1) Leia o texto abaixo e responda às questões seguintes.
Quem tem medo de aranha?
A maior parte das pessoas tem pavor de aranhas. Mas não é uma aranha magrinha. Em geral , só temos medo daquelas aranhas enormes e bem peludas. Sorte das pequenas e azar nosso. Muito usadas nos filmes de terror , as aranhas peludas como a caranguejeira , e o escorpião ganharam fama de maus.Pois saiba que as aranhas mais venenosas e cuja picada pode trazer problemas para você são as pequenas. E o escorpião , ao contrário do que se divulga , só ataca quando é machucado__ um pisão , por exemplo.
A caranguejeira não possui um veneno potente , capaz de fazer mal ao ser humano. O escorpião possui veneno mais tóxico que o da aranha. Sua picada causa muita dor e inchaço. O soro contra a picada do escorpião é o antiescorpiônico ou antiaracnídeo.
Revista Zá
Caranguejeira é um tipo de :
a)( ) escorpião b)( )
caranguejo c)( ) aranha d)( )
soro
Leia: “O escorpião possui veneno
mais tóxico que o da aranha.
Sua picada causa
muita dor e inchaço.” A palavra “sua” refere-se:
a)( ) ao escorpião b)( )
ao veneno c)( )
à aranha d)( )
ao tóxico
A palavra tóxico é
a) ( )
monossílaba b)( ) oxítona c)( ) paroxítona d)(
) proparoxítona
Quanto ao título do texto
podemos afirmar que ele tem :
a)( ) 2 palavras oxítonas b)(
) 2 palavras paroxítonas
c)( ) 1
palavra proparoxítona e 1 oxítona d)( ) 2 palavras proparoxítonas
O objetivo do texto é informar sobre:
a)( ) como cuidar
de aranhas e escorpiões. b)( )
o veneno das aranhas e dos escorpiões.
c)( ) os animais utilizados em filmes de terror. d)( )
como vivem as aranhas e os escorpiões.
A alternativa em que todas as palavras possuem dígrafos
é:
a)( ) pessoas –
terror – aranhas
b)( )problemas – caranguejeira – pessoas
c)( ) machucado –
aranhas – pavor d)( )escorpião – você – inchaço
Agora retire do texto.
2 substantivos comuns
______________________________________________
2 substantivos concretos
____________________________________________
2 palavras monossílabas
_____________________________________________
2 palavras polissílabas
_______________________________________________
2 palavras com
ditongos _____________________________________________
2 palavras com hiato
________________________________________________
2 palavras paroxítonas
______________________________________________
Classifique o som do x.
tóxico _______________________________ coxa
___________________________________
exibir________________________________ xampu
_________________________________
auxílio_______________________________ explosão________________________________
1)Leia o texto abaixo e responda às questões seguintes.
DE PECINHA EM PECINHA
Para criar mosaicos os artistas costumam fazer um desenho em papel. Depois , passam a figura para a superfície onde vão colar as pecinhas que definirão o trabalho.Elas podem ser grudadas com cola , cimento , gesso ou outro material qualquer.
Para conseguir essas peças , eles vão cortando vidro ou cerâmica com ferramentas apropriadas , que lembram um alicate. É possível usar pedacinhos quadrados , retangulares ,
triangulares e até redondos , dependendo do efeito que o artista quer dar ao seu trabalho.
Revista Recreio
O título do texto pode ser:
a)( ) Como criar mosaicos b)( )
A vida dos artistas.
c)( )
Ferramentas importantes. d)( )
Desenhos em papel.
Este texto serve para:
a)( ) contar como é a vida dos artistas. b)( )
ensinar a recortar tirinhas de papel.
c)( ) explicar como de constrói um mosaico. d)( )
mostrar como trabalha um bom
pintor.
Leia a frase: ”Elas podem ser grudadas com cola
, cimento , gesso ou outro material qualquer”.
Nesta frase ,
a palavra “elas”
se refere às:
a)( ) pecinhas b)( )
artistas c)( )
ferramentas d)( )
pinturas
a)( ) peças – vidros – ferramentas b)(
) cola – cimento – barato
c)( ) trabalho –
figura – alicate d)( ) gesso – desenho – trabalho
Que palavra apresenta ditongo ?
a)(
)cerâmica
b)( ) apropriadas c)( ) efeito d)( )triangulares
2)Leia o texto e responda às questões.
. Não solte pipas em dias de chuva ou quando há relâmpagos.
.Não solte pipas perto de fios telefônicos ou elétricos ou de antenas. Procure lugares abertos como praças , parques , campos de futebol etc.
.Se a pipa enroscar nos fios , não tente tirá-la. Sempre é melhor perder a pipa do que a vida.
.Não use linha metálica , como fio de cobre de bobinas.
.Use luvas para não queimar as mãos na linha.
.Olhe bem onde pisa , especialmente para trás.
.Cuidado com ruas e lugares movimentados.
.Atenção com motos e bicicletas: a linha pode ser perigosa para elas.
.Não use linha cortante(cerol).É facílimo cortar as pessoas com elas, e inclusive você mesmo.
. Não empine pipas sobre lajes e telhados , pois uma queda poderá ser fatal.
Qual é o melhor título para o texto que você leu?
a)( ) Dicas de segurança para empinar pipas. b)( )
Como usar o vento para empinar pipas.
c)( ) Roupas e equipamentos para soltar pipas. d)( )
O que você
deve usar para empinar pipas.
Luvas devem ser usadas para:
a)( ) enroscar as linhas metálicas b)( )
proteger as mãos de queimaduras
c)( ) segurar os fios telefônicos e elétricos d)( )
desenroscar a pipa dos fios elétricos
A linha pode ser perigosa para motos e bicicletas porque:
a)( ) as crianças são muito distraídas. b)( )
os motoqueiros dirigem sem atenção.
c)( ) pode causar algum acidente grave. d)( )
pode ficar molhada com a chuva.
O texto que você leu serve para:
a)( ) contar uma história
b)( ) vender brinquedos
c)( ) divertir as pessoas
d)( ) orientar as pessoas
A alternativa que todas as palavras são paroxítonas é
a)( ) pisa – bicicleta – você b)( )pessoas – pipas – movimentados
c)( ) queimar –
elétricos - lugares
d)( ) praças – parque – futebol
3)Leia o texto abaixo:
PORQUE O GALO CANTA AO AMANHECER?
O galo é um verdadeiro despertador. Ao nascer do dia , ele canta bem alto para avisar ao galinheiro que continua vivo e no comando. O cocoricó tem a função de assustar qualquer desafiante. É o jeito que ele encontrou para controlar seu território. Geralmente, o galinheiro tem um único galo , pois só um sobreviveria à disputa pela liderança.
Marcelo Duarte
De acordo com o texto , o galo canta ao amanhecer:
a)( ) para acordar quem não tem despertador. b)( ) porque só há um galo em cada galinheiro
c)( ) para manter seu poder no galinheiro d)( ) porque precisa avisar que o dia nasceu.
No
trecho”...ele canta bem alto ...” a palavra ele se refere
a)( )ao galo b)(
) ao canto c)( ) ao
cocoricó d)( )ao galinheiro
a)( ) o nome do galo
b)( ) o som que o galo faz
c)( ) a mulher do galo d)(
)o galinheiro
A função do “cocoricó” é
a)( ) chamar as
pessoas
b)( ) assustar qualquer
intruso
c)( ) dizer que é
hora do almoço d)( ) chamar para dormir
Que palavra abaixo é um substantivo comum ?
a)( ) galinheiro b)( ) nascer c)( )ele d)( ) alto
Televisão
Televisão é uma caixa de imagens que fazem
barulho.
Quando os adultos não querem ser incomodados,
mandam as crianças ir assistir à televisão.
O que eu gosto mais na televisão são os
desenhos animados de bichos.
Bicho imitando gente é muito mais engraçado do
que gente imitando gente, como nas telenovelas.
Não gosto muito de programas infantis com
gente fingindo de criança.
Em vez de ficar olhando essa gente brincar de
mentira, prefiro ir brincar de verdade com meus amigos e amigas.
Também os doces que aparecem anunciados na
televisão não têm gosto de coisa alguma porque ninguém pode comer uma imagem.
Já os doces que minha mãe faz e que eu como
todo dia, esses sim, são gostosos.
Conclusão: a vida fora da televisão é melhor
do que dentro dela.
·
O trecho em que se percebe que o narrador é uma criança é:
(A) “Bicho imitando gente é muito mais engraçado do que gente imitando
gente, como nas telenovelas.”
(B) “Em vez de ficar olhando essa gente
brincar de mentira, prefiro ir brincar de verdade...”
(C) “Quando os adultos não querem ser incomodados, mandam as crianças ir
assistir à televisão.”
(D) “Também os doces que aparecem anunciados na televisão não têm gosto
de coisa alguma...”
Continho
Era uma vez um menino triste,
magro e barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na
poeira do caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.
— Você, aí, menino, para onde vai
essa estrada?
— Ela não vai não: nós é que
vamos nela.
— Engraçadinho duma figa! Como
você se chama?
— Eu não me chamo, não, os outros
é que me chamam de Zé.
MENDES
CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler - Crônicas.
São Paulo: Ática, 1996, v.
·
Há traço de humor no trecho
(A) “Era uma vez um menino triste, magro”. (l. 1) (B) “ele estava sentado na poeira do
caminho”. (l. 2)
(C) “quando passou um vigário”. (l. 2-3) (D) “Ela não vai não: nós é que vamos nela”.
(l. 5)
Feias, sujas e imbatíveis
(Fragmento)
As baratas estão na Terra há mais
de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos pólos e podem
ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar?
Férias, sol e praia são alguns
dos bons motivos para comemorar a chegada do verão e achar que essa é a melhor
estação do ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe: as
baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam
a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e,
claro, para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.
Nessa época do ano, as chances de
dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber
água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores.
Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, Nº 151, Fev. 2004, p.26.
·
No trecho “Vai encarar?” (l.2), o ponto de interrogação tem o efeito de
(A) apresentar.
(B) avisar.
(C) desafiar. (D) questionar.
O hábito da leitura
“A criança é o pai do homem”. A
frase, do poeta inglês William Wordsworth, ensina que o adulto conserva e
amplia qualidades e defeitos que adquiriu quando criança. Tudo que se torna um
hábito dificilmente é deixado. Assim, a leitura poderia ser uma mania
prazerosa, um passatempo.
Você, coleguinha, pode descobrir
várias coisas, viajar por vários lugares, conhecer várias pessoas, e adquirir muitas
experiências enquanto lê um livro, jornal, gibi, revista, cartazes de rua e até
bula de remédio. Dia 25 de janeiro foi o dia do
Carteiro. Ele leva ao mundo inteiro várias notícias, intimações,
saudades, respostas, mas tudo isso só existe por causa do hábito da leitura. E
aí, vamos participar de um projeto de leitura?
CORREIO BRAZILIENSE, Brasília, 31 de janeiro de 2004. p.7.
·
No trecho “Ele leva ao mundo inteiro várias notícias...” (? . 8), a
palavra sublinhada refere-se ao
(A) carteiro. (B) jornal (C) livro. (D) poeta.
Texto I
Os
cerrados
Essas terras planas do planalto central escondem muitos riachos, rios e cachoeiras.
Na verdade, o cerrado é o berço das águas. Essas águas brotam das nascentes de
brejos ou despencam de paredões de pedra. Em várias partes do cerrado
brasileiro existem canyons com cachoeiras de mais de cem metros
de altura!
SALDANHA, P. Os cerrados . Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.
Texto II
Os Pantanais
O homem pantaneiro é muito ligado à terra em que vive. Muitos moradores
não pretendem sair da região. E não é pra menos: além das paisagens e do mais
lindo por-do –sol do Brasil Central, o Pantanal é um santuário de animais
selvagens. Um morador do Pantanal do rio Cuiabá, olhando para um bando de aves,
voando sobre veados e
capivaras, exclamou: “O Pantanal parece com o mundo no primeiro dia da
criação.”
SALDANHA, P. Os pantanais. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
·
Os dois textos descrevem
(A) belezas naturais do Brasil Central. (B) animais que
habitam os pantanais.
(C)
problemas que afetam os cerrados. (D) rios e
cachoeiras de duas regiões.
EVA
FURNARI
EVA FURNARI - Uma das principais figuras da
literatura para crianças. Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou
ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo. Desde muito jovem, sua atração
eram os livros de estampas --e não causa estranhamento algum imagina - Ia envolvida
com cores, lápis e pincéis, desenhando mundos e personagens para habitá-Ios...
Suas habilidades criativas encaminharam-na,
primeiramente, ao universo das Artes Plásticas expondo, em 1971, desenhos e
pinturas na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna, em uma mostra
individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da
USP, formando-se no ano de 1976. No entanto, erguer prédios tornou-se pouco atraente
quando encontrou a experiência das narrativas visuais.
Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histórias sem
texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi
lançado pela Ática, em 1980, Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo,
premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil .
Ao longo de sua carreira, Eva
Furnari recebeu muitos prêmios, entre eles contam o Jabuti de "Melhor
Ilustração" --Trucks (Ática, 1991), A bruxa Zelda e os 80
docinhos (1986) e Anjinho(1998) --setes láureas concedidas pela
FNLlJ e o Prêmio APCA pelo conjunto de sua obra.
http:llcaracal. imaginaria. cam/autog rafas/evafurnari/index. html
·
A finalidade do texto é
(A) apresentar dados sobre vendas de livros. (B) divulgar os
livros de uma autora.
(C) informar sobre a vida de uma autora. (D) instruir sobre
o manuseio de livros.
O disfarce dos bichos
Você já tentou pegar um galhinho seco e ele virou bicho, abriu asas e
voou? Se isso aconteceu é porque o graveto era um inseto conhecido como "bicho-pau".
Ele é tão parecido com o galhinho, que pode ser confundido com o graveto.
Existem lagartas que se parecem
com raminhos de plantas. E há grilos que imitam folhas.
Muitos animais ficam com a cor e
a forma dos lugares em que estão. Eles fazem isso para se defender dos inimigos
ou capturar outros bichos que servem de alimento.
Esses truques são chamados de mimetismo,
isto é, imitação.
O cientista inglês Henry Walter
Bates foi quem descobriu o mimetismo. Ele passou 11 anos na selva amazônica estudando
os animais.
MAVIAEL MONTEIRO, JOSÉ. Bichos que usam disfarces para defesa. Folhinha, 6
nov.1993.
·
O bicho-pau se parece com
(A) florzinha seca.
(B) folhinha verde.
(C) galhinho seco.
(D) raminho de planta.
Leia o texto e responda à
questão.
O MENINO, O BURRO E O CACHORRO
Um menino foi buscar lenha
na floresta com seu burrico e levou junto seu cachorro de estimação. Chegando
ao meio da mata, o menino juntou um grande feixe de lenha, olhou para o burro,
e exclamou:
-Vou colocar uma carga de
lenha de lascar nesse burro! Então, o jumento virou-se para ele e respondeu:
- É claro, não é você quem
vai levar!
O menino, muito admirado
com o fato de o burro ter falado, correu e foi direto contar tudo ao seu pai.
Ao chegar em casa, quase sem fôlego, disse:
- Pai, eu tava na mata,
juntando lenha e, depois de preparar uma carga para trazer, eu disse que ia
colocar ela na garupa do burro. Acredite se quiser, ele se virou pra mim e
disse: "É claro, não é você quem vai levar!".
O pai do menino olhou-o de
cima para baixo e, meio desconfiado, repreendeu-o:
- Você tá dando pra mentir agora? Onde já se
viu tal absurdo? Animais não falam! Nesse momento, o cachorro que estava ali
presente saiu em defesa do garoto e falou:
- É verdade, eu também
estava lá e vi tudinho!
Assustado, o pobre
camponês, julgando que o animal estivesse endiabrado, pegou um machado que
estava encostado na parede e ergueu-o para ameaçá-lo.
Foi então que aconteceu
algo ainda mais curioso. O machado começou a tremer em suas mãos, e, então,
virou-se para ele e disse:
- O senhor tenha cuidado,
pois esse cachorro pode me morder!
Fonte: O MENINO, o burro e o cachorro. In: Contos populares
ilustrados.
·
A fala
"O senhor tenha cuidado, pois esse cachorro pode me morder!" foi dita
pelo
(A) burro. (B) pai. (C) menino. (D)
machado.
Leia o texto e responda à questão.
AS
ESTRELAS
Numa das noites daquele
mês de abril estava Dona Benta na sua cadeira de balanço, lá na varanda, com
olhos no céu cheio de estrelas. A criançada também se reunira ali.
Súbito, Narizinho, que
estava em outro degrau da escada fazendo tricô, deu um berro.
-Vovó, Emília está botando
a língua para mim!
Mas Dona Benta não ouviu.
Não tirava os olhos das estrelas. Estranhando aquilo, os meninos foram se
aproximando. E ficaram também a olhar para o céu, em procura do que estava
prendendo a atenção da boa velha.
- Que é vovó, que a senhora está vendo lá em
cima? Eu não estou enxergando nada. - disse Pedrinho. Dona Benta não pôde
deixar de rir-se. Pôs nele os óculos e puxou-o para o seu colo e falou:
- Não está vendo nada, meu filho? Então olha
para o céu estrelado e não vê nada?
- Só vejo estrelinhas. - murmurou o menino.
- E acha pouco, meu filho?
·
A história
contada se passa
(A) na
varanda da casa de Dona Benta. (B) na imaginação de
Emília.
(C) na
cozinha de Tia Anastácia. (D) no céu
inventado de Pedrinho.
Leia o texto e responda à questão.
Coqueiros 20-3-1936
Prezado
senhor Monteiro Lobato
Agradeço imensamente a sua
carta que muito me alegrou. Idéias boas como as da Emília não tive, mas
gostaria que o senhor escrevesse mais algumas histórias de aventuras em que apareça
Peter Pan.
Esta é a minha idéia:
Um dia, Pedrinho estava
passeando no terreiro quando ouviu um zunido. Era Peter Pan que chegara da
Terra do Nunca e vinha convidar os meninos para ir até lá. Depois de vários
preparativos, partiram sem o con-sentimento de dona Benta que, como de costume,
ficava horrorizada com essas viagens. Logo que lá chega-ram começou uma série
de aventuras. Eis, pois, as minhas idéias, que eu não acho tão boas como as da
Emília, mas talvez sirvam.
Queira
aceitar um abraço da amiguinha
Tagea Bjórnberg
Fonte: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto de Estudos
Brasileiros. Arquivo Raul de Andrada e Silva. São Paulo, USP
·
A parte da
carta que apresenta uma despedida é:
(A)
"Prezado senhor Monteiro Lobato". (B) "Esta
é a minha idéia".
(C)
"Queira aceitar um abraço da amiguinha". (D) "Tagea
Bjórnberg".
Leia o texto
e responda à questão.
MELHORES AMIGOS DA CIÊNCIA
Cães
farejadores ajudam cientistas a saber mais sobre animais ameaçados de extinção
É ainda madrugada quando
Mason, Ally, Marvín e Gator saem para o trabalho. Apesar de terem pela frente
de cinco a sete horas de labuta, os quatro não estão nem um pouco desanimados.
Ao contrário: parecem em-polgados em começar mais um dia de atividades no
Parque Nacional das Emas, em Goiás, embora a tarefa que os aguarde,
aparentemente, não seja das mais entusiasmantes.
Os quatro têm quê
localizar fezes de animais ameaçados de extinção, como o tamanduá-bandeira e a
onça-pintada. O cocô, acredite se puder, é material fundamental para uma
pesquisa que está sendo realizada por uma cientista americana na região, com o
apoio de instituições brasileiras. Mas se você pensa que Mason, Ally, Marvin e
Gator são também pesquisadores, cuidado para não ficar de queixo caído: na
verdade, os quatro são cães farejadores - grandes amigos do homem que, agora,
também se tornaram aliados da ciência.
Fonte: Melhores amigos do homem. In: Revista Ciência Hoje das
Crianças. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/124507> Acesso em: 25 jul. 2008.
·
Assinale a
alternativa em que se evidencia uma opinião da enunciadora.
(A)
Os quatro cães farejadores saem de madrugada para o trabalho.
(B)
Os quatro cães farejadores trabalham de cinco a sete horas diárias.
(C)
A atividade de Mason, Ally, Marvin e Gator não é muito entusiasmante.
(D)
As fezes de alguns animais em extinção constituem importante material de
pesquisa.
Leia o texto e responda à questão.
VOCÊ SABIA? A HISTÓRIA DA DENGUE NO BRASIL E NO MUNDO
Desde o final do século 18,
já eram registradas epidemias com descrição seme-lhante à da dengue na América
do Norte e na Ásia. No entanto, o nome, que quer di-zer, "câimbra súbita
causada por espíritos maus", só foi utilizado pela primeira vez em 1827
durante um surto da doença no Caribe.
Acredita-se que o mosquito
Aedes aegypti, que também é vetor do vírus da febre amarela urbana,
tenha chegado ao Brasil no período colonial. Os primeiros casos
remontam a 1846. Devido às fortes dores musculares e nas
articulações, por aqui a doença recebeu o nome popular de "febre
quebra-ossos".
Durante muito tempo, o
combate aos focos do mosquito no Brasil esteve relacionado à luta contra a
febre amarela que, diferentemente da dengue, possui vacina eficaz. Hoje,
enquanto esta se restringe a alguns Estados, em áreas de mata, a dengue se faz
presente em quase todo o território nacional, sendo que aproximadamente 50% dos
casos notificados localizam-se na região sudeste.
No mundo, a doença acomete
mais de cem países em todos os continentes, exceto a Europa.
Fonte: A
HISTÓRIA da dengue no Brasil e... Nova Escola, São Paulo, n. 216, out.
2008. Você sabia?. Fragmento.
·
As seguintes
indicações presentes no texto,"18","1827"e"1846",
apresentam
(A) as
épocas em que a dengue apareceu. (B) o número
de pessoas com dengue.
(C) a
quantidade de vezes em que a dengue surgiu. (D) os lugares em que a dengue
surgiu.
Leia o texto
e responda à questão.
PIADINHA DE ESCOLA
Professora:
- Roberto,
conjugue o verbo ir no presente.
- EU...VOU,
tu...vais, ele...vai...
- Mais
rápido, mais rápido!
- Nós corremos, vós correis, eles correm!
·
O efeito de
humor do texto é provocado pelo fato de
(A) Roberto
não saber conjugar o verbo ir.
(B) a
professora pedir para Roberto conjugar o verbo ir.
(C) a
professora pedir para Roberto falar mais rápido.
(D) Roberto entender de forma equivocada o pedido da professora.
UM TRUQUE GELADO
Faça este truque para seus amigos.
Você só vá precisar de um cubo de gelo dentro de um copo com água,
sal e um pedaço de barbante.
1 - Molhe o barbante com água,
2 - Passe bastante sal ao redor do barbante.
3 - Espalhe sal também sobre o cubo de gelo que está na água
4.Segure numa ponta do barbante e coloque a outra ponta sobre o
cubo de gelo, bem encostada.
5. Espere um minuto.Então, puxe o barbante.
Tchan,tchan,
tchan TCHANH!
·
O uso da
palavra só no começo do texto dá a entender que
(A) é complicado conseguir todo o
material. (B) é perigoso
fazer esse truque sozinho.
(C) será difícil ajuntar os
objetos necessários. (D)
será necessária pouca coisa para o truque.
Leia o texto para responder à questão.
CONTINHO
Era uma vez um menino triste, magro e
barrigudinho. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do
caminho, imaginando bobagem, quando passou um vigário a cavalo.
- Você, aí, menino, para onde vai essa estrada?
- Ela não vai não: nós é que vamos nela.
- Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
- Eu não me chamo, não, os outros é que me
chamam de Zé.
Fonte:
MENDES CAMPOS, Paulo, Para gostar de ler-Crônicas. São Paulo: Ática,
1996, v. 1 p. 76.
·
Há traço de
humor no trecho
(A)
"Era uma vez um menino triste, magro". (B) "ele estava sentado na
poeira do caminho",
(C)
"quando passou um vigário". (D)
"Ela não vai não: nós é que vamos nela".
Leia com
atenção :
ZÉ DO CRAVO
Zé do
Cravo se chamava Zé da Silva até que arranjou um cravo no pé, que doía o bastante
para fazer mancar. Foi aí que ganhou o apelido. E gostou. Comprou um paletó de
segunda mão e passou a usar um cravo na lapela. Pois bem. Ele se apaixonou pela
Rosa assim que soube seu nome. De cara, a pediu em casamento.
Casaram?
Que nada! Namoram e brigam. Brigam e namoram. Há anos. Põe anos nisto. Há
décadas! A última briga foi debaixo de uma sacada. O Cravo saiu ferido e a Rosa
despedaçada. O Cravo ficou doente. A Rosa
foi visitar. O Cravo teve um desmaio e a Rosa pôs-se a chorar.
O
GATO MUDO
Naquele
dia, 19 de janeiro de 1981, às 6:15 da tarde, Zé do Cravo subia o morro quando
parou para conversar com Dona Xica, que carregava no colo o seu gato mudo.
O assunto
foi: medo de ladrão, falta de dinheiro, o preço do salame e o tanto que o gato
gostava de salame. Conversaram mais ou
menos meia hora e meia.
Zé do
Cravo se despediu e seguiu para sua casa. Lá, encontrou a janela aberta, a
geladeira vazia e um bilhete em código. Ficou tão furioso que começou a
gaguejar. Só que em vez de gaguejar no princípio, como é corrente, gaguejava no
final:
- Eu mato-to-to esse ladrão de sala-me-me! -
gritava com um pedaço de pau na mão. Neste instante apareceu na janela o gato
mudo da Dona Xica.
NA DELEGACIA
Ainda
transtornado pela raiva, Zé do Cravo depôs na delegacia:
- Atirei
o pau no gato-to-to, mas o gato-to-to não morreu-reu-reu... E o resto vocês já
sabem.
Fonte: LAGO, Angela. Uni duni
e té.Belo Horizonte: Compor, 1996.
·
O
texto é engraçado, pois a autora usa personagens e trechos
(A) de
cantigas de roda. (B) de desenhos
animados. (C) de filmes do cinema. (D) de
novelas da TV.
Leia o texto e responda à questão.
BOLHAS DE
SABÃO
A beleza,
os formatos e as cores das bolhas de sabão encantam muita gente. Uma
caracte-rística superbonita, que encanta todo mundo, são as cores que se
distribuem na película de sabão. Se você fizer bolhas perto da luz, verá um
verdadeiro arco-íris!
O
primeiro passo é conseguir pedaços de arame, se possível, encapados. Depois,
prepare uma solução de água e sabão. E muita, muita criatividade. Deixe a
imaginação correr, crie bolhas maiores, menores, das mais variadas formas...
Fonte: BOLHAS de sabão. Ciência Hoje das
Crianças, Rio de Janeiro, ano 12, n. 88, p. 9-10, jan./fev. 1999.
·
No
texto percebemos que o autor se refere diretamente ao leitor em
(A) "Se
você fizer bolhas perto da luz verá um verdadeiro arco-íris!".
(B)
"Uma característica super bonita, que encanta todo mundo".
(C) "As
cores das bolhas de sabão encantam muita gente".
(D) "O
primeiro passo é conseguir pedaços de arame".
Leia o texto e responda à questão.
O MÁGICO ERRADO
Arquibaldo era um mágico. Exatamente. Um
homem capaz de realizar maravilhas. Ou de maravilhar outras pessoas, se
preferir. Mas havia um probleminha. E probleminha é modo de dizer, porque ele
achava um proble-mão. Arquibaldo era um mágico diferente. Um mágico às avessas,
sei lá como dizer.
Esse era
o problema de Arquibaldo. Ele não sabia. Não conseguia, por mais que se
concentrasse. Ele tirava bichos da cartola e do lenço. Era capaz de passar o
dia inteirinho tirando bichos. Mas, se falasse: "Vou tirar..." Pronto! Tirava tudo
que era bicho, menos o bicho anunciado. Por isso, andava tristonho da vida.
Arquibaldo
recordava-se dos espetáculos no circo. Embora preferisse nem lembrar. O
apresentador apresentava com ar solene e voz emocionada.
- E
agora, com vocês, Ar-qui-bal-do, o maior mágico do mundo!
Fonte: GALDINO, Luiz. O mágico errado. São Paulo: FTD, 1996.
Adaptado.
Observe:
- E agora, com vocês, Ar-qui-bal-do, o
maior mágico do mundo!
·
A
palavra grifada foi dividida em sílabas para
(A)
Imitar o modo como o apresentador fala em circo.
(B)
Explicar direito como se pronuncia o nome Arquibaldo.
(C)
Criar uma dúvida sobre os poderes do mágico.
(D) Indicar que a mágica será muito perigosa.
Leia o texto para responder à questão.
O FIO DA MEADA
Acabou percebendo que o
tal fio só era perdido quando, no meio de uma história ou conversa, alguém
vinha com qualquer pergunta ou assunto diferente. Era o bastante:
- Viu? Agora perdi o
fio da meada... reclamava o contador do caso.
Uma noite, olhos bem
abertos, resolveu interromper a mãe, que contava uma 5 história para ele
dormir. Não demorou muito e ela
exclamou:
- Droga! Perdi o fio da
meada.
Fonte:
GAMA, Rinaldo. Folhinha, FolhadeS. Paulo, 6 nov. 1983.
A expressão "perdi o
fio da meada" significa que a mãe
(A) contou uma mentira. (B) desistiu do que ia
falar.
(C) esqueceu o que ia dizer. (D) quis enganar o menino.
Leia o texto e responda à questão.
O MENINO DE BRODÓSQUI
Desde pequeno Cândido
Portinari, o Candinho, gostava de desenhar. Nasceu em Brodósqui, uma pequena
cidade do interior de São Paulo. Todos apreciavam muito seus desenhos: seus
professores, seus colegas e até o padre da cidade. Ainda não tinha 10 anos
quando ajudou a pintar as estrelinhas do teto da igreja.
Com 15 anos, pegou o trem
e viajou para o Rio de Janeiro, para apren-der mais sobre pintura e desenho. Aos 26 anos, ganhou o Prêmio de Viagem
da Exposição Geral de Belas Artes e foi para a França. Durante o tempo que
passou lá, não parou de pensar no Brasil, na sua cidade e nas histórias de sua
infância. Quando voltou, pintou uma porção de quadros, que mostram os
trabalhadores e os jogos infantis.
Portinari pintou tanto,
que as tintas lhe fizeram mal, envenenando-o. Ele morreu e deixou mais de 4 000
obras, entre desenhos, gravuras, pinturas e murais, no Brasil e no exterior.
Fonte:
BRASIL Ministério da Cultura; SESC. Trabalho e jogo. Brasília, DF,
[2005?] Com cortes.
·
O trecho
"Durante o tempo que passou lá, não parou de pensar no Brasil, na sua
cidade e nas histórias de sua infância."significa que, quando estava na
França, Portinari pensava no Brasil .
(A) de vez em quando. (B) muitas vezes.
(C) o tempo todo. (D)
poucas vezes.
Leia o texto e responda à
questão.
A ÁRVORE DO DINHEIRO
Um dia de manhã, vendo-se
apertado com a falta de dinheiro, Pedro Malasartes arranjou, com uma velha, um
bocado de cera e algumas moedas de vintém, e caminhou por uma estrada afora.
Chegando ao pé de uma árvore, parou e pôs-se a pregar os vinténs à folhagem,
com a cera que levava.
Não demorou muito a
aparecer na estrada um boiadeiro; e como o sol, já então levantado, fosse
derretendo a cera e fazendo cair as moedas, Malasartes apanhava-as avidamente.
O boiadeiro, curioso, perguntou-lhe o que fazia, e o espertalhão explicou que
as frutas daquela árvore eram moedas legítimas, e que ele as estava colhendo.
O homem mostrou desejos de
ficar com a árvore encantada e, engambelado por Malasartes, acabou trocando-a
pelos boizinhos. Depois Malasartes pôs-se ao fresco, levando os bichos, e o
boiadeiro ficou a arrecadar os vinténs que tombavam. Os vinténs acabaram-se
logo, e o triste compreendeu que havia sido enganado.
Fonte:
AMARAL, Amadeu. A árvore do dinheiro. In: Ciência Hoje das Crianças, Rio
de Janeiro, ano 6, n. 34, dez.1993.
·
No texto, o
personagem Pedro Malasartes é caracterizado como aquele que é o
(A) curioso. ( B) intrometido. (C) astuto. (D)
indiscreto
Leia o texto e responda às questões
PAI E
MÃE DIVIDEM RESPONSABILIDADES COM GUARDA COMPARTILHADA
Pai para um lado, mãe para
o outro, e o filho, como fica? Em geral, quando os pais se separam, a criança
fica com a mãe e só vê o pai de 15 em 15 dias. Mas não precisa ser assim.
Uma lei, que passou a
valer recentemente, mostra uma outra forma de lidar com filhos de pais
separados que alguns ex-casais já usam: a responsabilidade sobre o filho não
tem que ser só da mãe.
O nome é complicado,
"guarda compartilhada", mas é fácil de entender: é que o pai também
pode estar mais pertinho do dia a dia do filho, em vez de só levá-lo para
passear e brincar no fim de semana.
Os irmãos Vinícius
Mendonça Costa, 9, e Otávio, 6, passam parte da semana na casa da mãe, Ana
Tereza Toni, e a outra parte, na casa do pai, Gilberto Costa. Quando é dia de
estar com a mãe, surpresa! Quem vai buscar as crianças na escola é o pai, e
vice-versa. Assim, diz Ana, "nos vemos todos os dias".
Vinícius gosta do
esquema:" É bom ter duas casas, a gente tem tudo em dobro e mais amigos
diferentes". E se fosse para ver o pai só às vezes? "Eu iria ficar
com saudade, querer saber como ele está. E ele também."
Mas Otávio prefere a casa da
mãe. "Ele pergunta sempre se é dia de ir à casa dela", entrega o
irmão.
Os pais de Amanda Marciano
Rodrigues Paulino, 10, também são separados, mas ela não fica mudando de casa. Ela mora com a mãe em Goiânia (GO) e o pai
dela vive em São Paulo.
Mas, graças ao "kit" MSN, Skype e
telefone, eles se falam todos os dias. "Meu pai não pode vir para cá
direto, mas, assim, me ajuda nas lições, tira as minhas dúvidas. E divido as
coisas da minha vida com os dois, porque eu não amo só um deles", conta.
Fonte: LAGO, Paula. Pai e mãe
dividem... Folha deS. Paulo, São Paulo, 9 ago. 2008. Folhinha.
Fragmento.
·
No trecho
"Quando é dia de estar com a mãe, surpresa! Quem vai buscar as crianças na
escola é o pai, e vice-versa", a expressão destacada significa que
(A) a mãe
busca as crianças todos os dias na escola.
(B) no dia de estar com o pai, a mãe busca as
crianças na escola.
(C) no dia
de estar com o pai, o pai busca as crianças na escola.
(D) o pai
busca as crianças todos os dias na escola.
·
De acordo
com o trecho "graças ao 'kit' MSN, Skype e telefone, eles se falam todos
os dias", ficamos sabendo que pai e filha se falam
(A) pessoalmente e por computador todos os
dias. (B) pessoalmente e por
computador de vez em quando.
(C) por computador de vez em quando. (D) por computador
todos os dias.
LENDA DA
GALINHA ASSOMBRADA
Certa vez, uma
galinha chocava sob um limoeiro frondoso. De repente, desprendeu-se do limoeiro
um limãozinho murcho que caiu-lhe mesmo
em cima da crista.
Espanto!
Alarma!
A galinha
imaginou que aquilo poderia ser o fim do mundo e fugiu, correndo como louca.
Encontrou o
galo e comunicou-lhe:
_Chefe amigo,
o mundo vai acabar! Corramos!
O galo tomou
um choque brutal.
_Vai acabar
mesmo. Caiu uma bola do céu mo meu cocuruto...
E, sem dar tempo ao galo de refletir, a desmiolada
arrastou-o numa correria louca, ouvindo-se angustiosos cocorocós. Encontraram o
pato que grasnava feliz e descuidado.
_Pato amigo,
corramos, que o mundo vai acabar! Caiu uma bola do céu no cocuruto da galinha.
O galo falou,
o pato obedeceu e saiu aflito, acompanhando os dois.
Mais adiante
encontraram um pavão bonito, vaidoso, revirando-se, como príncipe da elegância.
_Pavão amigo,
corramos, que o mundo vai acabar! Caiu uma bola do céu no cocuruto da galinha.
O pavão,
esquecido de si mesmo, fugiu acompanhando os três, na carreira sem destino.
Ao cabo de
meia hora, toda a população de aves desfilava atrás da galinha maluca, que
fugia do fim do mundo.
Por fim
encontraram a raposa.
O galo
contou-lhe aflito:
_Caiu uma bola
do céu no cocuruto da galinha e o mundo vai acabar.
A raposa,
esperta, fingiu nada ignorar e disse séria:
_Amigos, eu já
sabia disso. Também no meu cocuruto caiu uma bola do céu. Mas eu tenho uma
casinha aqui perto, onde todos estarão fora de perigo. Venham.
Inconscientes,
as aves seguiram-na.
A raposa,
esperta, prendeu-as todas, e teve bons petiscos para vários dias...
E o mundo
acabou mesmo...
(Nair Starling.
Nossas Lendas. Livraria Francisco Alves)
01. A galinha comunicou ao
chefe que o mundo ia acabar. O chefe era
( A ) a
raposa. ( B
) o galo. ( C ) o pavão. ( D ) o pato.
02. O objeto que caiu do céu no cocuruto da galinha era
( A )um meteoro. ( B )Uma bola de
futebol.
( C )um limão murcho. ( D )Uma peça que se desprendeu de um avião.
03. A palavra cocuruto
( A )significa no alto da cabeça. ( B
)Imita o canto das galinhas.
( C )Foi inventada
pela autora do texto.
( D )É um sinônimo de cacareco.
04. “Inconscientes, as aves seguiram-na”. A
palavra grifada refere-se
(A) as
aves. (B) a raposa. (C) a galinha. (D) a bola que caiu do céu.
05. No l6º parágrafo, a frase “O galo contou-lhe aflito”,
refere-se ao fato de nesse momento, o galo ter contado os acontecimentos
(A) ao pato. ( B )ao pavão. ( C )a
galinha. ( D )
a raposa.
06. O que a raposa fez as aves?
( A )Comeu todas
elas.
( B ) Manteve-as presas enquanto havia perigo.
( C ) Ajudou-as a escapar do fim do mundo. ( D )Acalmou-as, ajudando-as
a ir para suas casas.
07. Na frase final “E o mundo acabou mesmo...” as reticências querem dizer que
( A )no final das contas a galinha tinha razão.
( B )O mundo, de forma alguma, acabou.
(C )O mundo acabou para aquelas que caíram na armadilha
da raposa.
( D )O mundo acabou para a galinha, que ficou desmoralizada.
08. O comportamento da galinha indica
( A )cautela. ( B )Burrice. ( C )Inteligência. ( D )Esperteza
TINTA
INVISÍVEL
Você vai precisar de:
_suco de limão
_papel branco
Coloque o suco de limão em um palito ou potinho
Cuidado para não deixar cair em sua pele,
porque o suco de limão pode causar manchas .
Molhe o pincel ou o palito no suco e escreva o recado no papel branco, Entregue a mensagem a um
amigo. Para ler , ele vai ter de aproximar o
papel de uma lâmpada acesa, até
que o calor faça as letras aparecerem.
09_Esta
receita ensina:
( A )Como
redigir mensagens que não podem ser lidas.
( B )Como
escrever recados utilizando palitos.
( C )Porque
o suco de limão pode causar manchas na
pele
( D )O que
fazer para escrever e ler mensagens escritas com suco de limão
10-A palavra invisível quer dizer:
(A) irreal
(B) disfarçado (C) que
não vê (D) secreto
Caminhão
entala sobre viaduto da zona leste
Um caminhão ficou enlatado ontem no Viaduto Bresser, no sentido bairro Radial
Leste. De acordo com a companhia de Engenharia de tráfego (CET), o incidente
causou congestionamento na via , desde o Viaduto 31 de Março até o local, durante 1h20. A
altura máxima sob o viaduto é de 4
metros. A CET não soube informar
a altura do caminhão nem o que ele
transportava. Ninguém ficou ferido.
(O Estado de S. Paulo. 09/10/2001)
11- Em qual
zona da cidade ocorreu o incidente?
(A) norte (B) sul (C) leste (D) oeste
12-O
incidente ocorreu porque:
( A )A altura do caminhão era superior ao vão do viaduto
( B )
Havia um enorme congestionamento no local
( C
) O caminhão derrapou numa mancha de
óleo existente na pista
( D )A
CET não soube informar a altura do viaduto
13 – No
título da notícia, a palavra “entala” significa que o caminhão
ficou
( A )com o motor engasgado
( B ) espremido entre duas paredes
( C ) preso num congestionamento. ( D )Impedido
de movimentar-se
O carro de João consome 1 litro de gasolina
a cada 10 quilômetros percorridos. Para ir da
sua casa ao sítio, que fica distante 63
quilômetros, o carro consome
(A) 5,3 ℓ.
(B) 6 ℓ.
(C) 6,3 ℓ.
(D) 7 ℓ.
Uma escola recebeu a doação de 3 caixas de 1 000 livros, mais 8 caixas
de 100 livros, mais 5 pacotes de 10 livros, mais 9 livros. Esta escola recebeu
(A) 3
589 livros.
(B) 3859
livros.
(C) 30
859 livros.
(D) 38
590 livros.
Qual é o maior número que
você pode escrever usando os algarismos 8, 9, 1, 5 e 7 sem repeti-los?
(A)
91 875
(B)
98 715
(C)
98 751
(D)
97 851
Carlos fez esta
multiplicação, mas apagou o resultado.
Faltam 31 dias para o aniversário
de João. Quantas semanas completas faltam para o aniversário dele?
(A) 3
(B) 4
(C) 5
(D) 6
Numa fazenda, havia 524 bois. Na feira de gado, o fazendeiro
vendeu 183 de seus bois e comprou mais 266 bois. Quantos bois há agora na
fazenda?
(A) 507
(B) 607
(C) 707
(D) 727
Adriana vai fazer esta subtração: 679 – 38
O resultado dessa operação será
(A) 299
(B) 399
(C) 631
(D) 641
Fernando tem, no seu cofrinho,
cinco moedas de R$ 0,05, oito moedas de R$ 0,10 e três moedas de R$ 0,25. Que quantia Fernando tem no cofrinho?
(A) R$
1,55
(B) R$
1,80
(C) R$
2,05
(D) R$
4,05
Em Belo Horizonte,
ontem a temperatura máxima foi de 28,3 graus e, hoje, é de 26,7 graus.
De quantos graus é
a diferença entre as duas temperaturas?
(A) 1,4 grau
(B) 1,6 grau
(C) 2,4 graus
(D) 2,6 graus
Leia com atenção.
A ideia principal do texto é
a)( ) alertar sobre o perigo das embalagens
plásticas b)( ) falar sobre o plástico
c)( ) falar sobre a poluição dos rios d)( ) alertar sobre a dengue
Identifique, no texto, o substantivo primitivo
e seu derivado:
a)( ) produtos –
alimentos b)( )
ambiente – alimentos
c)( ) plástico – plastificações d)( )
produtos- embalados
A opção em que todas as palavras
apresentam encontro consonantal é
a)( ) embalados – essas – por
b)( ) recebem – isso – poluir
c)( ) cuidado –
ambiente – embalagens d)( ) produtos – plásticos -
diversificadas
Numa tarde ensolarada, João
e sua mãe saíram a passeio pelas alamedas da vizinhança em direção à praça.
João se divertia pedalando a nova bicicleta que ganhara de Natal, enquanto sua
mãe admirava-o com orgulho.
Lá chegando, a mãe acomodou-se em seu banco predileto enquanto João circulava animadamente ao redor da praça. Por alguns instantes a mãe não o enxergava, oculto pelas grandes árvores cheias de pássaros, mas ficava sossegada, pois conhecia a habilidade de João.
Cada vez que passava pelo banco da mãe, João acenava e ela olhava-o envaidecida.
Depois de passar várias vezes pela mãe, o menino resolveu demonstrar aquilo que tinha aprendido.
- Olhe, mamãe, estou dirigindo a bicicleta sem uma das mãos!
- Muito bem!
Alguns minutos depois, o filho volta dizendo:
- Mamãe, sem as duas mãos!
E a mãe apreensiva, lhe diz:
- Cuidado, querido, não a deixe embalar na descida.
Mais alguns minutos e ela se vira à direita para vê-lo, vindo em sua direção. Agora, equilibrando-se sobre a bicicleta:
- Veja, mãe, sem um pé!
E na volta seguinte:
- Mãããeee, sem os dentes!!
Pobre Joãozinho...
Marque X na resposta certa:
a) O texto fala sobre:
( ) As aventuras de João com sua bicicleta. ( ) O tombo de João.
( ) A mãe de João. ( ) A vida de João
b) A história acontece:
( ) Numa rua movimentada. ( ) Num parque da cidade.
( ) Numa praça. ( ) Numa vila.
c) A mãe de João estava apreensiva por que
( ) O menino não queria ir embora. ( ) O menino poderia cair da bicicleta.
( ) O menino tinha desaparecido. ( ) O menino não sabia andar de bicicleta
d) O texto termina dizendo "Pobre Joãozinho" por que
( ) O menino quebrou a perna. ( ) O menino chorou para mãe.
( ) O menino caiu da bicicleta e quebrou os dentes. ( ) o menino não queria ir embora.
e) O nome João é um substantivo:
( ) próprio ( ) abstrato ( ) comum ( ) derivado
f) A palavra bicicleta é um:
( ) adjetivo ( ) substantivo comum ( ) substantivo composto ( ) verbo
Classifique a sílaba tônica das palavras.
Lá chegando, a mãe acomodou-se em seu banco predileto enquanto João circulava animadamente ao redor da praça. Por alguns instantes a mãe não o enxergava, oculto pelas grandes árvores cheias de pássaros, mas ficava sossegada, pois conhecia a habilidade de João.
Cada vez que passava pelo banco da mãe, João acenava e ela olhava-o envaidecida.
Depois de passar várias vezes pela mãe, o menino resolveu demonstrar aquilo que tinha aprendido.
- Olhe, mamãe, estou dirigindo a bicicleta sem uma das mãos!
- Muito bem!
Alguns minutos depois, o filho volta dizendo:
- Mamãe, sem as duas mãos!
E a mãe apreensiva, lhe diz:
- Cuidado, querido, não a deixe embalar na descida.
Mais alguns minutos e ela se vira à direita para vê-lo, vindo em sua direção. Agora, equilibrando-se sobre a bicicleta:
- Veja, mãe, sem um pé!
E na volta seguinte:
- Mãããeee, sem os dentes!!
Pobre Joãozinho...
Marque X na resposta certa:
a) O texto fala sobre:
( ) As aventuras de João com sua bicicleta. ( ) O tombo de João.
( ) A mãe de João. ( ) A vida de João
b) A história acontece:
( ) Numa rua movimentada. ( ) Num parque da cidade.
( ) Numa praça. ( ) Numa vila.
c) A mãe de João estava apreensiva por que
( ) O menino não queria ir embora. ( ) O menino poderia cair da bicicleta.
( ) O menino tinha desaparecido. ( ) O menino não sabia andar de bicicleta
d) O texto termina dizendo "Pobre Joãozinho" por que
( ) O menino quebrou a perna. ( ) O menino chorou para mãe.
( ) O menino caiu da bicicleta e quebrou os dentes. ( ) o menino não queria ir embora.
e) O nome João é um substantivo:
( ) próprio ( ) abstrato ( ) comum ( ) derivado
f) A palavra bicicleta é um:
( ) adjetivo ( ) substantivo comum ( ) substantivo composto ( ) verbo
Classifique a sílaba tônica das palavras.
sossegada_______________________________
direção________________________________
árvores
______________________________
Natal
________________________________
pássaros
_____________________________
bicicleta________________________________
Leia com atenção.
A BONECA GUILHERMINA
Esta é a minha boneca, a Guilhermina. Ela é uma boneca muito bonita, que faz xixi e cocô. Ela é muito
boazinha
também. Faz tudo o que eu mando. Na hora de dormir, reclama um pouco. Mas
depois que pega no
sono, dorme a
noite inteira! Às vezes ela acorda no meio da noite e diz que está com sede.
Daí eu dou água
para ela. Daí
ela faz xixi e eu troco a fralda dela. Então eu ponho a Guilhermina dentro do armário de castigo.
A Guilhermina
é a boneca mais linda da rua.
Responda de acordo com o texto:
1-
O texto trata, PRINCIPALMENTE:
(A) das
aventuras de uma menina.
(B) das brincadeiras de uma boneca.
(C) de uma
boneca especial. (D) do dia a dia de uma menina.
2-
Quem é a Guilhermina?
(A) A avó da
menina. (B) A boneca de uma
menina. (C) Uma menina. (D) A mãe de uma menina.
3-
Quando a menina afirma que ?A
Guilhermina é a boneca mais bonita da rua?, eu posso concluir que:
(A) Só existe
uma boneca na rua.
(B)
Existem outras bonecas mais bonitas do que a Guilhermina.
(C)
Existem outras bonecas, porém a Guilhermina é a mais bonita.
(D) Todas as
bonecas da rua são bonitas como a Guilhermina.
4-
Quando a menina afirma que ?Mas
quando ela chora, eu não aguento. Eu vou até lá e pego a minha
boneca no
colo?, eu posso concluir que:
(A) A menina tem
raiva da boneca quando ela chora.
(B) A menina fica feliz quando a boneca chora.
(C) A
menina fica nervosa quando a boneca chora. (D)
A menina tem pena da boneca quando ela chora.
5-
Por que a menina diz que a boneca é boazinha?
(A) Porque a
boneca chora a noite toda. (B) Porque a boneca faz xixi e cocô.
(C) Porque
a boneca faz tudo o que a menina manda. (D) Porque a menina troca a
fralda da boneca.
|
Leia o texto com atenção .
Agradecimento
Gostaria
de cumprimentar, com atraso, a revista GALILEU pela reportagem
dossiê “Agua está na hora de poupar” (junho), que me possibilitou uma nota
máxima em um trabalho sabre o racionamento Não só por isso, mas
também por Ter feito o meu grupo entender o assunto e
divulgar para toda a turma a importância da água na nossa vida, Obrigada.
(Thais Correa Pina _
Joinville, SC)
6- O texto lido é:
(A) um
comunicado (B)
uma carta de leitor
(C) um artigo de revista (D) um
trabalho escolar
7- O objetivo do texto é:
(A) elogiar a revista pela matéria publicada
(B) agradecer ao professor pela nota dada ao trabalho sobre
racionamento
(C) cumprimentar os leitores da revista.
(D) Divulgar a todos a importância da água para a vida
8- O
texto foi escrito por:
(A) um leitor , chamado Timóteo. (B) Uma leitora,
chamada Thais
(C) Um professor chamado Galileu. (D) Um grupo de alunos .
9- “...que me possibilitou
uma nota máxima em um trabalho sobre o racionamento” . A palavra
sublinhada refere-se à
(A) Água (C)
revista
(B) nota (D)
autora do texto
b
Leia com
muita atenção.
VIDA MUITO ANTIGA
As
algas marinhas surgiram no mundo há 6000 milhões de anos. São as mais numerosas
plantas do mar e importantes fontes de
oxigênio para a água.
Alguns
tipos de algas são utilizados pela indústria de alimentos para a produção de
sorvetes e balas.
Com
outros se fazem cosméticos. Às vezes as algas
tornam-se tão numerosas que acabam colorindo a água com
substâncias tóxicas. São as chamadas marés vermelhas, que
podem envenenar os peixes e também as pessoas que os comem.
(Mistérios
do Mar. A vida sob as águas.
Coleção DE OLHO NO MUNDO.
Revista Recreio. Nº 15)
10- As algas
marinhas são:
(A) Plantas
que vivem há muito tempo em águas salgadas.
(B) Pequenos
animais marinhos que se juntam em colônias.
(C) Seres
coloridos que aparecem com a maré- cheia.
(D) Organismos
produzidos pela indústria de alimentos e cosméticos.
11-De acordo
com o texto, alguns tipos de algas são utilizados:
(A) para
produzir
veneno. (C)
Pela indústria.
(B) Para
colorir a água do
mar. (D)
para controlar as marés
12-“Com outros se
fazem cosméticos” . A palavra sublinhada refere-se a:
(A) tipos de
marés. (C) peixes.
(B) Marés. (D)
sorvetes e balas.
O Bicho
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947.
1. A expressão “Meu Deus” significa que o autor:
a) ( ) alegrou-se com a cena.
b) ( ) ficou indiferente.
c) ( ) solucionou um problema social.
d) ( ) fiou chocado com o espetáculo.
2. A causa principal da nossa admiração pela poesia é por que:
a) ( ) o autor retratou a cena que humilha a condição humana.
b) ( ) o autor procurou comparar o homem com cães e gatos.
c) ( ) o homem já não vive mais nesse ambiente de miséria.
d) ( ) é falsa a notícia de que a humanidade passa fome.
3. Essa admiração nos dá o sentimento de:
a) ( ) prazer.
b) ( )admiração.
c) ( ) pena.
d) ( ) desprezo.
4. A intenção do autor ao usar a palavra “bicho” parece que:
a) ( ) procurou chamar a nossa atenção para animais do lixo.
b) ( ) a história é mesmo sobre um lixo.
c) ( ) o homem se viu reduzido a condição de animal.
d) ( ) o homem deve ser tratado como animal.
5. O que motivou o bicho a catar restos foi:
a) ( ) a própria fome.
b) ( ) a imundice do pátio.
c) ( ) o cheiro da comida.
d) ( ) a amizade pelo cão.
6. O assunto do texto é:
a) ( ) a imundice de um pátio.
b) ( ) um bicho faminto.
c) ( ) a comida que as pessoas jogam fora.
d) ( ) a triste situação de um homem.
7. Destaque o verbo nesta frase: “Vi ontem um bicho na imundice do pátio.”
8. Este poema serve para:
a) ( ) distrair.
b) ( ) informar sobre um acontecimento.
c) ( ) partilhar um sentimento.
d) ( ) informar sobre a vida de um homem.
9. Esse texto apresenta:
a) ( ) fato.
b) ( ) opinião.
c) ( ) descrição.
Maria Aparecida Rosa Gonçalves - Professores Solidários
Nosaaa em
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