terça-feira, 12 de junho de 2012

Planejamento anual para o 5º Ano


Centro de interesses
   (Conteúdo)
Competências e
habilidades
Objetivos Operacionais
(Estratégia/Metodologia)
Recursos
Avaliação
          1º Bimestre





Vogais e consoantes /Sons
e letras
Organizar palavras sob o
critério da ordem do alfabeto.
Diferenciar fonema e letra.
Reconhecer que o número de
letra pode ser diferente em re
lação ao número de fonemas
em uma determinada palavra.


Construir um pequeno mural
 com palavras recortadas de
jornais ou revistas, agrupando-
as em ordem alfabética. 




Folha de ofício colorida, jornal
revistas, cola, tesoura e livro
didático.
Interação com os demais
 alunos, organização,atenção
e realização de exercícios do
 livro didático e tarefas
propostas.
Encontros vocálicos e
 classificação
Reconhecer a formação de
vocábulos através da união de
vogais.




Pesquisar em textos disponi
bilizados(jornais, revistas e
letras de músicas) a existên
cia de palavras com o tema
abordado.

Jornais,revista, letras de músicas e livro didático.
Observação e realização das atividades propostas.


Encontros consonantais e dí
grafos.
Reconhecer a formação de
vocábulos através da união
de duas consoantes.
Diferenciar corretamente
os dígrafos em relação  aos
encontros consonantais.


Produção de cartazes com
 exemplos de palavras que contenham dígrafos e encon
tros consonantais.
Confecção de cartaz, folhas
de ofício, jornais e livro
didático.
Análise dos resultados
 referentes as atividades
 propostas.

 


Classificação da palavra quan-
to  ao número de sílabas
Caracterizar as palavras de
acordo com sua quantidade
de sílabas.
Caça-palavras onde estejam
destacadas as palavras de
acordo com sua classificação.
Folha impressa com caça-
Palavras.


Realização de exercícios
 propostos .
Conjugação verbal( todos os
tempos)
Identificar e flexionar, adéqua
damente diversos tipos de
verbos .

Jogo da memória.
Cartolina, folha de ofício e li
vro didático.
Observar a exatidão das res-
postas dispensadas aos exer-
cicios propostos.

 Pronome pessoal do caso
reto.
Reconhecer e utilizar adequadamente os pronomes
Em frases e textos.
Jogo da memória.
Cartolina, folha de ofício e li
vro didático.
Observar a exatidão das res-
postas dispensadas aos exer-
cicios propostos.

            Ortografia




o/u
lh/li
u/l.
Empregar corretamente as
letras evitando erros orto-
gráficos.

Jogo da forca.
Cartolina, figuras , quadro de
giz.
Correção das  atividades e
valorização quanto à
participação do educando.

                                                                                                     2º Bimestre
Construção de frases/ Tipos
de frases.
Caracterizar os diversos tipos
de frases, utilizando-as ade-
quadamente.                                
Criar um texto coletivo onde
cada aluno terá que dar continuidade à história, utili-
zando os diversos tipos de frases pedidos.
Quadro de giz.
Avaliar a atenção dispensada a atividade proposta e a
exatidão nas respostas.

Modo verbal/ Indicativo
Flexionar adequadamente
os verbos, de acordo com as
regras gramaticais.
Pesquisa em jornais e revistas para identificar em
diferentes textos os verbos.
Jornais e revistas.
Averiguar a compreensão do
tema e a escrita adequada.









Uso do dicionário/ Sinônimo                    
e Antônimo.


Reconhecer a existência de palavras com mesma significação e também as de sentidos opostos.

Jogo do antônimo e sinônimo.
Papel ofício, livros e Internet.
Avaliação do desenvolvimento dos educandos ao interagirem com o jogo utilizado.
Pontuação(. , ! ? : __ )
Reconhecer os tipos de pontuação , utilizando-os adequadamente.
Produção de textos  e histórias em quadrinhos.
Folha impressa, e caderno do aluno.
Observação da atenção dispensada para a atividade. Realização correta dos exercícios propostos.
Substantivos: simples/ composto,primitivo/derivado,
concreto/abstrato.
Distinguir adequadamente os diverso tipos de substantivos.

Jogo “ passa ou repassa” Contendo os conteúdos abordados.
Painel confeccionado com cartolina.
Observar  a exatidão nas respostas requisitadas.
Gêneros dos substantivos/ comum de dois gêneros epicenos e sobrecomum.
Identificar a forma masculina,  feminina e demais formas de um substantivo.
Jogo da memória, contendo diversos substantivos.
Folha impressa.
Através de observação em relação a dinâmica realizada.
Graus do substantivo
Identificar  a existência de diversos graus do substantivo.
Ditado sorteado – cada aluno sorteará uma palavra e os alunos deverão escrever  o aumentativo e o diminutivo da  mesma.
Fichas com palavras.
Observar a compreensão do aluno do assunto abordado.
Sílaba tônica: classificação

Diferenciar as palavras de acordo com a sílaba tônica.
Produzir uma tabela onde os nomes dos componentes da classe estejam caracterizados quanto a sua sílaba tônica.
Folha de ofício colorida, quadro de giz e livro didático.
Realização dos exercícios
propostos na sala de aula.
             Ortografia
g/j, s/z, sons do x, am/ ão
Conhecer e identificar as variações da Língua portuguesa.
Bingo ortográfico, caça-palavras.
Folha impressa,quadro de giz e  livro didático.
Avaliar o grau de aprendizagem alcançado por meio dos exercícios propostos.

                                                                                                3º Bimestre
Adjetivos: Pátrios e locução adjetiva.
Atribuir adequadamente, características diversas aos substantivos.
Montar um painel com figuras de jornais e revistas, atribuindo características variadas.
Jornais e revistas,tesoura e cola .
Averiguar a utilização  adequada dos adjetivos e suas locuções reconhecendo suas funções.

Graus do adjetivo.
Flexionar os adjetivos adequadamente.
Realizar uma pesquisa sobre o tema abordado.
Papel almaço e papel ofício.
Averiguar a compreensão do tema  através  da correção de exercícios requisitados.

Numeral.
Reconhecer os termos  utilizados para representar valores numéricos.
Brincadeira da forca, com a turma dividida em grupos, utilizando palavras do tema abordado.
Quadro de giz, giz colorido e livro didático.
Observação da atenção dispensada para a atividade. Realização correta dos exercícios propostos.

Pronomes: tratamento, possessivo, demonstrativo, oblíquo, indefinidos e interrogativos.

Reconhecer e utilizar adequadamente os pronomes.
Jogo da memória de pronomes contendo fichas com trechos de textos do tema abordado no  mês.
Papel color set, cola e tesoura.
Observar  a exatidão nas respostas requisitadas
Artigo.

Reconhecer os artigos e saber utilizá-los em produções textuais.

Realizar uma pesquisa para encontrar  a definição de artigos .
Livros , Internet ou biblioteca.
Avaliar a exatidão das respostas dispensadas.
Modo verbal: subjuntivo.
Identificar e flexionar, adequadamente os verbos.

Textos com o tema abordado no mês.
Folha de ofício impressa.
Averiguar a compreensão do
tema e a escrita adequada
              Ortografia
Mal/mau, mas/mais, uso dos porquês

Empregar corretamente as letras, evitando erros ortográficos.
Testos com os temas abordados no mês.
Folha de ofício impressa.
Correção das atividades e valorização quanto a participação do aluno.
                                                                                                 4º Bimestre
Modo Verbal: Imperativo.
Identificar e flexionar, adequadamente os verbos.

Textos com o tema abordado no mês.
Folha de ofício impressa.
Averiguar a compreensão do
tema e a escrita adequada
Classe das palavras:Oração.

Identificar os diversos termos de uma oração e compreender sua função na mesma.
Realizar uma pesquisa sobre o tema abordado.
Livros diversos ( incluindo os já utilizados em sala de aula).
Verificar a real compreensão do terma abordado através da correção das atividades propostas.
Interjeição.
Reconhecer  a existência de uma classe invariável utilizada para expressar sentimentos e emoções.
Criação de um texto narrativo onde sejam incluídas as falas das personagens.
Caderno individual do  aluno e livro didático.
Correção das atividades propostas, com enfoque especial para a criatividade e o uso  adequado da língua.
Advérbio.
Reconhecer o advérbio como sendo uma palavra que influencia o sentido de um verbo.
Texto com o tema abordado no mês .
Folhas de papel impressa.
Averiguar a compreensão do tema através da correção de exercícios requisitados.
Preposição.
Identificar adequadamente as preposições.
Música com as preposições.
Caderno individual  do educando e livro didático.
Averiguar se o educando reconhece adequadamente as preposições.

Conjunção.
Utilizar corretamente as conjunções em produções textuais.
Montar um quadro demonstrativo.
Caderno individual do educando, livro didático, jornais, revistas,tesoura e cola.
Observar se o educando reconhece as conjunções e sua real função, através dos exercícios propostos.

          Ortografia
Sob/sobre, atrás/traz, a/há,
Isar/izar.


Empregar corretamente as letras, evitando erros ortográficos.

Testos com os temas abordados no mês.
Folha de ofício impressa.
Correção das atividades e valorização quanto a participação do aluno.

Centro de interesses
           (Conteúdo)
Competências e
habilidades
Objetivos Operacionais
(Estratégia/Metodologia)
Recursos
Avaliação
          1º Bimestre




Sistema de numeração
decimal: classes e ordens.
Ampliar a compreensão do
Sistema de numeração decimal e especialmente sua estrutura;conhecer a classe
dos milhões.
Determinação de quantas ordens há em cada numeral.
Cartaz.
Realização de exercícios
 propostos.
Decomposição de numerais :
Valor absoluto e relativo.
Determinar o valor  posicional
Do algarismo em um numeral.
Utilização do quadro valor de
 lugar para representação dos numerais  indicados.
Quadro valor de lugar.
Correção de
 atividades propostas.
Adição e Subtração com
 prova real.
Efetuar as adições e subtra-
ções com reserva e recurso, identificando seus termos.
Resolução dos problemas do
cotidiano usando os conhe-
cimentos adquiridos.
Material concreto.
Utilização de palitos,botões,grãos e pedrinhas.
Sistema Monetário brasileiro.
Identificar moedas e cédulas que circulam nosso país.
Pesquisa de preços atuais de diversas mercadorias.
Montar uma pequena loja de material escolar.
Observar o desenvolvimento
da compreensão através do
desenvolvimento das atividades propostas e da correção.
Geometria: estudo das retas
semi-retas e segmentos.
Desenvolver a noção e
classificar figuras
geométricas.
Embalagens de produtos que representam as diversas
formas geométricas.
Montagem de tipos de figuras geométricas.
Através de figuras.
Sólidos geométricos.
Desenvolver a noção e
classificar  sólidos
geométricos.
Embalagens de produtos que representam os diversos s
sólidos geométricos.
Embalagens diversas.
Correção de
 atividades propostas.



                   
                                                                                               2º Bimestre
Multiplicação e divisão.
Fazer a estimativa de um produto.
Efetuar a divisão de um número.
Cálculos de multiplicação e divisão com até três algarismos .
Material concreto
Observar o desenvolvimento
da compreensão através do
desenvolvimento das atividades propostas e da correção.

Múltiplo de um número.
Reconhecer e calcular os múltiplos de um número natural.
Representação  dos múltiplos de numerais dados em diferentes exercícios.

Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
Observação e realização das atividades propostas.
Mínimo múltiplo comum.
Identificar o MMC.
Cálculo do MMc dos números.

Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
Observação e realização das atividades propostas.
Critérios de divisibilidade.
Reconhecer os divisores de um número.
Cálculo dos divisores dos numerais.

Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
Observação e realização das atividades propostas.
Máximo divisor comum.
Identificar o MDC.
Exercícios diversos.
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.

Observação e realização das atividades propostas.
Números primos e compostos.
Reconhecer  números primos e compostos.
Reconhecer os números primos e compostos.
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.

Observação e realização das atividades propostas.
Expressões numéricas envolvendo as quatro operações( parênteses, colchetes e chaves ).
Calcular expressões numéricas que envolvam as quatro operações.
Resolução de expressões envolvendo as quatro operações.
Caderno individual.
Observar o desenvolvimento
da compreensão através do
desenvolvimento das atividades propostas e da correção.

                                                                                                             
                                                                                              3º Bimestre
Geometria: Polígonos.
Desenvolver a noção de classificar polígonos.
Montagem de diferentes polígonos.
Papel ofício, cola e tesoura.
Observar o desenvolvimento
da compreensão através do
desenvolvimento das atividades propostas e da correção.

Ângulos: classificação.
Classificar os ângulos.
Resolução de atividades.
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
Observação e realização das atividades propostas.

Triângulos.
Identificar os diferentes tipos de triângulos.
Reconhecer em diferentes desenhos os triângulos.
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
Observação e realização das atividades propostas.

Quadriláteros.



Reconhecer os quadriláteros.
 Confecção de um Tangram.
Folha, tesoura, cola,  quadro de giz e livro didático.
Observar o desenvolvimento
da compreensão através do
desenvolvimento das atividades propostas e da correção.

Círculo e circunferência.
Identificar círculo e circunferência.
Exercícios diversos.
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.

Observação e realização das atividades propostas.
Frações( tipos, números mistos,frações equivalentes, comparação de frações e operações com frações).
Escrever e ler frações correspondentes às partes em que o inteiro foi dividido.
Reconhecer frações equivalentes.
Resolver operações com frações.
Jogos, bingos de frações.
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.

Observar o uso do conhecimento das técnicas de divisão em atividades propostas.
                                                                                                  
                                                                                                  4º Bimestre
Décimos ,centésimos e milésimos.
Perceber que os números decimais se comportam de modo análogo aos números naturais, com agrupamentos e trocas na base 10.
Atividades de representação dos números decimais de diferentes figuras dadas.
Confeccionar  jogos com questões de números decimais.
Observar  a compreensão
do assunto através da exposição oral do educando .
Operações com números decimais.
Efetuar, com compreensão, operações com números decimais,ampliando o conhecimento do sistema de numeração decimal.
Atividades  com operações
decimais.
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
Observação e realização das atividades propostas.
Porcentagem.
Usar o vocabulário:desconto,prejuízo e lucro.
Resolução de problemas envolvendo porcentagem.
Jornais e  revistas para pesquisa em sala de aula.
Observação e realização das atividades propostas.
Medidas de massa.
Reconhecer  o grama como unidade fundamental  das medidas de massa.
Atividades envolvendo a relação entre as medidas.
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
Observar o desenvolvimento
da compreensão através do
desenvolvimento das atividades propostas e da correção.
.
Medidas de comprimento.
Identificar o metro como a unidade fundamental das medidas de comprimento.
Exercícios diversos.
Folha impressa,fita métrica, quadro de giz e livro didático.

Observação e realização das atividades propostas.
Superfície:área e metro quadrado.
Reconhecer o metro quadrado (m2) como unidade fundamental das medidas de superfície.
Resolução de problemas com medidas.
Fita métrica.

Observar o desenvolvimento
da compreensão através do
desenvolvimento das atividades propostas e da correção.






Centro de interesses
           (Conteúdo)
Competências e
habilidades
Objetivos Operacionais
(Estratégia/Metodologia)
Recursos
Avaliação
          1º Bimestre




Reconhecendo a existência
 do ar.
Reconhecer a importância do ar para a vida dos seres vivos e, que devemos cuidar bem do ambiente.
Leitura, debate, pesquisa,
exposições e experiências.



Livros, recortes,colagens,
cartazes jogos, vídeos e
 entrevistas.
Participação do aluno e
 correção das atividades.
Onde está o ar ?
Desenvolver conhecimentos sobre a atmosfera, percebendo que o ar está presente no ambiente e ocupa espaço.
Leitura, debate, pesquisa,
exposições e experiências.




Livros, recortes,colagens,
cartazes jogos, vídeos e
 entrevistas.
Participação do aluno e
 correção das atividades.
O ar em movimento.
Perceber que o ar existe ,
ocupa lugar no espaço e pode
 ter  movimento.


Leitura, debate, pesquisa,
exposições e experiências.
Livros, recortes,colagens,
cartazes jogos, vídeos e
 entrevistas.
Participação do aluno e
 correção das atividades.
A ação do vento na natureza.
Reconhecer a ação do vento
Leitura, debate, pesquisa,
exposições e experiências.
Livros, recortes,colagens,
cartazes jogos, vídeos e
 entrevistas.

Participação do aluno e
 correção das atividades.
O som se propaga pelo  ar.
Compreender como o corpo
 humano produz e percebe
sons.
Leitura, debate, pesquisa,
exposições e experiências.
Livros, recortes,colagens,
cartazes jogos, vídeos e
 entrevistas.

Participação do aluno e
 correção das atividades.
O ar garante a vida.
Reconhecer que sem o ar não
haveria vida.
Leitura, debate, pesquisa,
exposições e experiências.
Livros, recortes,colagens,
cartazes jogos, vídeos e
 entrevistas.

Participação do aluno e
 correção das atividades.





                                                                                                    2º Bimestre

A superfície da Terra.

Reconhecer formações
rochosas encontradas na
 natureza.








Leitura, debate, pesquisa,
exposições e experiências

Livros, recortes,colagens,
cartazes jogos, vídeos e
 entrevistas.


Participação do aluno e
 correção das atividades

Vestígios de um passado distante.

Perceber e compreender  que os  elementos que compõe o planeta Terra estão em constante  transformação.





Leitura, debate, pesquisa,
exposições e experiências

Livros, recortes,colagens,
cartazes jogos, vídeos e
 entrevistas.


Participação do aluno e
 correção das atividades

O ambiente das cavernas.

Reconhecer a caverna como  ambiente, estabelecendo relação entre seus componentes.




Leitura, debate, pesquisa,
exposições e experiências

Livros, recortes,colagens,
cartazes jogos, vídeos e
 entrevistas.


Participação do aluno e
 correção das atividades
                                                                                                    3º Bimestre

A reprodução das plantas.

Ampliar os conhecimentos
sobre reprodução de seres
vivos, diferenciando
exemplos de reprodução
sexuada e assexuada.


Leitura, debate, pesquisa,
exposições e experiências

Livros, recortes,colagens,
cartazes jogos, vídeos e
 entrevistas.


Participação do aluno e
 correção das atividades

A reprodução dos animais.

Conhecer noções sobre
fecundação, relacionando-a
`a formação de novos
 indivíduos.

Leitura, debate, pesquisa,
exposições e experiências

Livros, recortes,colagens,
cartazes jogos, vídeos e
 entrevistas.


Participação do aluno e
 correção das atividades

As fases do desenvolvimento humano.

Identificar as mudanças
 físicas e comportamentais
que ocorrem no organismo
do  ser humano.

Leitura, debate, pesquisa,
exposições e experiências

Livros, recortes,colagens,
cartazes jogos, vídeos e
 entrevistas.


Participação do aluno e
 correção das atividades

Sistemas reprodutores.

Conhecer algumas
características e funções de
 órgãos que formam os sis-
temas genitais  masculino  e feminino.

Leitura, debate, pesquisa,
exposições e experiências

Livros, recortes,colagens,
cartazes jogos, vídeos e
 entrevistas.


Participação do aluno e
 correção das atividades


                                                                                                 

                                                                                              4º Bimestre
De olho no céu – O universo
Perceber que o conhecimento científico é produto de estudos, pesquisas, coleta e discussão de dados.
 Reconhecer os diferentes astros que compõe o universo.

Leitura, debate, pesquisa,
exposições e experiências
Livros, recortes,colagens,
cartazes jogos, vídeos e
 entrevistas.


Interação com os demais
 alunos, organização,atenção
e realização de exercícios do
 livro didático e tarefas
propostas.

O uso das cores da natureza.

Ampliar o conhecimento
sobre a utilização das plantas
e do solo por meio de usos e costumes populares e da
 ampliação de técnicas de
obtenção  de pigmentos
 retirados da natureza.

Leitura, debate, pesquisa,
exposições e experiências

Livros, recortes,colagens,
cartazes jogos, vídeos e
 entrevistas.


Observação e realização das atividades propostas.



Conhecendo plantas
 medicinais.

Reconhecer a importância
das plantas medicinais .

Leitura, debate, pesquisa,
exposições e experiências

Livros, recortes,colagens,
cartazes jogos, vídeos e
 entrevistas.


Interação com os demais
 alunos, organização,atenção
e realização de exercícios do
 livro didático e tarefas
propostas.

A energia(transformação
 e obtenção de energia).

Reconhecer as diferentes
 formas de energia presentes
 no dia-a-dia.

Leitura, debate, pesquisa,
exposições e experiências

Livros, recortes,colagens,
cartazes jogos, vídeos e
 entrevistas.


Observação e realização das atividades propostas.






Planejamento anual


Este planejamento denvolve as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Ciências, Geografia e Matemática, a serem desenvolvidas com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.






·        Introdução

                       “ O ideal de fraternidade é que permitirá, através da união das mentes e corações humanos, que o homem se aproxime cada vez mais de seus semelhantes e de Deus, através do conhecimento e da cultura, únicas riquezas capazes de tirá-lo do sofrimento, do isolamento e da ignorância”.
                                                                                                                                                                          Nagib Anderásos Neto

     A humanidade, atualmente, com sua rotina agitada, tem vivido somente pensando em seus ideais individuais, promovendo ações que contribuam unicamente com seu bem-estar e, em alguns casos, com o bem de sua família. Em virtude dessas considerações, podemos observar a violência tão presente em nossa sociedade.. Violência contra a integridade do  corpo, violência psicológica e furtos que ocorrem tão constantemente, tem se caracterizado como um dos fatores oriundos da falta do sentimento de fraternidade entre os seres humanos.
     Não é demasia exemplificar o individualismo observado pelas esferas governamentais de alguns países, contribuindo para a existência de guerras que agridem, de forma negativa, a realidade global. Além disso, cumpre analisarmos nesse momento que a população negra brasileira, desde a abolição da escravatura, não obteve condições reais para igualar-se, em desenvolvimento na sociedade,e, portanto, continua mais pobre que a branca, morre mais cedo, tem a escolaridade mais baixa e menos acesso à saúde. Apesar desse indicadores terem melhorado nos últimos anos, devido à ação de algumas políticas afirmativas, ainda percebemos diferenças.
      O homem deve reconhecer  que sua existência e seu progresso dependem e interferem, diretamente, na realidade de outrem. Entretanto, o egoísmo propagado  pelo desejo de sucesso exacerbado, de dinheiro, de conforto, não permite que o homem reconheça o próximo como alguém que completa e também limita as atitudes de cada indivíduo.
      Vale ressaltar que os estabelecimentos de ensino devem sugerir ações para a formação  de um cidadão crítico,ativo e reflexivo, para que este se reconheça como um indivíduo capaz de transformar sua realidade, inserindo-se, de fato na sociedade , buscando conquistar, uma democracia, que favoreça o desenvolvimento de um país livre, onde não há                                                                                indivíduo para ser discriminado por quaisquer fatores, mas sim cidadãos que possuam os mesmos direitos no interior da sociedade .
     Nesse sentido, deve-se concluir, que os educadores, indivíduos que acreditam que a cultura é capaz de transformar um ser humano e promover o progresso de sua sociedade, de forma mais humana e ética, devem encorajar-se a lutar por uma educação melhor , apesar das dificuldades inerentes a profissão, visando uma real transformação de nossa sociedade.
     Resta finalmente registrar que é imprescindível o desenvolvimento de uma educação onde haja uma parceria  entre educador e educando para que haja um ensino que seja norteador de uma prática pedagógica vinculada a este planejamento escolar.























PLANEJAMENTO ANUAL 



DISCIPLINA: PORTUGUÊS – 5º ANO


OBJETIVOS:Propiciar aos educandos , condições para que estes ampliem o seu conhecimento em relação à Língua Portuguesa, além de estimular o desenvolvimento da capacidade de abstrair idéias vinculadas pelas diversas formas de comunicação e nos diversos tipos de textos.
                                                                        







PLANEJAMENTO ANUAL





DISCIPLINA: HISTÓRIA– 5º ANO



OBJETIVOS:Construir e reconstruir de forma crítica e reflexiva , o saber histórico, na teoria e na prática buscando  sempre centrar o estudo no momento presente, entendendo  o passado não como algo morto, mas como legado cultural permanente que explique e justifique o contexto atual.








 



PLANEJAMENTO ANUAL – 2010



DISCIPLINA: GEOGRAFIA – 5º ANO

OBJETIVOS:Reconhecer-se como sujeito no processo de construção/reconstrução do espaço geográfico.
Posicionar-se eticamente diante da realidade da qual faz parte.
Desenvolver competências e habilidades de leitura e produção de textos.






PLANEJAMENTO ANUAL 



DISCIPLINA: MATEMÁTICA – 5º ANO


OBJETIVOS:Desenvolver conhecimentos e habilidades que favoreçam o progresso intelectual do educando, levando-o a adquirir, conscientemente, determinadas técnicas de cálculo, raciocínio lógico, respeitando as vivências e experiências anteriores de cada aluno.












PLANEJAMENTO ANUAL 



DISCIPLINA: CIÊNCIAS – 5º ANO


OBJETIVOS: Desenvolver, o educando, no campo da Ciência, enriquecendo-o na realização das experiências.
Possibilitar o reconhecimento da importância da ação do homem no aproveitamento dos recursos naturais.                          
  
                                                            




                                                     
Centro de interesses
           (Conteúdo)
Competências e
Habilidades
Objetivos Operacionais
(Estratégia/Metodologia)
Recursos
Avaliação
          1º Bimestre





Brasil: um país de muitas diversidades.
·         As diversas paisagens do Brasil.
·         A população brasileira.
·         A cultura brasileira.
·         Brasil: um país de
contrastes sociais.



 Conhecer e compreender a diversidade natural, social e
 cultural do Brasil.
Compreender a formação da população brasileira.


Leitura, debate, pesquisa,
Montagem de uma planilha, demonstrando os resultados.
Construção de um gráfico
 coletivo com os dados da
 planilha.



Livros, cartolina, folhas
 Impressas cartazes
 entrevistas.

Avaliar a interação dos
educandos e a capacidade
de reunir dados.

A divisão política e regional
do Brasil.


Conhecer a atual divisão
política do território brasileiro.
compreender por que o
território brasileiro foi dividido
em porções menores.






Leitura, debate, pesquisa e
mapas.




Mapas, folhas impressas,
 livros didático.

Averiguar a real compreensão do assunto, através de questionamentos informais.



                                                                                                    2º Bimestre

A região Norte

Caracterizar os principais
elementos da paisagem
 amazônica a vegetação e a
rede hidrográfica.




Leitura, debate, pesquisa,
s lides.

Computador, mapas, livro
didático.

Avaliar a interação dos
educandos e a capacidade
de reunir dados.

Região Nordeste

Reconhecer nas paisagens do Nordeste a heterogeneidade da região.




Leitura de imagens ,
 discussão.


Livro didático, mapas.

Avaliar a interação dos
educandos e a capacidade
de reunir dados.


Região Centro-Oeste

Perceber  a diversidade de
 paisagens da Região
Centro-Oeste  por meio de observação de imagens .





Leitura de imagens, debate, pesquisa,


Livro didático, mapas, livros
diversos


Avaliar a interação dos
educandos e a capacidade
de reunir dados.



                                                                                                    3º Bimestre

A região Sudeste

Conhecer algumas
 características da região
 Sudeste do Brasil.
Compreender o início do
processo de industrialização
 do Brasil.







Leitura, debate, pesquisa,
s lides.

Computador, mapas, livro
didático.

Avaliar a interação dos
educandos e a capacidade
de reunir dados.

Região Sul

Reconhecer a forte influência da imigração européia na Região Sul.
Perceber quais atividades econômicas podem ser desenvolvidas em áreas de campos.








Leitura de imagens ,
 discussão.


Livro didático, mapas.

Avaliar a interação dos
educandos e a capacidade
de reunir dados.

                                                                                                    4º Bimestre

O Brasil e a América do Sul.
·         O Brasil na América.
·         Portugueses e
espanhóis na América.
América do Sul:
·         Paisagens
 contrastantes.
·         As principais
economias da
América  do Sul.


Caracterizar a América do Sul
 dos pontos de vista físico e
 político-econômico.
Estabelecer relações entre o
passado colonial dos países
 sul-americanos a partir da constituição histórico-política.
Identificar as relações
 econômicas entre os países
sul-americanos.




Leitura, debate, pesquisa,
s lides,coleta de informações.

Computador, mapas, livro
didático.

Averiguar a real compreensão do assunto, através de questionamentos informais e a capacidade de reunir dados.

O  Brasil no mundo.
·         O Brasil interligado ao mundo.
·         Os brasileiros no mundo.

Compreender que o Brasil está inserido no espaço mundial, participando dos fluxos comerciais, migratórios e político-diplomáticos.
Caracterizar as relações entre o Brasil e outros países do mundo quanto à troca de informações, mercadorias e serviços.




Leitura de imagens ,
 discussão.


Livro didático, mapas.

Avaliar a interação dos
educandos e a capacidade
de reunir dados.


                                                     
Centro de interesses
           (Conteúdo)
Competências e
Habilidades
Objetivos Operacionais
(Estratégia/Metodologia)
Recursos
Avaliação
          1º Bimestre




A árvore que virou riqueza.
·         Onde o pau-brasil se
 concentrava.
·         As primeiras feitorias.
·         Parceria entre indíge-
nas e europeus.
·         Conflitos  pelo
controle do território.
A riqueza do açúcar.
·         A dura rotina de
trabalho nos engenhos.
·         A produção e o
comércio do açúcar.

Conhecer as primeiras
atividades econômicas do
 período colonial.
Refletir sobre a devastação da
 Mata Atlântica no presente a
partir do processo de extração
do pau-brasil.
Compreender o conceito de donatários e capitania
hereditária.
Perceber a importância do
trabalho escravo na rotina dos engenhos de açúcar.


Leitura, debate, pesquisa,
slides,leitura de mapas.

Livros, cartolina, folhas
 Impressas, computador,
mapas.

Avaliar a interação dos
educandos e a capacidade
de reunir dados.
As missões jesuíticas.
·         A catequização dos
indígenas.
·         Como funcionavam
as missões.








Leitura, debate, pesquisa




Folhas impressas,
 livros didático.

Averiguar a real compreensão do assunto, através de questionamentos informais.
Entradas e bandeiras.
·         Como funcionavam as expedições.
·         A caçada aos negros
·         da terra.





                                                                                                    
                                                                                                    2º Bimestre
A corrida do ouro.
·         O trabalho nas minas.

Tropeiros abastecem  as Minas.
·         O ciclo do ouro.
·         As casa de fundição.

Reconhecer as condições de
trabalho dos escravos nas
minas.
Entender a função dos
 escravos nas minas.
Conhecer estratégias de
 controle da metrópole e de
rebelião dos colonos durante
o ciclo do ouro.



Leitura, debate, pesquisa,
s lides.

Computador, mapas, livro
didático.

Avaliar a interação dos
educandos e a capacidade
de reunir dados.
Brasil: de colônia a império.
·         A fuga da família real para o Brasil.
·         O  Brasil torna-se independente.
·         O primeiro reinado.
Entender o contexto de transferência da família real para o Brasil.
Perceber o significado da abertura dos portos na economia colonial.
Contextualizar  o processo de independência do Brasil.

Leitura de imagens , slides
 discussão.


Livro didático, mapas,
 computador.


Observação e realização das atividades propostas.
 O município de Magé.
Conhecer  aspectos físico e
sociais do município .

Leitura de imagens, debate, pesquisa,


Livro didático, mapas, livros
diversos


Avaliar a interação dos
educandos e a capacidade
de reunir dados.





                                                                                                   3º Bimestre
Da regência ao Segundo
Reinado.
A cultura do café.
Contextualizar o processo de transição da Regência ao
Segundo Reinado.
Entender o processo de
 expansão do café na
economia do século XIX.







Leitura, debate, pesquisa,
s lides,coleta de informações.

Computador, mapas, livro
didático.

Averiguar a real compreensão do assunto, através de questionamentos informais e a capacidade de reunir dados.
O fim da Monarquia.
Brasil republicano.
Perceber as implicações da Guerra do Paraguai para a Monarquia no Brasil.
Discutir o processo de transição do Império para a República.
Entender a transição do Império para a República.




Leitura de imagens ,
 discussão.


Livro didático, mapas.

Avaliar a interação dos
educandos e a capacidade
de reunir dados.


                                                                                                    4º Bimestre
A República Velha.
A Era Vargas.
Compreender os
acontecimentos políticos que envolvem a República Velha.
Reconhecer as características
 da  Era Vargas.








Leitura, debate, pesquisa,
s lides,coleta de informações.

Computador, mapas, livro
didático.

Averiguar a real compreensão do assunto, através de questionamentos informais e a capacidade de reunir dados.





A ditadura militar.
O retorno da democracia.
Compreender os fatores políticos que envolveram o golpe de 64.
Caracterizar os governos republicanos indicando os períodos, acontecimentos principais e os governadores.
Refletir sobre a importância do voto secreto.







Leitura de reportagens,
 discussão.
Fazer uma eleição na sala de aula, com candidatos, planos de governo,etc.

Livro didático, cartolina,
Jornais.

Observação do desenvolvimento do pensamento crítico do educando.


Referências Bibliográficas:

# Mattos,Joy Costa, Prática de ensino 2.v.único/ Joy Costa Mattos;  Malvina Tânia Tuttman; Nilci da Silva Guimarães. – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ,2008.
# Projeto Pitanguá – 5º ano de escolaridade – Editora Moderna.
#  Eu gosto de Matemática – 5º ano de escolaridade – Célia Passos e Zeneide Silva -  Editora nacional.
# Dia – a – dia do professor ( coleção -  5º ano de escolaridade ) – Editora FAPI Ltda – Gerusa Rodrigues Pinto  e Regina Célia V. Lima.
# Passo a passo - 5º ano de escolaridade – Maria Radespiel – Editora Lemar.
# Matemática: Pode contar comigo –Regina Azenha Bonjorno - José Roberto Bonjorno – Editora: FTD
#  Marcha criança: Maria Teresa Marsico / Maria do Carmo Tavares da Cunha /  Maria Elizabete Martins Antunes / Antonio Coelho de Carvalho Neto – Editora Scipione.
Projeto prosa –História -5º ano de escolaridade – Alexandre Alves / Letícia Fagundes de Oliveira / Regina Nogueira Borella – Editora Saraiva.
















ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ADRIANA DA SILVA PIRES

Rua H, nº 111
VILA SERRANA – FRAGOSO
MAGÉ

Planejamento anual
5º ano do Ensino Fundamental





                                                                                    

24 comentários:

  1. Ola poderia enviar para mim os conteudos pelo meu email, danilamas1@hotmail.com obrigada, Daniela.

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA, VOCÊ TERIA ALGUM MODELO DE PLANO DE CURSO DO LIVRO MARCHA CRIANÇA 4º ANO DE 2015 OU DE OUTRO ANO ANTERIOR? DAS DISCIPLINAS (PORTUGUES, MATEMATICA, HISTORIA, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS). SOU NOVA EM UMA ESCOLA E AINDA NAO FIZ PLANO DE CURSO. AGUARDO RESPOSTA. GRATA

    MEU EMAIL É: gertrudesabreu@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA, VOCÊ TERIA ALGUM MODELO DE PLANO DE CURSO DO LIVRO MARCHA CRIANÇA 4º ANO DE 2015 OU DE OUTRO ANO ANTERIOR? DAS DISCIPLINAS (PORTUGUES, MATEMATICA, HISTORIA, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS). SOU NOVA EM UMA ESCOLA E AINDA NAO FIZ PLANO DE CURSO. AGUARDO RESPOSTA. GRATA

    MEU EMAIL É: gertrudesabreu@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá - pode enviar este plano de curso para o e-mail danibabyartes@hotmail.com?

    ResponderExcluir
  5. As informações são muito valiosas,valeu a pena.

    ResponderExcluir
  6. As informações são muito valiosas,valeu a pena.

    ResponderExcluir
  7. gostaria de receber esse plano de ensino marreira84@hotmail.com ou rafael.marreira@seducam.pro.br

    ResponderExcluir
  8. Muito sugestivo! Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Sensacional em sugestões! parabéns pelo trabalho,ajudou bastante na minha proposta pedagógico deste ano.

    ResponderExcluir
  10. gostaria que enviasse para o meu email: marresus-cardoso@hotmail.com
    boas sugestões!!!!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo trabalho. Gostaria que enviasse para o meu email: dominique_luxus@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde! você poderia mim enviar para meu email: romacarvalho@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! Parabéns pelo trabalho gostei demais. Poderia enviar para o meu e-mail: rynarasantos@hotmail.com. obrigada

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo trabalho. se possível quero recebe-lo. brunaclaudia26@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Parabéns! Muito bem feito e mesmo não sendo atual, está de acordo com a BNCC. Pode me enviar por favor? suelisousaprofessora@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Professora:
    Perfeito o seu plano de curso
    poderia me enviar por email? rozanafiuza@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. boa noite seu plano é ótimo pode mandar para o email andersonbrother2010@hotmail.com?

    ResponderExcluir
  18. Bom dia !parabéns professora seu plano é ótimo,vc pode mandar no meu email sebastiaofilho.010@gmail.com?
    obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Poderia me enviar. Desde já agradeço
    Kelliane21@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. se for possível me envie este plano por gmail, biancabonfim948@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito. Se puder me enviar via email
    vlpiresviana@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito.Teria como vc enviar para meu e Mail? melomacrina@yahoo.com.br. Muito obgda.

    ResponderExcluir