terça-feira, 12 de junho de 2012

SIMULADOS


1) Leia   texto  abaixo   responda  às  questões  seguintes.
                                     Quem  tem  medo  de  aranha?

    A  maior  parte  das pessoas  tem  pavor  de  aranhas. Mas não  é  uma  aranha  magrinha. Em  geral , só  temos  medo daquelas  aranhas  enormes  e  bem  peludas. Sorte  das pequenas   azar  nosso.                     Muito   usadas  nos  filmes de  terror , as  aranhas  peludas como   caranguejeira     escorpião ganharam  fama  de  maus.Pois  saiba  que   as  aranhas  mais venenosas   cuja  picada  pode  trazer  problemas  para  você são  as  pequenas. E   escorpião   ao  contrário do  que  se divulga  , só  ataca  quando  é  machucado__ um  pisão  , por exemplo.
    A  caranguejeira  não  possui  um veneno  potente , capaz  de fazer  mal  ao  ser  humano. O  escorpião possui  veneno  mais tóxico  que   da  aranha. Sua  picada  causa  muita  dor  e inchaço. O  soro  contra   picada  do  escorpião  é  o antiescorpiônico  ou  antiaracnídeo.

                     Revista  

Caranguejeira  é  um  tipo  de  :
a)(    escorpião                       b)(   ) caranguejo              c)(    aranha                        d)(   ) soro

Leia: “O  escorpião  possui  veneno mais tóxico  que   da  aranha. Sua  picada  causa muita  dor   inchaço.”   palavra  “sua”  refere-se:
a)(   ) ao  escorpião           b)(   ) ao  veneno              c)(   ) à  aranha                               d)(   ) ao  tóxico

A palavra tóxico é
a)       (   ) monossílaba         b)(   ) oxítona            c)(   ) paroxítona          d)(   ) proparoxítona

Quanto ao título do texto podemos afirmar que ele tem :
a)(   ) 2 palavras oxítonas                                                          b)(   ) 2 palavras paroxítonas
c)(   )  1 palavra proparoxítona e 1 oxítona                            d)(   ) 2 palavras proparoxítonas
      
 objetivo  do  texto  é  informar  sobre:
a)(    ) como  cuidar de  aranhas   escorpiões.              b)(   ) o  veneno  das  aranhas   dos  escorpiões.
c)(   ) os  animais  utilizados  em  filmes  de  terror.       d)(   ) como  vivem  as  aranhas   os  escorpiões.
  
A alternativa em que todas as palavras possuem dígrafos é:
a)(   ) pessoas – terror – aranhas                                            b)(   )problemas – caranguejeira – pessoas
c)(   ) machucado – aranhas – pavor                                      d)(   )escorpião – você – inchaço

Agora retire do texto.
2 substantivos comuns ______________________________________________
2 substantivos concretos ____________________________________________
2 palavras monossílabas _____________________________________________
2 palavras polissílabas _______________________________________________
2  palavras com ditongos _____________________________________________
2 palavras com hiato ________________________________________________
2 palavras paroxítonas ______________________________________________

Classifique o som do x.
tóxico _______________________________           coxa ___________________________________
exibir________________________________          xampu _________________________________      
auxílio_______________________________         explosão________________________________
1)Leia   texto  abaixo   responda  às  questões  seguintes.

                                                         DE  PECINHA   EM  PECINHA

     Para  criar  mosaicos  os  artistas  costumam  fazer  um desenho  em  papel. Depois , passam   figura  para  a superfície  onde  vão  colar  as  pecinhas  que  definirão  o trabalho.Elas  podem  ser  grudadas  com  cola , cimento , gesso  ou  outro  material  qualquer.
     Para  conseguir  essas  peças , eles vão  cortando  vidro  ou cerâmica  com  ferramentas  apropriadas , que  lembram  um alicate. É  possível  usar  pedacinhos quadrados , retangulares , triangulares   até redondos  , dependendo  do  efeito que  o artista  quer  dar  ao  seu  trabalho.
          Revista  Recreio

 título  do  texto  pode  ser:
a)(    Como  criar  mosaicos                                b)(   ) A  vida  dos  artistas.
c)(    ) Ferramentas  importantes.                       d)(   ) Desenhos  em  papel.

Este  texto  serve  para:
a)(   ) contar  como  é   vida  dos  artistas.                        b)(   ) ensinar   recortar  tirinhas  de  papel.
c)(   ) explicar  como  de  constrói  um  mosaico.              d)(   ) mostrar  como  trabalha  um  bom pintor.

Leia a  frase: ”Elas  podem  ser  grudadas  com  cola , cimento , gesso  ou  outro  material  qualquer”. Nesta  frase  , a  palavra  “elas” se   refere  às:
a)(    pecinhas              b)(   ) artistas                           c)(   ) ferramentas                 d)(   ) pinturas

A opção em que todas as palavras apresentam   dígrafos é
a)(   )  peças – vidros – ferramentas                    b)(   )  cola – cimento – barato
c)(   ) trabalho – figura – alicate                           d)(   ) gesso – desenho – trabalho

Que palavra apresenta ditongo ?
a)(   )cerâmica                      b)(   )  apropriadas               c)(   ) efeito              d)(   )triangulares


2)Leia   texto  e responda  às  questões.

. Não  solte  pipas  em  dias  de  chuva  ou  quando  há relâmpagos.
.Não  solte  pipas  perto  de  fios  telefônicos  ou  elétricos  ou de  antenas. Procure  lugares  abertos  como  praças  , parques , campos  de  futebol etc.
.Se   pipa  enroscar  nos  fios , não tente  tirá-la. Sempre  é melhor  perder   pipa  do  que   vida.
.Não   use  linha  metálica , como  fio  de  cobre  de  bobinas.
.Use  luvas  para  não  queimar  as  mãos na  linha.
.Olhe  bem  onde  pisa , especialmente  para  trás.
.Cuidado  com  ruas e lugares  movimentados.
.Atenção  com  motos   bicicletas: a  linha pode  ser  perigosa para  elas.
.Não  use  linha  cortante(cerol).É  facílimo  cortar as  pessoas com  elas,   inclusive  você  mesmo.
. Não  empine  pipas  sobre  lajes   telhados , pois  uma queda  poderá  ser  fatal.

Qual  é   melhor  título  para   texto  que  você  leu?
a)(   ) Dicas  de  segurança  para  empinar  pipas.            b)(   ) Como  usar   vento  para  empinar  pipas.
c)(   ) Roupas   equipamentos  para  soltar  pipas.         d)(   ) O  que  você deve  usar  para  empinar  pipas.

Luvas  devem  ser  usadas  para:
a)(   ) enroscar  as  linhas  metálicas                          b)(   ) proteger  as  mãos  de  queimaduras
c)(   ) segurar  os  fios  telefônicos   elétricos       d)(   ) desenroscar   pipa  dos  fios  elétricos

 linha  pode  ser  perigosa  para  motos   bicicletas  porque:
a)(   ) as  crianças  são  muito  distraídas.                              b)(   ) os  motoqueiros  dirigem  sem  atenção.
c)(   ) pode  causar  algum  acidente  grave.                         d)(   ) pode  ficar  molhada  com   chuva.

 texto  que  você  leu  serve  para:
a)(   ) contar  uma  história                                                     b)(   ) vender  brinquedos
c)(   ) divertir  as  pessoas                                                       d)(   ) orientar  as  pessoas

A alternativa que todas as palavras são paroxítonas  é
a)(   ) pisa – bicicleta – você                                       b)(   )pessoas – pipas – movimentados
c)(   ) queimar – elétricos - lugares                           d)(   ) praças – parque – futebol


3)Leia   texto  abaixo:
                                    PORQUE   GALO  CANTA  AO  AMANHECER?

   galo  é  um  verdadeiro  despertador. Ao  nascer  do  dia , ele  canta  bem  alto  para  avisar  ao  galinheiro  que  continua vivo   no  comando. O  cocoricó  tem a  função  de  assustar qualquer  desafiante. É   jeito  que ele  encontrou  para controlar  seu  território. Geralmente, o  galinheiro  tem  um único  galo , pois  só  um  sobreviveria  à  disputa  pela liderança.
                                                                                                                                    Marcelo  Duarte

De  acordo  com   texto    galo  canta  ao  amanhecer:
a)(   ) para  acordar  quem  não  tem  despertador.             b)(   ) porque  só  há  um  galo  em  cada  galinheiro
c)(   ) para  manter  seu  poder  no  galinheiro                     d)(   ) porque  precisa  avisar  que   dia  nasceu.

No trecho”...ele canta bem alto ...” a palavra ele se refere
a)(   )ao  galo                   b)(   ) ao canto                c)(   )  ao cocoricó                d)(   )ao galinheiro

“Cocoricó é
a)(   )  o nome do galo                                                 b)(   ) o som  que o galo faz
c)(   )  a mulher do galo                                               d)(   )o galinheiro

A função do “cocoricó” é
a)(   ) chamar as pessoas                                         b)(   ) assustar qualquer intruso 
c)(   ) dizer que é hora do almoço                         d)(   ) chamar para dormir



Que palavra abaixo é um substantivo comum ?
a)(   )  galinheiro                   b)(   ) nascer                 c)(   )ele               d)(   ) alto


Televisão

   Televisão é uma caixa de imagens que fazem barulho.
   Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças ir assistir à televisão.
   O que eu gosto mais na televisão são os desenhos animados de bichos.
   Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente, como nas telenovelas.
   Não gosto muito de programas infantis com gente fingindo de criança.
   Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade com meus amigos e amigas.
   Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto de coisa alguma porque ninguém pode comer uma imagem.
   Já os doces que minha mãe faz e que eu como todo dia, esses sim, são gostosos.
   Conclusão: a vida fora da televisão é melhor do que dentro dela.

·         O trecho em que se percebe que o narrador é uma criança é:
(A) “Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando gente, como nas telenovelas.”
(B) “Em vez de ficar olhando essa gente brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade...”
(C) “Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças ir assistir à televisão.”
(D) “Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto de coisa alguma...”

                                                                                
                                                                                             Continho
 Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.
 — Você, aí, menino, para onde vai essa estrada?
 — Ela não vai não: nós é que vamos nela.
 — Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
 — Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam de Zé.
                                               MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler - Crônicas. São Paulo: Ática, 1996, v.
·         Há traço de humor no trecho
(A) “Era uma vez um menino triste, magro”. (l. 1)          (B) “ele estava sentado na poeira do caminho”. (l. 2)
(C) “quando passou um vigário”. (l. 2-3)                           (D) “Ela não vai não: nós é que vamos nela”. (l. 5)

                                                                
                                                                                   Feias, sujas e imbatíveis
(Fragmento)
 As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos pólos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar?
 Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.
 Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores.
                                                                                 Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, Nº 151, Fev. 2004, p.26.
·         No trecho “Vai encarar?” (l.2), o ponto de interrogação tem o efeito de
(A) apresentar.                        (B) avisar.                             (C) desafiar.                                 (D) questionar.


                                                                                                  O hábito da leitura
 “A criança é o pai do homem”. A frase, do poeta inglês William Wordsworth, ensina que o adulto conserva e amplia qualidades e defeitos que adquiriu quando criança. Tudo que se torna um hábito dificilmente é deixado. Assim, a leitura poderia ser uma mania prazerosa, um passatempo.
 Você, coleguinha, pode descobrir várias coisas, viajar por vários lugares, conhecer várias pessoas, e adquirir muitas experiências enquanto lê um livro, jornal, gibi, revista, cartazes de rua e até bula de remédio. Dia 25 de janeiro foi o dia do
Carteiro. Ele leva ao mundo inteiro várias notícias, intimações, saudades, respostas, mas tudo isso só existe por causa do hábito da leitura. E aí, vamos participar de um projeto de leitura?
                                                                                      CORREIO BRAZILIENSE, Brasília, 31 de janeiro de 2004. p.7.

·         No trecho “Ele leva ao mundo inteiro várias notícias...” (? . 8), a palavra sublinhada refere-se ao
(A) carteiro.                                   (B) jornal                                  (C) livro.                                          (D) poeta.


Texto I
                                                                                                   Os cerrados
Essas terras planas do planalto central escondem muitos riachos, rios e cachoeiras. Na verdade, o cerrado é o berço das águas. Essas águas brotam das nascentes de brejos ou despencam de paredões de pedra. Em várias partes do cerrado
brasileiro existem canyons com cachoeiras de mais de cem metros de altura!
                                                                                                 SALDANHA, P. Os cerrados . Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.

Texto II
                                                                                                  Os Pantanais
O homem pantaneiro é muito ligado à terra em que vive. Muitos moradores não pretendem sair da região. E não é pra menos: além das paisagens e do mais lindo por-do –sol do Brasil Central, o Pantanal é um santuário de animais selvagens. Um morador do Pantanal do rio Cuiabá, olhando para um bando de aves, voando sobre veados e
capivaras, exclamou: “O Pantanal parece com o mundo no primeiro dia da criação.”
                                                                                                        SALDANHA, P. Os pantanais. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.

·         Os dois textos descrevem
(A) belezas naturais do Brasil Central.                                  (B) animais que habitam os pantanais.
(C) problemas que afetam os cerrados.                                (D) rios e cachoeiras de duas  regiões.



                                                                                             EVA FURNARI
  EVA FURNARI - Uma das principais figuras da literatura para crianças. Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo. Desde muito jovem, sua atração eram os livros de estampas --e não causa estranhamento algum imagina - Ia envolvida com cores, lápis e pincéis, desenhando mundos e personagens para habitá-Ios...
  Suas habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes Plásticas expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna, em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No entanto, erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais.
   Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histórias sem texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lançado pela Ática, em 1980, Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo, premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil .
  Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios, entre eles contam o Jabuti de "Melhor Ilustração" --Trucks (Ática, 1991), A bruxa Zelda e os 80 docinhos (1986) e Anjinho(1998) --setes láureas concedidas pela FNLlJ e o Prêmio APCA pelo conjunto de sua obra.
                                                                              http:llcaracal. imaginaria. cam/autog rafas/evafurnari/index. html
·         A finalidade do texto é
(A) apresentar dados sobre vendas de livros.                          (B) divulgar os livros de uma autora.
(C) informar sobre a vida de uma autora.                                  (D) instruir sobre o manuseio de livros.


                                                                                           O disfarce dos bichos
Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e voou? Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como "bicho-pau". Ele é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto.
 Existem lagartas que se parecem com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas.
 Muitos animais ficam com a cor e a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se defender dos inimigos ou capturar outros bichos que servem de alimento.
 Esses truques são chamados de mimetismo, isto é, imitação.
 O cientista inglês Henry Walter Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amazônica estudando os animais.
                                        MAVIAEL MONTEIRO, JOSÉ. Bichos que usam disfarces para defesa. Folhinha, 6 nov.1993.
·         O bicho-pau se parece com
(A) florzinha seca.                                                                         (B) folhinha verde.
(C) galhinho seco.                                                                          (D) raminho de planta.

 Leia o texto e responda à questão.

O MENINO, O BURRO E O CACHORRO
  Um menino foi buscar lenha na floresta com seu burrico e levou junto seu cachorro de estimação. Chegando ao meio da mata, o menino juntou um grande feixe de lenha, olhou para o burro, e exclamou:
  -Vou colocar uma carga de lenha de lascar nesse burro! Então, o jumento virou-se para ele e respondeu:
  - É claro, não é você quem vai levar!
  O menino, muito admirado com o fato de o burro ter falado, correu e foi direto contar tudo ao seu pai. Ao chegar em casa, quase sem fôlego, disse:
  - Pai, eu tava na mata, juntando lenha e, depois de preparar uma carga para trazer, eu disse que ia colocar ela na garupa do burro. Acredite se quiser, ele se virou pra mim e disse: "É claro, não é você quem vai levar!".
  O pai do menino olhou-o de cima para baixo e, meio desconfiado, repreendeu-o:
  - Você tá dando pra mentir agora? Onde já se viu tal absurdo? Animais não falam! Nesse momento, o cachorro que estava ali presente saiu em defesa do garoto e falou:
  - É verdade, eu também estava lá e vi tudinho!
  Assustado, o pobre camponês, julgando que o animal estivesse endiabrado, pegou um machado que estava encostado na parede e ergueu-o para ameaçá-lo.
  Foi então que aconteceu algo ainda mais curioso. O machado começou a tremer em suas mãos, e, então, virou-se para ele e disse:
  - O senhor tenha cuidado, pois esse cachorro pode me morder!
                                                               Fonte: O MENINO, o burro e o cachorro. In: Contos populares ilustrados.

·         A fala "O senhor tenha cuidado, pois esse cachorro pode me morder!" foi dita pelo
(A) burro.                                (B) pai.                            (C) menino.                                     (D) machado.

Leia o texto e responda à questão.
                                                                               AS ESTRELAS
  Numa das noites daquele mês de abril estava Dona Benta na sua cadeira de balanço, lá na varanda, com olhos no céu cheio de estrelas. A criançada também se reunira ali.
  Súbito, Narizinho, que estava em outro degrau da escada fazendo tricô, deu um berro.
  -Vovó, Emília está botando a língua para mim!
  Mas Dona Benta não ouviu. Não tirava os olhos das estrelas. Estranhando aquilo, os meninos foram se aproximando. E ficaram também a olhar para o céu, em procura do que estava prendendo a atenção da boa velha.
  - Que é vovó, que a senhora está vendo lá em cima? Eu não estou enxergando nada. - disse Pedrinho. Dona Benta não pôde deixar de rir-se. Pôs nele os óculos e puxou-o para o seu colo e falou:
  - Não está vendo nada, meu filho? Então olha para o céu estrelado e não vê nada?
  - Só vejo estrelinhas. - murmurou o menino.
- E acha pouco, meu filho?

·         A história contada se passa
(A) na varanda da casa de Dona Benta.                         (B) na imaginação de Emília.
(C) na cozinha de Tia Anastácia.                                      (D) no céu inventado de Pedrinho.

Leia o texto e responda à questão.

Coqueiros                 20-3-1936
                                              Prezado senhor Monteiro Lobato
  Agradeço imensamente a sua carta que muito me alegrou. Idéias boas como as da Emília não tive, mas gostaria que o senhor escrevesse mais algumas histórias de aventuras em que apareça Peter Pan.
  Esta é a minha idéia:
  Um dia, Pedrinho estava passeando no terreiro quando ouviu um zunido. Era Peter Pan que chegara da Terra do Nunca e vinha convidar os meninos para ir até lá. Depois de vários preparativos, partiram sem o con-sentimento de dona Benta que, como de costume, ficava horrorizada com essas viagens. Logo que lá chega-ram começou uma série de aventuras. Eis, pois, as minhas idéias, que eu não acho tão boas como as da Emília, mas talvez sirvam.
                                                                  Queira aceitar um abraço da amiguinha
                                                                                         Tagea Bjórnberg
Fonte: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto de Estudos Brasileiros. Arquivo Raul de Andrada e Silva. São Paulo, USP
     
·         A parte da carta que apresenta uma despedida é:
(A) "Prezado senhor Monteiro Lobato".                                 (B) "Esta é a minha idéia".
(C) "Queira aceitar um abraço da amiguinha".                     (D) "Tagea Bjórnberg".

Leia o texto e responda à questão.
                                                                                       MELHORES AMIGOS DA CIÊNCIA

                  Cães farejadores ajudam cientistas a saber mais sobre animais ameaçados de extinção

  É ainda madrugada quando Mason, Ally, Marvín e Gator saem para o trabalho. Apesar de terem pela frente de cinco a sete horas de labuta, os quatro não estão nem um pouco desanimados. Ao contrário: parecem em-polgados em começar mais um dia de atividades no Parque Nacional das Emas, em Goiás, embora a tarefa que os aguarde, aparentemente, não seja das mais entusiasmantes.
  Os quatro têm quê localizar fezes de animais ameaçados de extinção, como o tamanduá-bandeira e a onça-pintada. O cocô, acredite se puder, é material fundamental para uma pesquisa que está sendo realizada por uma cientista americana na região, com o apoio de instituições brasileiras. Mas se você pensa que Mason, Ally, Marvin e Gator são também pesquisadores, cuidado para não ficar de queixo caído: na verdade, os quatro são cães farejadores - grandes amigos do homem que, agora, também se tornaram aliados da ciência.
                                 Fonte: Melhores amigos do homem. In: Revista Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/124507>  Acesso em: 25 jul. 2008.
            
·         Assinale a alternativa em que se evidencia uma opinião da enunciadora.

(A) Os quatro cães farejadores saem de madrugada para o trabalho.
(B) Os quatro cães farejadores trabalham de cinco a sete horas diárias.
(C) A atividade de Mason, Ally, Marvin e Gator não é muito entusiasmante.
(D) As fezes de alguns animais em extinção constituem importante material de pesquisa.

Leia o texto e responda à questão.
                                      
                                                  VOCÊ SABIA? A HISTÓRIA DA DENGUE NO BRASIL E NO MUNDO
  Desde o final do século 18, já eram registradas epidemias com descrição seme-lhante à da dengue na América do Norte e na Ásia. No entanto, o nome, que quer di-zer, "câimbra súbita causada por espíritos maus", só foi utilizado pela primeira vez em 1827 durante um surto da doença no Caribe.
  Acredita-se que o mosquito Aedes aegypti, que também é vetor do vírus da febre amarela urbana, tenha chegado ao Brasil no período colonial. Os primeiros casos
remontam a 1846. Devido às fortes dores musculares e nas articulações, por aqui a doença recebeu o nome popular de "febre quebra-ossos".
  Durante muito tempo, o combate aos focos do mosquito no Brasil esteve relacionado à luta contra a febre amarela que, diferentemente da dengue, possui vacina eficaz. Hoje, enquanto esta se restringe a alguns Estados, em áreas de mata, a dengue se faz presente em quase todo o território nacional, sendo que aproximadamente 50% dos casos notificados localizam-se na região sudeste.
  No mundo, a doença acomete mais de cem países em todos os continentes, exceto a Europa.
                   Fonte: A HISTÓRIA da dengue no Brasil e... Nova Escola, São Paulo, n. 216, out. 2008. Você sabia?. Fragmento.
            
·         As seguintes indicações presentes no texto,"18","1827"e"1846", apresentam
(A) as épocas em que a dengue apareceu.                                   (B) o número de pessoas com dengue.
(C) a quantidade de vezes em que a dengue surgiu.                 (D) os lugares em que a dengue surgiu.

Leia o texto e responda à questão.
                                                                                     PIADINHA DE ESCOLA
Professora:
- Roberto, conjugue o verbo ir no presente.
- EU...VOU, tu...vais, ele...vai...
- Mais rápido, mais rápido!
- Nós corremos, vós correis, eles correm!

·         O efeito de humor do texto é provocado pelo fato de
(A) Roberto não saber conjugar o verbo ir.
(B) a professora pedir para Roberto conjugar o verbo ir.
(C) a professora pedir para Roberto falar mais rápido.
(D) Roberto entender de forma equivocada o pedido da professora.

                                                                                   UM TRUQUE GELADO

                                                                          
Faça este truque para seus amigos.
Você só vá precisar de um cubo de gelo dentro de um copo com água, sal  e um pedaço de barbante.
1 - Molhe o barbante com água,
2 - Passe bastante sal ao redor do barbante.
3 - Espalhe sal também sobre o cubo de gelo que está na água
4.Segure numa ponta do barbante e coloque a outra ponta sobre o cubo de gelo, bem encostada.
5. Espere um minuto.Então, puxe o barbante.
Tchan,tchan,
tchan TCHANH!

·         O uso da palavra só no começo do texto dá a entender que
(A) é complicado conseguir todo o material.                 (B) é perigoso fazer esse truque sozinho.
(C) será difícil ajuntar os objetos necessários.               (D) será necessária pouca coisa para o truque.

Leia o texto para responder à questão.
          
                                                                                               CONTINHO
  Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.
  - Você, aí, menino, para onde vai essa estrada?
  - Ela não vai não: nós é que vamos nela.

  - Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
  - Eu não me chamo, não, os outros é que me chamam de Zé.
                                   Fonte: MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler-Crônicas. São Paulo: Ática, 1996, v. 1 p. 76.
                             
·         Há traço de humor no trecho
(A) "Era uma vez um menino triste, magro".                 (B) "ele estava sentado na poeira do caminho",
(C) "quando passou um vigário".                                       (D) "Ela não vai não: nós é que vamos nela".




 Leia com atenção :
ZÉ DO CRAVO
                
  Zé do Cravo se chamava Zé da Silva até que arranjou um cravo no pé, que doía o bastante para fazer mancar. Foi aí que ganhou o apelido. E gostou. Comprou um paletó de segunda mão e passou a usar um cravo na lapela. Pois bem. Ele se apaixonou pela Rosa assim que soube seu nome. De cara, a pediu em casamento.
  Casaram? Que nada! Namoram e brigam. Brigam e namoram. Há anos. Põe anos nisto. Há décadas! A última briga foi debaixo de uma sacada. O Cravo saiu ferido e a Rosa despedaçada. O Cravo ficou doente. A         Rosa foi visitar. O Cravo teve um desmaio e a Rosa pôs-se a chorar.

                                                                                      O GATO MUDO

  Naquele dia, 19 de janeiro de 1981, às 6:15 da tarde, Zé do Cravo subia o morro quando parou para conversar com Dona Xica, que carregava no colo o seu gato mudo.
 O assunto foi: medo de ladrão, falta de dinheiro, o preço do salame e o tanto que o gato gostava de salame.  Conversaram mais ou menos meia hora e meia.
 Zé do Cravo se despediu e seguiu para sua casa. Lá, encontrou a janela aberta, a geladeira vazia e um bilhete em código. Ficou tão furioso que começou a gaguejar. Só que em vez de gaguejar no princípio, como é corrente, gaguejava no final:
- Eu mato-to-to esse ladrão de sala-me-me! - gritava com um pedaço de pau na mão. Neste instante apareceu na janela o gato mudo da Dona Xica.
                                                                                          NA DELEGACIA

  Ainda transtornado pela raiva, Zé do Cravo depôs na delegacia:
  - Atirei o pau no gato-to-to, mas o gato-to-to não morreu-reu-reu... E o resto vocês já sabem.
                                                              Fonte: LAGO, Angela. Uni duni e té.Belo Horizonte: Compor, 1996.

·         O texto é engraçado, pois a autora usa personagens e trechos
(A) de cantigas de roda.       (B) de desenhos animados.    (C) de filmes do cinema.    (D) de novelas da TV.

Leia o texto e responda à questão.
                                                                                BOLHAS DE SABÃO
  A beleza, os formatos e as cores das bolhas de sabão encantam muita gente. Uma caracte-rística superbonita, que encanta todo mundo, são as cores que se distribuem na película de sabão. Se você fizer bolhas perto da luz, verá um verdadeiro arco-íris!
  O primeiro passo é conseguir pedaços de arame, se possível, encapados. Depois, prepare uma solução de água e sabão. E muita, muita criatividade. Deixe a imaginação correr, crie bolhas maiores, menores, das mais variadas formas...
Fonte: BOLHAS de sabão. Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, ano 12, n. 88, p. 9-10, jan./fev. 1999.

·         No texto percebemos que o autor se refere diretamente ao leitor em

(A) "Se você fizer bolhas perto da luz verá um verdadeiro arco-íris!".
(B) "Uma característica super bonita, que encanta todo mundo".
(C) "As cores das bolhas de sabão encantam muita gente".
(D) "O primeiro passo é conseguir pedaços de arame".

Leia o texto e responda à questão.
                                                                  O MÁGICO ERRADO
  Arquibaldo era um mágico. Exatamente. Um homem capaz de realizar maravilhas. Ou de maravilhar outras pessoas, se preferir. Mas havia um probleminha. E probleminha é modo de dizer, porque ele achava um proble-mão. Arquibaldo era um mágico diferente. Um mágico às avessas, sei lá como dizer.
  Esse era o problema de Arquibaldo. Ele não sabia. Não conseguia, por mais que se concentrasse. Ele tirava bichos da cartola e do lenço. Era capaz de passar o dia inteirinho tirando bichos. Mas, se falasse:   "Vou tirar..." Pronto! Tirava tudo que era bicho, menos o bicho anunciado. Por isso, andava tristonho da vida.
  Arquibaldo recordava-se dos espetáculos no circo. Embora preferisse nem lembrar. O apresentador apresentava com ar solene e voz emocionada.
  - E agora, com vocês, Ar-qui-bal-do, o maior mágico do mundo!
                                                      Fonte: GALDINO, Luiz. O mágico errado. São Paulo: FTD, 1996. Adaptado.
Observe:
- E agora, com vocês, Ar-qui-bal-do, o maior mágico do mundo!

·         A palavra grifada foi dividida em sílabas para
(A) Imitar o modo como o apresentador fala em circo.
(B) Explicar direito como se pronuncia o nome Arquibaldo.
(C) Criar uma dúvida sobre os poderes do mágico.
(D) Indicar que a mágica será muito perigosa.


Leia o texto para responder à questão.
                                                                            O FIO DA MEADA

  Acabou percebendo que o tal fio só era perdido quando, no meio de uma história ou conversa, alguém vinha com qualquer pergunta ou assunto diferente. Era o bastante:
  - Viu? Agora perdi o fio da meada... reclamava o contador do caso.
  Uma noite, olhos bem abertos, resolveu interromper a mãe, que contava uma 5 história para ele dormir.   Não demorou muito e ela exclamou:
  - Droga! Perdi o fio da meada.
                                                                     Fonte: GAMA, Rinaldo. Folhinha, FolhadeS. Paulo, 6 nov. 1983.
 A expressão "perdi o fio da meada"  significa que a mãe

             (A) contou uma mentira.                        (B) desistiu do que ia falar.
             (C) esqueceu o que ia dizer.                  (D) quis enganar o menino.

Leia o texto e responda à questão.

                                                                 O MENINO DE BRODÓSQUI
    Desde pequeno Cândido Portinari, o Candinho, gostava de desenhar. Nasceu em Brodósqui, uma pequena cidade do interior de São Paulo. Todos apreciavam muito seus desenhos: seus professores, seus colegas e até o padre da cidade. Ainda não tinha 10 anos quando ajudou a pintar as estrelinhas do teto da igreja.
   Com 15 anos, pegou o trem e viajou para o Rio de Janeiro, para apren-der mais sobre pintura e desenho.         Aos 26 anos, ganhou o Prêmio de Viagem da Exposição Geral de Belas Artes e foi para a França. Durante o tempo que passou lá, não parou de pensar no Brasil, na sua cidade e nas histórias de sua infância. Quando voltou, pintou uma porção de quadros, que mostram os trabalhadores e os jogos infantis.
  Portinari pintou tanto, que as tintas lhe fizeram mal, envenenando-o. Ele morreu e deixou mais de 4 000 obras, entre desenhos, gravuras, pinturas e murais, no Brasil e no exterior.
                Fonte: BRASIL Ministério da Cultura; SESC. Trabalho e jogo. Brasília, DF, [2005?] Com cortes.

·         O trecho "Durante o tempo que passou lá, não parou de pensar no Brasil, na sua cidade e nas histórias de sua infância."significa que, quando estava na França, Portinari pensava no Brasil .

                  (A) de vez em quando.                                (B) muitas vezes.
                  (C) o tempo todo.                                         (D) poucas vezes.
Leia o texto e responda à questão.
                                                                                 A ÁRVORE DO DINHEIRO
  Um dia de manhã, vendo-se apertado com a falta de dinheiro, Pedro Malasartes arranjou, com uma velha, um bocado de cera e algumas moedas de vintém, e caminhou por uma estrada afora. Chegando ao pé de uma árvore, parou e pôs-se a pregar os vinténs à folhagem, com a cera que levava.
  Não demorou muito a aparecer na estrada um boiadeiro; e como o sol, já então levantado, fosse derretendo a cera e fazendo cair as moedas, Malasartes apanhava-as avidamente. O boiadeiro, curioso, perguntou-lhe o que fazia, e o espertalhão explicou que as frutas daquela árvore eram moedas legítimas, e que ele as estava colhendo.
  O homem mostrou desejos de ficar com a árvore encantada e, engambelado por Malasartes, acabou trocando-a pelos boizinhos. Depois Malasartes pôs-se ao fresco, levando os bichos, e o boiadeiro ficou a arrecadar os vinténs que tombavam. Os vinténs acabaram-se logo, e o triste compreendeu que havia sido enganado.
                Fonte: AMARAL, Amadeu. A árvore do dinheiro. In: Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, ano 6, n. 34, dez.1993.

·         No texto, o personagem Pedro Malasartes é caracterizado como aquele que é o

(A) curioso.                       ( B) intrometido.                           (C) astuto.                                      (D) indiscreto

     Leia o texto e responda às questões

                      PAI E MÃE DIVIDEM RESPONSABILIDADES COM GUARDA COMPARTILHADA

  Pai para um lado, mãe para o outro, e o filho, como fica? Em geral, quando os pais se separam, a criança fica com a mãe e só vê o pai de 15 em 15 dias. Mas não precisa ser assim.
  Uma lei, que passou a valer recentemente, mostra uma outra forma de lidar com filhos de pais separados que alguns ex-casais já usam: a responsabilidade sobre o filho não tem que ser só da mãe.
  O nome é complicado, "guarda compartilhada", mas é fácil de entender: é que o pai também pode estar mais pertinho do dia a dia do filho, em vez de só levá-lo para passear e brincar no fim de semana.
  Os irmãos Vinícius Mendonça Costa, 9, e Otávio, 6, passam parte da semana na casa da mãe, Ana Tereza Toni, e a outra parte, na casa do pai, Gilberto Costa. Quando é dia de estar com a mãe, surpresa! Quem vai buscar as crianças na escola é o pai, e vice-versa. Assim, diz Ana, "nos vemos todos os dias".
  Vinícius gosta do esquema:" É bom ter duas casas, a gente tem tudo em dobro e mais amigos diferentes". E se fosse para ver o pai só às vezes? "Eu iria ficar com saudade, querer saber como ele está. E ele também."
  Mas Otávio prefere a casa da mãe. "Ele pergunta sempre se é dia de ir à casa dela", entrega o irmão.
  Os pais de Amanda Marciano Rodrigues Paulino, 10, também são separados, mas ela não fica mudando de casa.    Ela mora com a mãe em Goiânia (GO) e o pai dela vive em São Paulo.
  Mas, graças ao "kit" MSN, Skype e telefone, eles se falam todos os dias. "Meu pai não pode vir para cá direto, mas, assim, me ajuda nas lições, tira as minhas dúvidas. E divido as coisas da minha vida com os dois, porque eu não amo só um deles", conta.
               Fonte: LAGO, Paula. Pai e mãe dividem... Folha deS. Paulo, São Paulo, 9 ago. 2008. Folhinha. Fragmento.

·         No trecho "Quando é dia de estar com a mãe, surpresa! Quem vai buscar as crianças na escola é o pai, e vice-versa", a expressão destacada significa que
(A) a mãe busca as crianças todos os dias na escola.
 (B) no dia de estar com o pai, a mãe busca as crianças na escola.
(C) no dia de estar com o pai, o pai busca as crianças na escola.  
(D) o pai busca as crianças todos os dias na escola.

·         De acordo com o trecho "graças ao 'kit' MSN, Skype e telefone, eles se falam todos os dias", ficamos sabendo que pai e filha se falam
(A) pessoalmente e por computador todos os dias.         (B) pessoalmente e por computador de vez em quando.
(C) por computador de vez em quando.                              (D) por computador todos os dias.


LENDA DA GALINHA ASSOMBRADA
      Certa vez, uma galinha chocava sob um limoeiro frondoso. De repente, desprendeu-se do limoeiro um  limãozinho murcho que caiu-lhe mesmo em cima da crista.
      Espanto! Alarma!
      A galinha imaginou que aquilo poderia ser o fim do mundo e fugiu, correndo como louca.
      Encontrou o galo e comunicou-lhe:
      _Chefe amigo, o mundo vai acabar! Corramos!
      O galo tomou um choque brutal.
      _Vai acabar mesmo. Caiu uma bola do céu mo meu cocuruto...
   E, sem dar  tempo ao galo de refletir, a desmiolada arrastou-o numa correria louca, ouvindo-se angustiosos cocorocós. Encontraram o pato que grasnava feliz e descuidado.
      ­_Pato amigo, corramos, que o mundo vai acabar! Caiu uma bola do céu no cocuruto da galinha.
      O galo falou, o pato obedeceu e saiu aflito, acompanhando os dois.
      Mais adiante encontraram um pavão bonito, vaidoso, revirando-se, como príncipe da elegância.
      _Pavão amigo, corramos, que o mundo vai acabar! Caiu uma bola do céu no cocuruto da galinha.
      O pavão, esquecido de si mesmo, fugiu acompanhando os três, na carreira sem destino.
      Ao cabo de meia hora, toda a população de aves desfilava atrás da galinha maluca, que fugia do fim do mundo.
      Por fim encontraram a raposa.
      O galo contou-lhe aflito:
      _Caiu uma bola do céu no cocuruto da galinha e o mundo vai acabar.
      A raposa, esperta, fingiu nada ignorar e disse séria:
      _Amigos, eu já sabia disso. Também no meu cocuruto caiu uma bola do céu. Mas eu tenho uma casinha aqui perto, onde todos estarão fora de perigo. Venham.
      Inconscientes, as aves seguiram-na.
      A raposa, esperta, prendeu-as todas, e teve bons petiscos para vários dias...
      E o mundo acabou mesmo...
                                              (Nair Starling. Nossas Lendas. Livraria Francisco Alves)

01.   A galinha comunicou ao chefe que o mundo ia acabar. O chefe era
( A )  a raposa.                           ( B )   o galo.                           ( C )  o pavão.                             ( D ) o pato.

02. O objeto que caiu do céu no cocuruto da galinha era
 ( A )um meteoro.                             ( B )Uma bola de futebol.
( C )um limão murcho.                    ( D )Uma  peça que se desprendeu de um avião.

03. A palavra cocuruto
( A )significa no alto da cabeça.                                            ( B )Imita o canto das galinhas.
( C )Foi  inventada pela autora do texto.                           ( D )É um sinônimo de cacareco.

04. “Inconscientes, as aves seguiram-na”. A palavra grifada refere-se
        (A) as aves.                               (B) a raposa.                           (C) a galinha.                      (D) a bola que caiu do céu.

05. No l6º parágrafo, a frase “O galo contou-lhe aflito”, refere-se ao fato de nesse momento, o galo ter contado os acontecimentos
(A) ao pato.                            ( B )ao pavão.                                 ( C )a galinha.                            ( D ) a raposa.

06. O que a raposa fez as aves?
 ( A )Comeu todas elas.                                                          ( B ) Manteve-as presas enquanto havia perigo.
( C ) Ajudou-as a escapar do fim do mundo.                  ( D )Acalmou-as, ajudando-as a ir para suas casas.

07. Na frase final “E o mundo acabou mesmo...” as reticências querem dizer que
( A )no final das contas a galinha tinha razão.
( B )O mundo, de forma alguma, acabou.
(C )O mundo acabou para aquelas que caíram na armadilha da raposa.
( D )O mundo acabou para a galinha, que ficou desmoralizada.

08. O comportamento da galinha indica
( A )cautela.                            ( B )Burrice.                      ( C )Inteligência.                  ( D )Esperteza


TINTA INVISÍVEL
                         Você vai precisar de:
                             _suco de limão
         _papel branco

 Coloque o suco de limão em um palito ou potinho
  Cuidado para não deixar cair em sua pele, porque  o suco de limão pode causar  manchas .
  Molhe o pincel ou o palito  no suco e escreva o recado  no papel branco, Entregue a mensagem a um amigo. Para ler , ele vai ter de aproximar o  papel de uma  lâmpada acesa, até que o calor faça  as  letras aparecerem.

09_Esta receita ensina:
( A )Como redigir mensagens que não podem ser lidas.
( B )Como escrever recados utilizando palitos.
( C )Porque o suco de limão  pode causar manchas na pele
( D )O que fazer para escrever e ler mensagens escritas com suco de limão

10-A palavra invisível quer dizer:

(A) irreal                                     (B) disfarçado                                      (C) que não vê                                     (D) secreto


                                               Caminhão entala sobre viaduto da zona leste

      Um caminhão ficou enlatado ontem  no Viaduto Bresser, no sentido bairro Radial Leste.  De acordo com a companhia  de Engenharia de tráfego (CET), o incidente causou congestionamento na via , desde o Viaduto  31 de Março até o local, durante 1h20. A altura máxima sob o viaduto é de 4  metros. A CET não soube  informar a altura do caminhão nem   o que ele transportava. Ninguém ficou ferido.
                                                 (O Estado de S. Paulo. 09/10/2001)

11- Em qual zona da cidade ocorreu o incidente?
    (A) norte                                 (B) sul                              (C) leste                                                   (D) oeste

12-O incidente ocorreu porque:
      ( A )A altura  do caminhão era superior ao vão do viaduto
      ( B )  Havia um enorme congestionamento no local
      ( C )   O caminhão derrapou numa mancha de óleo existente na pista
      ( D )A  CET não soube informar a altura do viaduto


13­ – No título da  notícia, a  palavra “entala” significa que o caminhão ficou
     ( A )com o motor engasgado                                                 ( B )    espremido entre duas  paredes
    ( C )   preso num congestionamento.                                  ( D )Impedido de movimentar-se






O carro de João consome 1 litro de gasolina a cada 10 quilômetros percorridos. Para ir da
sua casa ao sítio, que fica distante 63 quilômetros, o carro consome

(A)     5,3 ℓ.
(B)     6 ℓ.
(C)     6,3 ℓ.
(D)     7 ℓ.


Uma escola recebeu a doação de 3 caixas de 1 000 livros, mais 8 caixas de 100 livros, mais 5 pacotes de 10 livros, mais 9 livros. Esta escola recebeu
(A)      3 589 livros.
(B)       3859 livros.
(C)       30 859 livros.
(D)      38 590 livros.

Qual é o maior número que você pode escrever usando os algarismos 8, 9, 1, 5 e 7 sem repeti-los?

(A)      91 875
(B)      98 715
(C)      98 751
(D)      97 851

Carlos fez esta multiplicação, mas apagou o resultado.
                        
Faltam 31 dias para o aniversário de João. Quantas semanas completas faltam para o aniversário dele?

(A)      3
(B)      4
(C)      5
(D)      6

Numa fazenda, havia 524 bois. Na feira de gado, o fazendeiro vendeu 183 de seus bois e comprou mais 266 bois. Quantos bois há agora na fazenda?

(A)      507
(B)       607
(C)       707
(D)      727

                                                           
Adriana vai fazer esta subtração: 679 – 38
O resultado dessa operação será

(A)      299
(B)       399
(C)       631
(D)      641


Fernando tem, no seu cofrinho, cinco moedas de R$ 0,05, oito moedas de R$ 0,10 e três moedas de R$ 0,25.  Que quantia Fernando tem no cofrinho?

(A)      R$ 1,55
(B)       R$ 1,80
(C)       R$ 2,05
(D)      R$ 4,05


Em Belo Horizonte, ontem a temperatura máxima foi de 28,3 graus e, hoje, é de 26,7 graus.
De quantos graus é a diferença entre as duas temperaturas?

(A)   1,4 grau
(B)   1,6 grau
(C)   2,4 graus
(D)   2,6 graus



Leia com atenção.

Muitos produtos são embalados com plástico, os alimentos recebem plastificações  diversificadas , essas embalagens demoram a se decompor, por isso devemos ter cuidado para não poluir o meio  ambiente com elas.

A ideia principal do texto é

a)(   )  alertar sobre o perigo das embalagens plásticas                    b)(   ) falar sobre o plástico
c)(   )  falar sobre a poluição dos rios                                             d)(   ) alertar sobre a dengue


 Identifique, no texto, o substantivo primitivo e seu derivado:
a)(   )  produtos – alimentos                                b)(   )  ambiente – alimentos
c)(   )  plástico – plastificações                           d)(   )  produtos- embalados

A opção em que todas as palavras apresentam encontro consonantal é

a)(   )  embalados – essas – por                                           b)(   ) recebem – isso – poluir
c)(   ) cuidado – ambiente – embalagens                              d)(   ) produtos – plásticos - diversificadas


Numa tarde ensolarada, João e sua mãe saíram a passeio pelas alamedas da vizinhança em direção à praça. João se divertia pedalando a nova bicicleta que ganhara de Natal, enquanto sua mãe admirava-o com orgulho.
  Lá chegando, a mãe acomodou-se em seu banco predileto enquanto João circulava animadamente ao redor da praça. Por alguns instantes a mãe não o 
enxergava, oculto pelas grandes árvores cheias de pássaros, mas ficava sossegada, pois conhecia a habilidade de João.
Cada vez que passava pelo banco da mãe, João acenava e ela olhava-o envaidecida.
Depois de passar várias vezes pela mãe, o menino resolveu demonstrar aquilo que tinha 
aprendido.
- Olhe, mamãe, estou dirigindo a bicicleta sem uma das mãos!
- Muito bem!
Alguns minutos depois, o filho volta dizendo:
- Mamãe, sem as duas mãos!
E a mãe apreensiva, lhe diz:
- Cuidado, querido, não a deixe embalar na descida.
Mais alguns  minutos e ela se vira à direita para vê-lo, vindo em sua direção. Agora, equilibrando-se sobre a bicicleta:
- Veja, mãe, sem um pé!
E na volta seguinte:
- Mãããeee, sem os dentes!!
Pobre Joãozinho...  


Marque X na resposta certa:

a) O texto fala sobre:
(  ) As aventuras de João com sua bicicleta.                                              (  ) O tombo de João.
(  ) A mãe de João.                                                                                             (  ) A 
vida de João

b) A 
história acontece:
(  ) Numa rua movimentada.                                                                           (  ) Num parque da cidade.
(  ) Numa praça.                                                                                                   (  ) Numa vila.

c) A mãe de João estava apreensiva por que
(  ) O menino não queria ir embora.                                                            (  ) O menino poderia cair da bicicleta.
(  ) O menino tinha desaparecido.                                                                (  ) O menino não sabia andar de bicicleta

d) O texto termina dizendo "Pobre Joãozinho" por que
(  ) O menino quebrou a perna.                                                                    (  ) O menino chorou para mãe.
(  ) O menino caiu da bicicleta e quebrou os dentes.                            (   ) o menino não queria ir embora.

e) O nome João é um substantivo:
(  ) próprio                           (   ) abstrato                                   (  ) comum                                 (   ) derivado

f) A palavra bicicleta é um:
(  ) adjetivo                          (  ) substantivo comum                     (  ) substantivo composto                       (   ) verbo

Classifique a sílaba tônica das palavras.
sossegada_______________________________                         direção________________________________ 
árvores ______________________________                             
Natal ________________________________                            
pássaros _____________________________                              bicicleta________________________________
 

 Leia com atenção.
                                                                          A BONECA GUILHERMINA

          Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é  muito
 boazinha também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas depois  que pega no
 sono, dorme a noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede. Daí eu dou água
 para ela. Daí ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro  do armário de castigo.
 Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha boneca no  colo.
 A Guilhermina é a boneca mais linda da rua.

 Responda de acordo com o texto:

1-    O texto trata, PRINCIPALMENTE:
(A) das aventuras de uma menina.                 (B)  das brincadeiras de uma boneca.
(C)  de uma boneca especial.                            (D) do dia a dia de uma menina.

2-    Quem é a Guilhermina?
(A) A avó da menina.      (B)  A boneca de uma menina.     (C)  Uma menina.       (D) A mãe de uma menina.

3-    Quando a menina afirma que ?A Guilhermina é a boneca mais bonita da rua?, eu posso concluir que:
(A) Só existe uma boneca na rua.
(B)  Existem outras bonecas mais bonitas do que a Guilhermina.
(C)  Existem outras bonecas, porém a Guilhermina é a mais bonita.
(D) Todas as bonecas da rua são bonitas como a Guilhermina.

4-    Quando a menina afirma que ?Mas quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha
 boneca no colo?, eu posso concluir que:
(A) A menina tem raiva da boneca quando ela chora.      (B)  A menina fica feliz quando a boneca chora.
(C)  A menina fica nervosa quando a boneca chora.          (D) A menina tem pena da boneca quando ela chora.

5-    Por que a menina diz que a boneca é boazinha?
(A) Porque a boneca chora a noite toda.                                     (B)  Porque a boneca faz xixi e cocô.
(C)  Porque a boneca faz tudo o que a menina manda.            (D) Porque a menina troca a fralda da boneca.

Leia o texto com atenção .
         
                                                                    Agradecimento

         Gostaria de cumprimentar, com atraso, a revista GALILEU  pela reportagem dossiê “Agua está na hora de poupar” (junho), que me possibilitou uma nota máxima em um trabalho sabre o racionamento Não só por isso, mas também    por Ter feito o meu grupo entender o assunto e divulgar para toda a turma a importância da água na nossa vida, Obrigada.
                                                                                                           (Thais  Correa  Pina _ Joinville, SC)
6- O texto lido é:
(A)   um comunicado                                               (B) uma carta de leitor   
   (C) um artigo de revista                                       (D) um trabalho escolar



 

7- O objetivo do texto é:
(A)    elogiar a revista pela matéria publicada
(B)     agradecer ao professor pela nota dada ao trabalho sobre racionamento
(C)   cumprimentar os leitores da revista.
(D)   Divulgar a todos a importância da água para a vida

 8-  O texto foi escrito por:
(A)   um leitor , chamado Timóteo.                                 (B)   Uma leitora, chamada Thais
(C)   Um professor chamado Galileu.                              (D)  Um grupo de alunos .

9- “...que me possibilitou uma nota máxima em um trabalho sobre o racionamento” . A palavra sublinhada refere-se à
(A)           Água                                        (C) revista
(B)           nota                                          (D) autora do texto
 b
                                                                  

Leia com muita atenção.
                                                                                VIDA   MUITO ANTIGA

          As algas marinhas surgiram no mundo há 6000 milhões de anos. São as mais numerosas plantas do mar e importantes fontes de oxigênio  para  a  água.
         Alguns tipos de algas são utilizados pela indústria de alimentos para a produção de sorvetes e balas.
         Com outros se fazem cosméticos.  Às vezes as algas tornam-se  tão numerosas que acabam  colorindo a água com substâncias  tóxicas. São  as chamadas marés vermelhas, que podem envenenar os peixes e também as pessoas que os comem.
          
  (Mistérios do Mar. A vida sob as águas. Coleção   DE   OLHO  NO  MUNDO. Revista Recreio. Nº 15)
 

10- As algas marinhas são:

(A)             Plantas que vivem há muito tempo em águas salgadas.
(B)             Pequenos animais marinhos que se juntam em colônias.
(C)           Seres coloridos que aparecem  com  a maré- cheia.
(D)           Organismos produzidos pela indústria de alimentos e cosméticos.

11-De acordo com o texto, alguns tipos de algas são utilizados:

(A)            para produzir veneno.                                              (C) Pela indústria.
(B)            Para colorir a água do mar.                                      (D) para controlar as marés

12-“Com outros  se fazem  cosméticos” . A  palavra sublinhada refere-se a:

(A)           tipos de marés.                                                          (C) peixes.
(B)           Marés.                                                                        (D) sorvetes e balas.

O Bicho


Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947.
  
1. A expressão “Meu Deus” significa que o autor:
a) (     ) alegrou-se com a cena.                    
b) (     ) ficou indiferente.
c) (     ) solucionou um problema social.
d) (     ) fiou chocado com o espetáculo.

2. A causa principal da nossa admiração pela poesia é por que:
a) (     ) o autor retratou a cena que humilha a condição humana.                              
b) (     ) o autor procurou comparar o homem com cães e gatos.
c) (     ) o homem já não vive mais nesse ambiente de miséria.
d) (     ) é falsa a notícia de que a humanidade passa fome.

3. Essa admiração nos dá o sentimento de:
a) (     ) prazer.
b) (     )admiração.
c) (     ) pena.
d) (     ) desprezo.

4. A intenção do autor ao usar a palavra “bicho” parece que:
a) (     ) procurou chamar a nossa atenção para animais do lixo.                 
b) (     ) a história é mesmo sobre um lixo.
c) (     ) o homem se viu reduzido a condição de animal.
d) (     ) o homem deve ser tratado como animal.

5. O que motivou o bicho a catar restos foi:
a) (     ) a própria fome.
b) (     ) a imundice do pátio.
c) (     ) o cheiro da comida.
d) (     ) a amizade pelo cão.

6. O assunto do texto é:
a) (     ) a imundice de um pátio.
b) (     ) um bicho faminto.
c) (     ) a comida que as pessoas jogam fora.
d) (     ) a triste situação de um homem.

7. Destaque o verbo nesta frase: “Vi ontem um bicho na imundice do pátio.” 

8. Este poema serve para:
a) (     ) distrair.
b) (     ) informar sobre um acontecimento.
c) (     ) partilhar um sentimento.
d) (     ) informar sobre a vida de um homem.

9. Esse texto apresenta:
a) (     ) fato.
b) (     ) opinião.
c) (     ) descrição.

Maria Aparecida Rosa Gonçalves - Professores Solidários


                                                                                                            



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