Centro de interesses
(Conteúdo)
|
Competências e
habilidades
|
Objetivos Operacionais
(Estratégia/Metodologia)
|
Recursos
|
Avaliação
|
1º
Bimestre
|
|
|
|
|
Vogais e
consoantes /Sons
e letras
|
Organizar
palavras sob o
critério da
ordem do alfabeto.
Diferenciar
fonema e letra.
Reconhecer que
o número de
letra pode ser
diferente em re
lação ao número
de fonemas
em uma
determinada palavra.
|
Construir um
pequeno mural
com palavras recortadas de
jornais ou
revistas, agrupando-
as em ordem
alfabética.
|
Folha de ofício
colorida, jornal
revistas, cola,
tesoura e livro
didático.
|
Interação com
os demais
alunos, organização,atenção
e realização de
exercícios do
livro didático e tarefas
propostas.
|
Encontros
vocálicos e
classificação
|
Reconhecer a
formação de
vocábulos
através da união de
vogais.
|
Pesquisar em
textos disponi
bilizados(jornais,
revistas e
letras de
músicas) a existên
cia de palavras
com o tema
abordado.
|
Jornais,revista,
letras de músicas e livro didático.
|
Observação e
realização das atividades propostas.
|
Encontros
consonantais e dí
grafos.
|
Reconhecer a
formação de
vocábulos
através da união
de duas
consoantes.
Diferenciar
corretamente
os dígrafos em
relação aos
encontros
consonantais.
|
Produção de cartazes
com
exemplos de palavras que contenham dígrafos
e encon
tros
consonantais.
|
Confecção de
cartaz, folhas
de ofício,
jornais e livro
didático.
|
Análise dos
resultados
referentes as atividades
propostas.
|
Classificação
da palavra quan-
to ao número de sílabas
|
Caracterizar as
palavras de
acordo com sua
quantidade
de sílabas.
|
Caça-palavras
onde estejam
destacadas as
palavras de
acordo com sua
classificação.
|
Folha impressa
com caça-
Palavras.
|
Realização de
exercícios
propostos .
|
Conjugação
verbal( todos os
tempos)
|
Identificar e
flexionar, adéqua
damente
diversos tipos de
verbos .
|
Jogo da
memória.
|
Cartolina,
folha de ofício e li
vro didático.
|
Observar a
exatidão das res-
postas
dispensadas aos exer-
cicios
propostos.
|
Pronome pessoal do caso
reto.
|
Reconhecer e
utilizar adequadamente os pronomes
Em frases e
textos.
|
Jogo da
memória.
|
Cartolina,
folha de ofício e li
vro didático.
|
Observar a
exatidão das res-
postas
dispensadas aos exer-
cicios
propostos.
|
Ortografia
|
|
|
|
|
o/u
lh/li
u/l.
|
Empregar
corretamente as
letras evitando
erros orto-
gráficos.
|
Jogo da forca.
|
Cartolina,
figuras , quadro de
giz.
|
Correção
das atividades e
valorização
quanto à
participação do
educando.
|
2º Bimestre
Construção de
frases/ Tipos
de frases.
|
Caracterizar os
diversos tipos
de frases,
utilizando-as ade-
quadamente.
|
Criar um texto coletivo onde
cada aluno terá que dar continuidade à história, utili-
zando os diversos tipos de frases pedidos.
|
Quadro de giz.
|
Avaliar a atenção dispensada a atividade proposta e a
exatidão nas respostas.
|
|||||
Modo verbal/ Indicativo
|
Flexionar adequadamente
os verbos, de acordo com as
regras gramaticais.
|
Pesquisa em jornais e revistas para identificar em
diferentes textos os verbos.
|
Jornais e revistas.
|
Averiguar a compreensão do
tema e a escrita adequada.
|
|||||
|
|
|
|
|
|||||
Uso do dicionário/ Sinônimo
e Antônimo.
|
Reconhecer a existência de palavras com mesma
significação e também as de sentidos opostos.
|
Jogo do antônimo e sinônimo.
|
Papel ofício, livros e Internet.
|
Avaliação do desenvolvimento dos educandos ao
interagirem com o jogo utilizado.
|
|||||
Pontuação(. , ! ? : __ )
|
Reconhecer os tipos de pontuação , utilizando-os
adequadamente.
|
Produção de textos
e histórias em quadrinhos.
|
Folha impressa, e caderno do aluno.
|
Observação da atenção dispensada para a atividade.
Realização correta dos exercícios propostos.
|
|||||
Substantivos: simples/ composto,primitivo/derivado,
concreto/abstrato.
|
Distinguir adequadamente os diverso tipos de
substantivos.
|
Jogo “ passa ou repassa” Contendo os conteúdos
abordados.
|
Painel confeccionado com cartolina.
|
Observar a
exatidão nas respostas requisitadas.
|
|||||
Gêneros dos substantivos/ comum de dois gêneros
epicenos e sobrecomum.
|
Identificar a forma masculina, feminina e demais formas de um substantivo.
|
Jogo da memória, contendo diversos substantivos.
|
Folha impressa.
|
Através de observação em relação a dinâmica realizada.
|
|||||
Graus do substantivo
|
Identificar a
existência de diversos graus do substantivo.
|
Ditado sorteado – cada aluno sorteará uma palavra e os
alunos deverão escrever o aumentativo
e o diminutivo da mesma.
|
Fichas com palavras.
|
Observar a compreensão do aluno do assunto abordado.
|
|||||
Sílaba tônica: classificação
|
Diferenciar as palavras de acordo com a sílaba tônica.
|
Produzir uma tabela onde os nomes dos componentes da classe
estejam caracterizados quanto a sua sílaba tônica.
|
Folha de ofício colorida, quadro de giz e livro
didático.
|
Realização dos exercícios
propostos na sala de aula.
|
|||||
Ortografia
g/j, s/z, sons do x, am/ ão
|
Conhecer e identificar as variações da Língua
portuguesa.
|
Bingo ortográfico, caça-palavras.
|
Folha impressa,quadro de giz e livro didático.
|
Avaliar o grau de aprendizagem alcançado por meio dos
exercícios propostos.
|
|||||
3º Bimestre
Adjetivos: Pátrios e locução adjetiva.
|
Atribuir adequadamente, características diversas aos
substantivos.
|
Montar um painel com figuras de jornais e revistas,
atribuindo características variadas.
|
Jornais e revistas,tesoura e cola .
|
Averiguar a utilização adequada dos adjetivos e suas locuções
reconhecendo suas funções.
|
Graus do adjetivo.
|
Flexionar os adjetivos adequadamente.
|
Realizar uma pesquisa sobre o tema abordado.
|
Papel almaço e papel ofício.
|
Averiguar a compreensão do tema através
da correção de exercícios requisitados.
|
Numeral.
|
Reconhecer os termos
utilizados para representar valores numéricos.
|
Brincadeira da forca, com a turma dividida em grupos,
utilizando palavras do tema abordado.
|
Quadro de giz, giz colorido e livro didático.
|
Observação da atenção dispensada para a atividade.
Realização correta dos exercícios propostos.
|
Pronomes: tratamento, possessivo, demonstrativo,
oblíquo, indefinidos e interrogativos.
|
Reconhecer e utilizar adequadamente os pronomes.
|
Jogo da memória de pronomes contendo fichas com trechos
de textos do tema abordado no mês.
|
Papel color set, cola e tesoura.
|
Observar a
exatidão nas respostas requisitadas
|
Artigo.
|
Reconhecer os artigos e saber utilizá-los em produções textuais.
|
Realizar uma pesquisa para encontrar a definição de artigos .
|
Livros , Internet ou biblioteca.
|
Avaliar a exatidão das respostas dispensadas.
|
Modo verbal: subjuntivo.
|
Identificar e flexionar, adequadamente os verbos.
|
Textos com o tema abordado no mês.
|
Folha de ofício impressa.
|
Averiguar a compreensão do
tema e a escrita adequada
|
Ortografia
Mal/mau, mas/mais, uso dos porquês
|
Empregar corretamente as letras, evitando erros
ortográficos.
|
Testos com os temas abordados no mês.
|
Folha de ofício impressa.
|
Correção das atividades e valorização quanto a
participação do aluno.
|
4º Bimestre
Modo Verbal: Imperativo.
|
Identificar e flexionar, adequadamente os verbos.
|
Textos com o tema abordado no mês.
|
Folha de ofício impressa.
|
Averiguar a compreensão do
tema e a escrita adequada
|
Classe das palavras:Oração.
|
Identificar os diversos termos de uma oração e
compreender sua função na mesma.
|
Realizar uma pesquisa sobre o tema abordado.
|
Livros diversos ( incluindo os já utilizados em sala de
aula).
|
Verificar a real compreensão do terma abordado através
da correção das atividades propostas.
|
Interjeição.
|
Reconhecer a
existência de uma classe invariável utilizada para expressar sentimentos e
emoções.
|
Criação de um texto narrativo onde sejam incluídas as
falas das personagens.
|
Caderno individual do
aluno e livro didático.
|
Correção das atividades propostas, com enfoque especial
para a criatividade e o uso adequado
da língua.
|
Advérbio.
|
Reconhecer o advérbio como sendo uma palavra que
influencia o sentido de um verbo.
|
Texto com o tema abordado no mês .
|
Folhas de papel impressa.
|
Averiguar a compreensão do tema através da correção de
exercícios requisitados.
|
Preposição.
|
Identificar adequadamente as preposições.
|
Música com as preposições.
|
Caderno individual
do educando e livro didático.
|
Averiguar se o educando reconhece adequadamente as
preposições.
|
Conjunção.
|
Utilizar corretamente as conjunções em produções
textuais.
|
Montar um quadro demonstrativo.
|
Caderno individual do educando, livro didático,
jornais, revistas,tesoura e cola.
|
Observar se o educando reconhece as conjunções e sua
real função, através dos exercícios propostos.
|
Ortografia
Sob/sobre, atrás/traz, a/há,
Isar/izar.
|
Empregar corretamente as letras, evitando erros
ortográficos.
|
Testos com os temas abordados no mês.
|
Folha de ofício impressa.
|
Correção das atividades e valorização quanto a
participação do aluno.
|
Centro de interesses
(Conteúdo)
|
Competências e
habilidades
|
Objetivos Operacionais
(Estratégia/Metodologia)
|
Recursos
|
Avaliação
|
1º
Bimestre
|
|
|
|
|
Sistema de
numeração
decimal:
classes e ordens.
|
Ampliar a
compreensão do
Sistema de
numeração decimal e especialmente sua estrutura;conhecer a classe
dos milhões.
|
Determinação de
quantas ordens há em cada numeral.
|
Cartaz.
|
Realização de
exercícios
propostos.
|
Decomposição de
numerais :
Valor absoluto
e relativo.
|
Determinar o valor
posicional
Do algarismo em
um numeral.
|
Utilização do
quadro valor de
lugar para representação dos numerais indicados.
|
Quadro valor de
lugar.
|
Correção de
atividades propostas.
|
Adição e
Subtração com
prova real.
|
Efetuar as
adições e subtra-
ções com
reserva e recurso, identificando seus termos.
|
Resolução dos
problemas do
cotidiano
usando os conhe-
cimentos
adquiridos.
|
Material
concreto.
|
Utilização de
palitos,botões,grãos e pedrinhas.
|
Sistema
Monetário brasileiro.
|
Identificar
moedas e cédulas que circulam nosso país.
|
Pesquisa de
preços atuais de diversas mercadorias.
|
Montar uma
pequena loja de material escolar.
|
Observar o
desenvolvimento
da compreensão
através do
desenvolvimento
das atividades propostas e da correção.
|
Geometria:
estudo das retas
semi-retas e
segmentos.
|
Desenvolver a
noção e
classificar
figuras
geométricas.
|
Embalagens de
produtos que representam as diversas
formas
geométricas.
|
Montagem de
tipos de figuras geométricas.
|
Através de
figuras.
|
Sólidos
geométricos.
|
Desenvolver a
noção e
classificar sólidos
geométricos.
|
Embalagens de
produtos que representam os diversos s
sólidos
geométricos.
|
Embalagens
diversas.
|
Correção de
atividades propostas.
|
2º
Bimestre
Multiplicação e divisão.
|
Fazer a estimativa de um produto.
Efetuar a divisão de um número.
|
Cálculos de multiplicação e divisão com até três algarismos
.
|
Material concreto
|
Observar o
desenvolvimento
da compreensão
através do
desenvolvimento das atividades propostas e da correção.
|
Múltiplo de um número.
|
Reconhecer e calcular os múltiplos de um número
natural.
|
Representação dos múltiplos de numerais dados em
diferentes exercícios.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Mínimo múltiplo comum.
|
Identificar o MMC.
|
Cálculo do MMc dos números.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Critérios de divisibilidade.
|
Reconhecer os divisores de um número.
|
Cálculo dos divisores dos numerais.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Máximo divisor comum.
|
Identificar o MDC.
|
Exercícios
diversos.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Números primos e compostos.
|
Reconhecer
números primos e compostos.
|
Reconhecer os números primos e compostos.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Expressões numéricas envolvendo as quatro operações(
parênteses, colchetes e chaves ).
|
Calcular expressões numéricas que envolvam as quatro
operações.
|
Resolução de expressões envolvendo as quatro operações.
|
Caderno individual.
|
Observar o
desenvolvimento
da compreensão
através do
desenvolvimento das atividades propostas e da correção.
|
3º Bimestre
Geometria: Polígonos.
|
Desenvolver a noção de classificar polígonos.
|
Montagem de diferentes polígonos.
|
Papel ofício, cola e tesoura.
|
Observar o
desenvolvimento
da compreensão
através do
desenvolvimento das atividades propostas e da correção.
|
Ângulos: classificação.
|
Classificar os ângulos.
|
Resolução de atividades.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Triângulos.
|
Identificar os diferentes tipos de triângulos.
|
Reconhecer em diferentes desenhos os triângulos.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Quadriláteros.
|
Reconhecer os quadriláteros.
|
Confecção de um
Tangram.
|
Folha, tesoura, cola, quadro de giz e livro didático.
|
Observar o
desenvolvimento
da compreensão
através do
desenvolvimento das atividades propostas e da correção.
|
Círculo e circunferência.
|
Identificar círculo e circunferência.
|
Exercícios
diversos.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Frações( tipos, números mistos,frações equivalentes,
comparação de frações e operações com frações).
|
Escrever e ler frações correspondentes às partes em que
o inteiro foi dividido.
Reconhecer frações equivalentes.
Resolver operações com frações.
|
Jogos, bingos de frações.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observar o uso do conhecimento das técnicas de divisão
em atividades propostas.
|
4º
Bimestre
Décimos ,centésimos e milésimos.
|
Perceber que os números decimais se comportam de modo
análogo aos números naturais, com agrupamentos e trocas na base 10.
|
Atividades de representação dos números decimais de
diferentes figuras dadas.
|
Confeccionar
jogos com questões de números decimais.
|
Observar a compreensão
do assunto através da exposição oral do educando .
|
Operações com números decimais.
|
Efetuar, com compreensão, operações com números
decimais,ampliando o conhecimento do sistema de numeração decimal.
|
Atividades com
operações
decimais.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Porcentagem.
|
Usar o vocabulário:desconto,prejuízo e lucro.
|
Resolução de problemas envolvendo porcentagem.
|
Jornais e
revistas para pesquisa em sala de aula.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Medidas de massa.
|
Reconhecer o
grama como unidade fundamental das
medidas de massa.
|
Atividades envolvendo a relação entre as medidas.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observar o
desenvolvimento
da compreensão
através do
desenvolvimento das atividades propostas e da correção.
.
|
Medidas de comprimento.
|
Identificar o metro como a unidade fundamental das
medidas de comprimento.
|
Exercícios
diversos.
|
Folha impressa,fita métrica, quadro de giz e livro
didático.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Superfície:área e metro quadrado.
|
Reconhecer o metro quadrado (m2) como unidade
fundamental das medidas de superfície.
|
Resolução de problemas com medidas.
|
Fita métrica.
|
Observar o
desenvolvimento
da compreensão
através do
desenvolvimento das atividades propostas e da correção.
|
|
|
|
|
|
Centro de interesses
(Conteúdo)
|
Competências e
habilidades
|
Objetivos Operacionais
(Estratégia/Metodologia)
|
Recursos
|
Avaliação
|
1º
Bimestre
|
|
|
|
|
Reconhecendo a
existência
do ar.
|
Reconhecer a
importância do ar para a vida dos seres vivos e, que devemos cuidar bem do
ambiente.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências.
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades.
|
Onde está o ar
?
|
Desenvolver
conhecimentos sobre a atmosfera, percebendo que o ar está presente no
ambiente e ocupa espaço.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências.
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades.
|
O ar em
movimento.
|
Perceber que o
ar existe ,
ocupa lugar no
espaço e pode
ter
movimento.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências.
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades.
|
A ação do vento
na natureza.
|
Reconhecer a
ação do vento
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências.
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades.
|
O som se
propaga pelo ar.
|
Compreender
como o corpo
humano produz e percebe
sons.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências.
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades.
|
O ar garante a
vida.
|
Reconhecer que
sem o ar não
haveria vida.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências.
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades.
|
|
|
|
|
|
2º Bimestre
A superfície da
Terra.
|
Reconhecer
formações
rochosas
encontradas na
natureza.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das
atividades
|
Vestígios de um passado distante.
|
Perceber e compreender
que os elementos que compõe o
planeta Terra estão em constante
transformação.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das
atividades
|
O ambiente das cavernas.
|
Reconhecer a caverna como ambiente, estabelecendo relação entre seus
componentes.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades
|
3º Bimestre
A reprodução das plantas.
|
Ampliar os
conhecimentos
sobre
reprodução de seres
vivos,
diferenciando
exemplos de
reprodução
sexuada e assexuada.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades
|
A reprodução dos animais.
|
Conhecer noções
sobre
fecundação,
relacionando-a
`a formação de
novos
indivíduos.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades
|
As fases do desenvolvimento
humano.
|
Identificar as
mudanças
físicas e comportamentais
que ocorrem no
organismo
do ser humano.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades
|
Sistemas
reprodutores.
|
Conhecer
algumas
características
e funções de
órgãos que formam os sis-
temas
genitais masculino e feminino.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades
|
4º
Bimestre
De olho no céu – O universo
|
Perceber que o conhecimento científico é produto de
estudos, pesquisas, coleta e discussão de dados.
Reconhecer os
diferentes astros que compõe o universo.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Interação com
os demais
alunos, organização,atenção
e realização de
exercícios do
livro didático e tarefas
propostas.
|
O uso das cores da natureza.
|
Ampliar o
conhecimento
sobre a
utilização das plantas
e do solo por
meio de usos e costumes populares e da
ampliação de técnicas de
obtenção de pigmentos
retirados da natureza.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Observação e
realização das atividades propostas.
|
Conhecendo
plantas
medicinais.
|
Reconhecer a
importância
das plantas medicinais
.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Interação com
os demais
alunos, organização,atenção
e realização de
exercícios do
livro didático e tarefas
propostas.
|
A
energia(transformação
e obtenção de energia).
|
Reconhecer as
diferentes
formas de energia presentes
no dia-a-dia.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Observação e
realização das atividades propostas.
|
Planejamento anual
·
Introdução
“ O ideal de
fraternidade é que permitirá, através da união das mentes e corações humanos,
que o homem se aproxime cada vez mais de seus semelhantes e de Deus, através do
conhecimento e da cultura, únicas riquezas capazes de tirá-lo do sofrimento, do
isolamento e da ignorância”.
Nagib Anderásos Neto
A
humanidade, atualmente, com sua rotina agitada, tem vivido somente pensando em
seus ideais individuais, promovendo ações que contribuam unicamente com seu
bem-estar e, em alguns casos, com o bem de sua família. Em virtude dessas
considerações, podemos observar a violência tão presente em nossa sociedade..
Violência contra a integridade do corpo,
violência psicológica e furtos que ocorrem tão constantemente, tem se
caracterizado como um dos fatores oriundos da falta do sentimento de
fraternidade entre os seres humanos.
Não é
demasia exemplificar o individualismo observado pelas esferas governamentais de
alguns países, contribuindo para a existência de guerras que agridem, de forma
negativa, a realidade global. Além disso, cumpre analisarmos nesse momento que
a população negra brasileira, desde a abolição da escravatura, não obteve
condições reais para igualar-se, em desenvolvimento na sociedade,e, portanto,
continua mais pobre que a branca, morre mais cedo, tem a escolaridade mais
baixa e menos acesso à saúde. Apesar desse indicadores terem melhorado nos
últimos anos, devido à ação de algumas políticas afirmativas, ainda percebemos
diferenças.
O homem deve reconhecer que sua existência e seu progresso dependem e
interferem, diretamente, na realidade de outrem. Entretanto, o egoísmo
propagado pelo desejo de sucesso
exacerbado, de dinheiro, de conforto, não permite que o homem reconheça o
próximo como alguém que completa e também limita as atitudes de cada indivíduo.
Vale
ressaltar que os estabelecimentos de ensino devem sugerir ações para a
formação de um cidadão crítico,ativo e
reflexivo, para que este se reconheça como um indivíduo capaz de transformar
sua realidade, inserindo-se, de fato na sociedade , buscando conquistar, uma democracia,
que favoreça o desenvolvimento de um país livre, onde não há indivíduo
para ser discriminado por quaisquer fatores, mas sim cidadãos que possuam os
mesmos direitos no interior da sociedade .
Nesse
sentido, deve-se concluir, que os educadores, indivíduos que acreditam que a
cultura é capaz de transformar um ser humano e promover o progresso de sua
sociedade, de forma mais humana e ética, devem encorajar-se a lutar por uma
educação melhor , apesar das dificuldades inerentes a profissão, visando uma
real transformação de nossa sociedade.
Resta
finalmente registrar que é imprescindível o desenvolvimento de uma educação
onde haja uma parceria entre educador e
educando para que haja um ensino que seja norteador de uma prática pedagógica
vinculada a este planejamento escolar.
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: PORTUGUÊS –
5º ANO
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: HISTÓRIA–
5º ANO
OBJETIVOS:Construir
e reconstruir de forma crítica e reflexiva , o saber histórico, na teoria e na
prática buscando sempre centrar o estudo
no momento presente, entendendo o
passado não como algo morto, mas como legado cultural permanente que explique e
justifique o contexto atual.
PLANEJAMENTO ANUAL –
2010
DISCIPLINA: GEOGRAFIA –
5º ANO
OBJETIVOS:Reconhecer-se
como sujeito no processo de construção/reconstrução do espaço geográfico.
Posicionar-se eticamente diante da realidade da qual
faz parte.
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: MATEMÁTICA –
5º ANO
OBJETIVOS:Desenvolver
conhecimentos e habilidades que favoreçam o progresso intelectual do educando,
levando-o a adquirir, conscientemente, determinadas técnicas de cálculo,
raciocínio lógico, respeitando as vivências e experiências anteriores de cada
aluno.
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
– 5º ANO
OBJETIVOS: Desenvolver,
o educando, no campo da Ciência, enriquecendo-o na realização das experiências.
Possibilitar o reconhecimento da importância da ação
do homem no aproveitamento dos recursos naturais.
Centro de interesses
(Conteúdo)
|
Competências e
Habilidades
|
Objetivos Operacionais
(Estratégia/Metodologia)
|
Recursos
|
Avaliação
|
1º
Bimestre
|
|
|
|
|
Brasil: um país
de muitas diversidades.
·
As diversas paisagens do Brasil.
·
A população brasileira.
·
A cultura brasileira.
·
Brasil: um país de
contrastes sociais.
|
Conhecer e compreender a diversidade
natural, social e
cultural do Brasil.
Compreender a
formação da população brasileira.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
Montagem de uma
planilha, demonstrando os resultados.
Construção de
um gráfico
coletivo com os dados da
planilha.
|
Livros, cartolina,
folhas
Impressas cartazes
entrevistas.
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de reunir
dados.
|
A divisão
política e regional
do Brasil.
|
Conhecer a
atual divisão
política do território
brasileiro.
compreender por
que o
território
brasileiro foi dividido
em porções
menores.
|
Leitura,
debate, pesquisa e
mapas.
|
Mapas, folhas
impressas,
livros didático.
|
Averiguar a
real compreensão do assunto, através de questionamentos informais.
|
2º Bimestre
A região Norte
|
Caracterizar os
principais
elementos da
paisagem
amazônica a vegetação e a
rede hidrográfica.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
s lides.
|
Computador,
mapas, livro
didático.
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de reunir dados.
|
Região Nordeste
|
Reconhecer nas paisagens do Nordeste a heterogeneidade
da região.
|
Leitura de
imagens ,
discussão.
|
Livro didático,
mapas.
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de reunir dados.
|
Região Centro-Oeste
|
Perceber a diversidade de
paisagens da Região
Centro-Oeste por meio de observação de imagens .
|
Leitura de
imagens, debate, pesquisa,
|
Livro didático,
mapas, livros
diversos
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de
reunir dados.
|
3º Bimestre
A região
Sudeste
|
Conhecer
algumas
características da região
Sudeste do Brasil.
Compreender o
início do
processo de
industrialização
do Brasil.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
s lides.
|
Computador,
mapas, livro
didático.
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de reunir dados.
|
Região Sul
|
Reconhecer a forte influência da imigração européia na
Região Sul.
Perceber quais atividades econômicas podem ser
desenvolvidas em áreas de campos.
|
Leitura de
imagens ,
discussão.
|
Livro didático,
mapas.
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de reunir dados.
|
4º Bimestre
O Brasil e a América
do Sul.
·
O Brasil na América.
·
Portugueses e
espanhóis na América.
América do Sul:
·
Paisagens
contrastantes.
·
As principais
economias da
América do
Sul.
|
Caracterizar a
América do Sul
dos pontos de vista físico e
político-econômico.
Estabelecer
relações entre o
passado
colonial dos países
sul-americanos a partir da constituição
histórico-política.
Identificar as
relações
econômicas entre os países
sul-americanos.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
s lides,coleta
de informações.
|
Computador,
mapas, livro
didático.
|
Averiguar a real compreensão do assunto, através de
questionamentos informais e a capacidade de reunir dados.
|
O Brasil no
mundo.
·
O Brasil interligado ao mundo.
·
Os brasileiros no mundo.
|
Compreender que o Brasil está inserido no espaço
mundial, participando dos fluxos comerciais, migratórios e
político-diplomáticos.
Caracterizar as relações entre o Brasil e outros países
do mundo quanto à troca de informações, mercadorias e serviços.
|
Leitura de
imagens ,
discussão.
|
Livro didático,
mapas.
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de reunir dados.
|
Centro de interesses
(Conteúdo)
|
Competências e
Habilidades
|
Objetivos Operacionais
(Estratégia/Metodologia)
|
Recursos
|
Avaliação
|
1º
Bimestre
|
|
|
|
|
A árvore que
virou riqueza.
·
Onde o pau-brasil se
concentrava.
·
As primeiras feitorias.
·
Parceria entre indíge-
nas e europeus.
·
Conflitos
pelo
controle do
território.
A riqueza do açúcar.
·
A dura rotina de
trabalho nos
engenhos.
·
A produção e o
comércio do
açúcar.
|
Conhecer as
primeiras
atividades
econômicas do
período colonial.
Refletir sobre
a devastação da
Mata Atlântica no presente a
partir do
processo de extração
do pau-brasil.
Compreender o
conceito de donatários e capitania
hereditária.
Perceber a
importância do
trabalho
escravo na rotina dos engenhos de açúcar.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
slides,leitura
de mapas.
|
Livros,
cartolina, folhas
Impressas, computador,
mapas.
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de reunir
dados.
|
As missões
jesuíticas.
·
A catequização dos
indígenas.
·
Como funcionavam
as missões.
|
|
Leitura,
debate, pesquisa
|
Folhas
impressas,
livros didático.
|
Averiguar a
real compreensão do assunto, através de questionamentos informais.
|
Entradas e bandeiras.
·
Como funcionavam as expedições.
·
A caçada aos negros
·
da terra.
|
|
|
|
|
2º Bimestre
A corrida do
ouro.
·
O trabalho nas minas.
Tropeiros abastecem as Minas.
·
O ciclo do ouro.
·
As casa de fundição.
|
Reconhecer as
condições de
trabalho dos
escravos nas
minas.
Entender a
função dos
escravos nas minas.
Conhecer
estratégias de
controle da metrópole e de
rebelião dos
colonos durante
o ciclo do
ouro.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
s lides.
|
Computador,
mapas, livro
didático.
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de reunir dados.
|
Brasil: de colônia a império.
·
A fuga da família real para o Brasil.
·
O
Brasil torna-se independente.
·
O primeiro reinado.
|
Entender o contexto de transferência da família real
para o Brasil.
Perceber o significado da abertura dos portos na
economia colonial.
Contextualizar o
processo de independência do Brasil.
|
Leitura de
imagens , slides
discussão.
|
Livro didático,
mapas,
computador.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
O município de
Magé.
|
Conhecer aspectos físico e
sociais do
município .
|
Leitura de
imagens, debate, pesquisa,
|
Livro didático,
mapas, livros
diversos
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de
reunir dados.
|
3º Bimestre
Da regência ao
Segundo
Reinado.
A cultura do
café.
|
Contextualizar
o processo de transição da Regência ao
Segundo
Reinado.
Entender o
processo de
expansão do café na
economia do
século XIX.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
s lides,coleta
de informações.
|
Computador,
mapas, livro
didático.
|
Averiguar a real compreensão do assunto, através de
questionamentos informais e a capacidade de reunir dados.
|
O fim da Monarquia.
Brasil republicano.
|
Perceber as implicações da Guerra do Paraguai para a
Monarquia no Brasil.
Discutir o processo de transição do Império para a
República.
Entender a transição do Império para a República.
|
Leitura de
imagens ,
discussão.
|
Livro didático,
mapas.
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de reunir dados.
|
4º Bimestre
A República Velha.
A Era Vargas.
|
Compreender os
acontecimentos
políticos que envolvem a República Velha.
Reconhecer as
características
da
Era Vargas.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
s lides,coleta
de informações.
|
Computador,
mapas, livro
didático.
|
Averiguar a real compreensão do assunto, através de
questionamentos informais e a capacidade de reunir dados.
|
A ditadura militar.
O retorno da democracia.
|
Compreender os fatores políticos que envolveram o golpe
de 64.
Caracterizar os governos republicanos indicando os
períodos, acontecimentos principais e os governadores.
Refletir sobre a importância do voto secreto.
|
Leitura de
reportagens,
discussão.
Fazer uma eleição na sala de aula, com candidatos,
planos de governo,etc.
|
Livro didático,
cartolina,
Jornais.
|
Observação do desenvolvimento do pensamento crítico do
educando.
|
Referências Bibliográficas:
# Mattos,Joy Costa, Prática de ensino 2.v.único/ Joy
Costa Mattos; Malvina Tânia Tuttman;
Nilci da Silva Guimarães. – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ,2008.
# Projeto Pitanguá – 5º ano de escolaridade –
Editora Moderna.
# Eu gosto de
Matemática – 5º ano de escolaridade – Célia Passos e Zeneide Silva - Editora nacional.
# Dia – a – dia do professor ( coleção - 5º ano de escolaridade ) – Editora FAPI Ltda
– Gerusa Rodrigues Pinto e Regina Célia
V. Lima.
# Passo a passo - 5º ano de escolaridade – Maria
Radespiel – Editora Lemar.
# Matemática: Pode contar comigo –Regina Azenha
Bonjorno - José Roberto Bonjorno – Editora: FTD
# Marcha criança:
Maria Teresa Marsico / Maria do Carmo Tavares da Cunha / Maria Elizabete Martins Antunes / Antonio
Coelho de Carvalho Neto – Editora Scipione.
Projeto prosa –História -5º ano de escolaridade –
Alexandre Alves / Letícia Fagundes de Oliveira / Regina Nogueira Borella –
Editora Saraiva.
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ADRIANA DA SILVA PIRES
Rua H, nº 111
VILA SERRANA – FRAGOSO
MAGÉ
Planejamento anual
5º ano do Ensino
Fundamental
Ola poderia enviar para mim os conteudos pelo meu email, danilamas1@hotmail.com obrigada, Daniela.
ResponderExcluirBOM DIA, VOCÊ TERIA ALGUM MODELO DE PLANO DE CURSO DO LIVRO MARCHA CRIANÇA 4º ANO DE 2015 OU DE OUTRO ANO ANTERIOR? DAS DISCIPLINAS (PORTUGUES, MATEMATICA, HISTORIA, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS). SOU NOVA EM UMA ESCOLA E AINDA NAO FIZ PLANO DE CURSO. AGUARDO RESPOSTA. GRATA
ResponderExcluirMEU EMAIL É: gertrudesabreu@yahoo.com.br
BOM DIA, VOCÊ TERIA ALGUM MODELO DE PLANO DE CURSO DO LIVRO MARCHA CRIANÇA 4º ANO DE 2015 OU DE OUTRO ANO ANTERIOR? DAS DISCIPLINAS (PORTUGUES, MATEMATICA, HISTORIA, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS). SOU NOVA EM UMA ESCOLA E AINDA NAO FIZ PLANO DE CURSO. AGUARDO RESPOSTA. GRATA
ResponderExcluirMEU EMAIL É: gertrudesabreu@yahoo.com.br
Olá - pode enviar este plano de curso para o e-mail danibabyartes@hotmail.com?
ResponderExcluirAdorei seu plano anual, é ótimo
ResponderExcluirAs informações são muito valiosas,valeu a pena.
ResponderExcluirAs informações são muito valiosas,valeu a pena.
ResponderExcluirMuito bom !!!!!!
ResponderExcluirgostaria de receber esse plano de ensino marreira84@hotmail.com ou rafael.marreira@seducam.pro.br
ResponderExcluirMuito sugestivo! Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirSensacional em sugestões! parabéns pelo trabalho,ajudou bastante na minha proposta pedagógico deste ano.
ResponderExcluirgostaria que enviasse para o meu email: marresus-cardoso@hotmail.com
ResponderExcluirboas sugestões!!!!
Parabéns pelo trabalho. Gostaria que enviasse para o meu email: dominique_luxus@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada!
Boa tarde! você poderia mim enviar para meu email: romacarvalho@yahoo.com.br
ResponderExcluirBoa tarde! Parabéns pelo trabalho gostei demais. Poderia enviar para o meu e-mail: rynarasantos@hotmail.com. obrigada
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho. se possível quero recebe-lo. brunaclaudia26@hotmail.com
ResponderExcluirParabéns! Muito bem feito e mesmo não sendo atual, está de acordo com a BNCC. Pode me enviar por favor? suelisousaprofessora@gmail.com
ResponderExcluirBom dia Professora:
ResponderExcluirPerfeito o seu plano de curso
poderia me enviar por email? rozanafiuza@gmail.com
boa noite seu plano é ótimo pode mandar para o email andersonbrother2010@hotmail.com?
ResponderExcluirBom dia !parabéns professora seu plano é ótimo,vc pode mandar no meu email sebastiaofilho.010@gmail.com?
ResponderExcluirobrigado.
Poderia me enviar. Desde já agradeço
ResponderExcluirKelliane21@hotmail.com
se for possível me envie este plano por gmail, biancabonfim948@gmail.com
ResponderExcluirGostei muito. Se puder me enviar via email
ResponderExcluirvlpiresviana@gmail.com
Gostei muito.Teria como vc enviar para meu e Mail? melomacrina@yahoo.com.br. Muito obgda.
ResponderExcluir