, o cabelo
de outro jeito, os olhos de uma forma que você nunca viu.
Mas isso não é motivo pra pensar que uma
aparência é melhor que a outra.
Sabe por quê
Porque ,apesar de sermos diferentes, somos todos seres humanos ! E os
seres humanos tem os mesmos direitos.
Todo mundo é igual – Conversando sobre racismo – Ivan Alcântara
2-
Interpretando:
a)
De que está tratando o texto que você
leu?
____________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________
b)
Segundo o texto, por que algumas pessoas
pensam que são melhores que as outras ?
______________________________________________________________________________________________________
c)
Como essas pessoas agem ?
__________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
d)
Na sua opinião, para leitores de que faixa etária esse texto foi escrito ?
_______________________________________________________________________________________________________
e)
Com que objetivo esse texto foi escrito ? ____________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
Capriche!!
3- Marque a
resposta certa.
Segundo o
texto:
a-
(
) Existem pessoas melhores que outras
(
) Todas as pessoas são iguais.
b-( )
Nem todos tem os mesmos direitos
(
) Os direitos e deveres são iguais para todas as pessoas.
4- Vamos ver
se você está craque Como ficaria
as frases abaixo no plural
a-
O leitor português viu a reportem sobre
racismo.
________________________________________________________________________________________________________
b-
Meu amigo é igual a mim.
________________________________________________________________________________________________________
c-
A nação é importante para todos.
________________________________________________________________________________________________________
5- Em que grau do adjetivo estão as frases
Uma nação é
tão importante quanto a outra.
___________________________________________________________________________________________________________
A nação
brasileira não é mais importante que qualquer outra.
___________________________________________________________________________________________________________
Eu não sou
menos importante que você.
__________________________________________________________________________________________________________
6- Na frase
abaixo, foram sublinhadas várias palavras. Dê a classe gramatical delas.(
verbo, substantivo,adjetivo,artigo)
Como
um exército, nós brasileirão, aprendemos desde cedo, a respeitar o diferente.
Somos conhecidos no mundo inteiro por saber conviver com todos de pele branca,
negra,pessoas magras e gordas,dividindo e compartilhando amor.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7-Circule os artigos da frase e
marque a alternativa correta.
As pessoas
no Brasil sabem que devemos respeitar uns aos outros .
( )
artigo definido feminino singular
– artigo definido masculino plural
( ) artigo definido masculino singular –
artigo indefinido masculino plural
( ) artigo definido feminino plural – artigo
indefinido plural
( ) artigo indefinido feminino plural –
artigo definido masculino plural
8- Complete
as frases com os verbos pedidos.
a-
As pessoas
________________________________________ agir com respeito.( precisar –
presente )
b-
Algumas pessoas
_________________________________ o preconceito.(vencer – futuro do presente )
c-
Eles _______________________________ por um
futuro melhor. (lutar – pretérito perfeito )
d-
Todos nós ______________________________
vencer o preconceito.(conseguir – futuro do pretérito)
9 - Leia o
texto abaixo.Ele está escrito com algumas palavras erradas .Circule-as e
escreva corretamente .
Lua cheia de poessia
Mas
que lua tão bonita
A raposa ficou ssabendo
Está clara como um ssonho e contol para o dragão
Pasarinho conta e pisca um bicho mal-humorado
Está cheia de poessia Que nem lhe deu atenção.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Faça com atenção!
Produção
textual
Observe as
cenas e escreva uma história bem legal! Atenção ! Você não pode esquecer de
apresentar as personagens, o lugar onde acontece a história, o que estão
fazendo,um final para a história, o titulo e também não deixe de revisar tudo o
que você escrever.
E. M. Prof ª Adriana da Silva Pires
Aluno(a) :
___________________________________________________________________ N _________________
Série:
5º Ano
Avaliação de História
1-
Leia com atenção e depois responda.
Tiradentes
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes,
nasceu em 1746, no Arraial de Santa Rita do Rio Abaixo, hoje cidade de
Tiradentes, Minas Gerais. Aos 11 anos de idade ficou órfão e foi morar com um
tio. Embora não tenha estudado regularmente, aprendeu a profissão de dentista.
Trabalhou também como mascate e minerador. Aos 35 anos, alistou-se nas tropas
mineiras, onde permaneceu por seis anos.
Tiradentes ficou conhecido por participar
de um movimento pela independência do Brasil.
a)
De qual movimento pela independência do
Brasil Tiradentes participou ?
____________________________________________________________________________________________________
b)
O que aconteceu a Tiradentes ? _____________________________________________________________
c)
Quando Tiradentes morreu ?
_______________________________________________________________
2-
Em 1808 , a família real portuguesa veio para
o Brasil fugindo das tropa Napoleão Bonaparte.
a-
Em que cidade brasileira a família real se
instalou ? ____________________________________
b-
Quantas pessoas vieram com a comitiva de
D.João para o Brasil ?
_____________________
3-
Coma chegada da família real ao Brasil ávida
aqui teve grandes mudanças. Escreva alguns benefícios que aconteceram no Rio de
Janeiro com a chegada da família real ?
______________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________
4-
Você sabe o que é Monarquia ? E República ?
Então numere:
( 1 ) MONARQUIA ( 2 ) REPÚBLICA
( ) É a forma de governo do Brasil
atualmente.
( ) O poder é vitalício, ou seja, passa de
pai para filho.
( ) O povo elege seus governantes através
do voto.
( ) D. Pedro I e D.Pedro II foram os
representantes do Brsil.
EXCELENTE PROVAS!
ResponderExcluirÓtimos exemplos!!!
ResponderExcluir