Centro de interesses
(Conteúdo)
|
Competências e
habilidades
|
Objetivos Operacionais
(Estratégia/Metodologia)
|
Recursos
|
Avaliação
|
1º
Bimestre
|
|
|
|
|
Vogais e
consoantes /Sons
e letras
|
Organizar
palavras sob o
critério da
ordem do alfabeto.
Diferenciar
fonema e letra.
Reconhecer que
o número de
letra pode ser
diferente em re
lação ao número
de fonemas
em uma
determinada palavra.
|
Construir um
pequeno mural
com palavras recortadas de
jornais ou
revistas, agrupando-
as em ordem
alfabética.
|
Folha de ofício
colorida, jornal
revistas, cola,
tesoura e livro
didático.
|
Interação com
os demais
alunos, organização,atenção
e realização de
exercícios do
livro didático e tarefas
propostas.
|
Encontros
vocálicos e
classificação
|
Reconhecer a
formação de
vocábulos
através da união de
vogais.
|
Pesquisar em
textos disponi
bilizados(jornais,
revistas e
letras de
músicas) a existên
cia de palavras
com o tema
abordado.
|
Jornais,revista,
letras de músicas e livro didático.
|
Observação e
realização das atividades propostas.
|
Encontros
consonantais e dí
grafos.
|
Reconhecer a
formação de
vocábulos
através da união
de duas
consoantes.
Diferenciar
corretamente
os dígrafos em
relação aos
encontros
consonantais.
|
Produção de cartazes
com
exemplos de palavras que contenham dígrafos
e encon
tros
consonantais.
|
Confecção de
cartaz, folhas
de ofício,
jornais e livro
didático.
|
Análise dos
resultados
referentes as atividades
propostas.
|
Classificação
da palavra quan-
to ao número de sílabas
|
Caracterizar as
palavras de
acordo com sua
quantidade
de sílabas.
|
Caça-palavras
onde estejam
destacadas as
palavras de
acordo com sua
classificação.
|
Folha impressa
com caça-
Palavras.
|
Realização de
exercícios
propostos .
|
Conjugação
verbal( todos os
tempos)
|
Identificar e
flexionar, adéqua
damente
diversos tipos de
verbos .
|
Jogo da
memória.
|
Cartolina,
folha de ofício e li
vro didático.
|
Observar a
exatidão das res-
postas
dispensadas aos exer-
cicios
propostos.
|
Pronome pessoal do caso
reto.
|
Reconhecer e
utilizar adequadamente os pronomes
Em frases e
textos.
|
Jogo da
memória.
|
Cartolina,
folha de ofício e li
vro didático.
|
Observar a
exatidão das res-
postas
dispensadas aos exer-
cicios
propostos.
|
Ortografia
|
|
|
|
|
o/u
lh/li
u/l.
|
Empregar
corretamente as
letras evitando
erros orto-
gráficos.
|
Jogo da forca.
|
Cartolina,
figuras , quadro de
giz.
|
Correção
das atividades e
valorização
quanto à
participação do
educando.
|
2º Bimestre
Construção de
frases/ Tipos
de frases.
|
Caracterizar os
diversos tipos
de frases,
utilizando-as ade-
quadamente.
|
Criar um texto coletivo onde
cada aluno terá que dar continuidade à história, utili-
zando os diversos tipos de frases pedidos.
|
Quadro de giz.
|
Avaliar a atenção dispensada a atividade proposta e a
exatidão nas respostas.
|
|||||
Modo verbal/ Indicativo
|
Flexionar adequadamente
os verbos, de acordo com as
regras gramaticais.
|
Pesquisa em jornais e revistas para identificar em
diferentes textos os verbos.
|
Jornais e revistas.
|
Averiguar a compreensão do
tema e a escrita adequada.
|
|||||
|
|
|
|
|
|||||
Uso do dicionário/ Sinônimo
e Antônimo.
|
Reconhecer a existência de palavras com mesma
significação e também as de sentidos opostos.
|
Jogo do antônimo e sinônimo.
|
Papel ofício, livros e Internet.
|
Avaliação do desenvolvimento dos educandos ao
interagirem com o jogo utilizado.
|
|||||
Pontuação(. , ! ? : __ )
|
Reconhecer os tipos de pontuação , utilizando-os
adequadamente.
|
Produção de textos
e histórias em quadrinhos.
|
Folha impressa, e caderno do aluno.
|
Observação da atenção dispensada para a atividade.
Realização correta dos exercícios propostos.
|
|||||
Substantivos: simples/ composto,primitivo/derivado,
concreto/abstrato.
|
Distinguir adequadamente os diverso tipos de
substantivos.
|
Jogo “ passa ou repassa” Contendo os conteúdos
abordados.
|
Painel confeccionado com cartolina.
|
Observar a
exatidão nas respostas requisitadas.
|
|||||
Gêneros dos substantivos/ comum de dois gêneros
epicenos e sobrecomum.
|
Identificar a forma masculina, feminina e demais formas de um substantivo.
|
Jogo da memória, contendo diversos substantivos.
|
Folha impressa.
|
Através de observação em relação a dinâmica realizada.
|
|||||
Graus do substantivo
|
Identificar a
existência de diversos graus do substantivo.
|
Ditado sorteado – cada aluno sorteará uma palavra e os
alunos deverão escrever o aumentativo
e o diminutivo da mesma.
|
Fichas com palavras.
|
Observar a compreensão do aluno do assunto abordado.
|
|||||
Sílaba tônica: classificação
|
Diferenciar as palavras de acordo com a sílaba tônica.
|
Produzir uma tabela onde os nomes dos componentes da classe
estejam caracterizados quanto a sua sílaba tônica.
|
Folha de ofício colorida, quadro de giz e livro
didático.
|
Realização dos exercícios
propostos na sala de aula.
|
|||||
Ortografia
g/j, s/z, sons do x, am/ ão
|
Conhecer e identificar as variações da Língua
portuguesa.
|
Bingo ortográfico, caça-palavras.
|
Folha impressa,quadro de giz e livro didático.
|
Avaliar o grau de aprendizagem alcançado por meio dos
exercícios propostos.
|
|||||
3º Bimestre
Adjetivos: Pátrios e locução adjetiva.
|
Atribuir adequadamente, características diversas aos
substantivos.
|
Montar um painel com figuras de jornais e revistas,
atribuindo características variadas.
|
Jornais e revistas,tesoura e cola .
|
Averiguar a utilização adequada dos adjetivos e suas locuções
reconhecendo suas funções.
|
Graus do adjetivo.
|
Flexionar os adjetivos adequadamente.
|
Realizar uma pesquisa sobre o tema abordado.
|
Papel almaço e papel ofício.
|
Averiguar a compreensão do tema através
da correção de exercícios requisitados.
|
Numeral.
|
Reconhecer os termos
utilizados para representar valores numéricos.
|
Brincadeira da forca, com a turma dividida em grupos,
utilizando palavras do tema abordado.
|
Quadro de giz, giz colorido e livro didático.
|
Observação da atenção dispensada para a atividade.
Realização correta dos exercícios propostos.
|
Pronomes: tratamento, possessivo, demonstrativo,
oblíquo, indefinidos e interrogativos.
|
Reconhecer e utilizar adequadamente os pronomes.
|
Jogo da memória de pronomes contendo fichas com trechos
de textos do tema abordado no mês.
|
Papel color set, cola e tesoura.
|
Observar a
exatidão nas respostas requisitadas
|
Artigo.
|
Reconhecer os artigos e saber utilizá-los em produções textuais.
|
Realizar uma pesquisa para encontrar a definição de artigos .
|
Livros , Internet ou biblioteca.
|
Avaliar a exatidão das respostas dispensadas.
|
Modo verbal: subjuntivo.
|
Identificar e flexionar, adequadamente os verbos.
|
Textos com o tema abordado no mês.
|
Folha de ofício impressa.
|
Averiguar a compreensão do
tema e a escrita adequada
|
Ortografia
Mal/mau, mas/mais, uso dos porquês
|
Empregar corretamente as letras, evitando erros
ortográficos.
|
Testos com os temas abordados no mês.
|
Folha de ofício impressa.
|
Correção das atividades e valorização quanto a
participação do aluno.
|
4º Bimestre
Modo Verbal: Imperativo.
|
Identificar e flexionar, adequadamente os verbos.
|
Textos com o tema abordado no mês.
|
Folha de ofício impressa.
|
Averiguar a compreensão do
tema e a escrita adequada
|
Classe das palavras:Oração.
|
Identificar os diversos termos de uma oração e
compreender sua função na mesma.
|
Realizar uma pesquisa sobre o tema abordado.
|
Livros diversos ( incluindo os já utilizados em sala de
aula).
|
Verificar a real compreensão do terma abordado através
da correção das atividades propostas.
|
Interjeição.
|
Reconhecer a
existência de uma classe invariável utilizada para expressar sentimentos e
emoções.
|
Criação de um texto narrativo onde sejam incluídas as
falas das personagens.
|
Caderno individual do
aluno e livro didático.
|
Correção das atividades propostas, com enfoque especial
para a criatividade e o uso adequado
da língua.
|
Advérbio.
|
Reconhecer o advérbio como sendo uma palavra que
influencia o sentido de um verbo.
|
Texto com o tema abordado no mês .
|
Folhas de papel impressa.
|
Averiguar a compreensão do tema através da correção de
exercícios requisitados.
|
Preposição.
|
Identificar adequadamente as preposições.
|
Música com as preposições.
|
Caderno individual
do educando e livro didático.
|
Averiguar se o educando reconhece adequadamente as
preposições.
|
Conjunção.
|
Utilizar corretamente as conjunções em produções
textuais.
|
Montar um quadro demonstrativo.
|
Caderno individual do educando, livro didático,
jornais, revistas,tesoura e cola.
|
Observar se o educando reconhece as conjunções e sua
real função, através dos exercícios propostos.
|
Ortografia
Sob/sobre, atrás/traz, a/há,
Isar/izar.
|
Empregar corretamente as letras, evitando erros
ortográficos.
|
Testos com os temas abordados no mês.
|
Folha de ofício impressa.
|
Correção das atividades e valorização quanto a
participação do aluno.
|
Centro de interesses
(Conteúdo)
|
Competências e
habilidades
|
Objetivos Operacionais
(Estratégia/Metodologia)
|
Recursos
|
Avaliação
|
1º
Bimestre
|
|
|
|
|
Sistema de
numeração
decimal:
classes e ordens.
|
Ampliar a
compreensão do
Sistema de
numeração decimal e especialmente sua estrutura;conhecer a classe
dos milhões.
|
Determinação de
quantas ordens há em cada numeral.
|
Cartaz.
|
Realização de
exercícios
propostos.
|
Decomposição de
numerais :
Valor absoluto
e relativo.
|
Determinar o valor
posicional
Do algarismo em
um numeral.
|
Utilização do
quadro valor de
lugar para representação dos numerais indicados.
|
Quadro valor de
lugar.
|
Correção de
atividades propostas.
|
Adição e
Subtração com
prova real.
|
Efetuar as
adições e subtra-
ções com
reserva e recurso, identificando seus termos.
|
Resolução dos
problemas do
cotidiano
usando os conhe-
cimentos
adquiridos.
|
Material
concreto.
|
Utilização de
palitos,botões,grãos e pedrinhas.
|
Sistema
Monetário brasileiro.
|
Identificar
moedas e cédulas que circulam nosso país.
|
Pesquisa de
preços atuais de diversas mercadorias.
|
Montar uma
pequena loja de material escolar.
|
Observar o
desenvolvimento
da compreensão
através do
desenvolvimento
das atividades propostas e da correção.
|
Geometria:
estudo das retas
semi-retas e
segmentos.
|
Desenvolver a
noção e
classificar
figuras
geométricas.
|
Embalagens de
produtos que representam as diversas
formas
geométricas.
|
Montagem de
tipos de figuras geométricas.
|
Através de
figuras.
|
Sólidos
geométricos.
|
Desenvolver a
noção e
classificar sólidos
geométricos.
|
Embalagens de
produtos que representam os diversos s
sólidos
geométricos.
|
Embalagens
diversas.
|
Correção de
atividades propostas.
|
2º
Bimestre
Multiplicação e divisão.
|
Fazer a estimativa de um produto.
Efetuar a divisão de um número.
|
Cálculos de multiplicação e divisão com até três algarismos
.
|
Material concreto
|
Observar o
desenvolvimento
da compreensão
através do
desenvolvimento das atividades propostas e da correção.
|
Múltiplo de um número.
|
Reconhecer e calcular os múltiplos de um número
natural.
|
Representação dos múltiplos de numerais dados em
diferentes exercícios.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Mínimo múltiplo comum.
|
Identificar o MMC.
|
Cálculo do MMc dos números.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Critérios de divisibilidade.
|
Reconhecer os divisores de um número.
|
Cálculo dos divisores dos numerais.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Máximo divisor comum.
|
Identificar o MDC.
|
Exercícios
diversos.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Números primos e compostos.
|
Reconhecer
números primos e compostos.
|
Reconhecer os números primos e compostos.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Expressões numéricas envolvendo as quatro operações(
parênteses, colchetes e chaves ).
|
Calcular expressões numéricas que envolvam as quatro
operações.
|
Resolução de expressões envolvendo as quatro operações.
|
Caderno individual.
|
Observar o
desenvolvimento
da compreensão
através do
desenvolvimento das atividades propostas e da correção.
|
3º Bimestre
Geometria: Polígonos.
|
Desenvolver a noção de classificar polígonos.
|
Montagem de diferentes polígonos.
|
Papel ofício, cola e tesoura.
|
Observar o
desenvolvimento
da compreensão
através do
desenvolvimento das atividades propostas e da correção.
|
Ângulos: classificação.
|
Classificar os ângulos.
|
Resolução de atividades.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Triângulos.
|
Identificar os diferentes tipos de triângulos.
|
Reconhecer em diferentes desenhos os triângulos.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Quadriláteros.
|
Reconhecer os quadriláteros.
|
Confecção de um
Tangram.
|
Folha, tesoura, cola, quadro de giz e livro didático.
|
Observar o
desenvolvimento
da compreensão
através do
desenvolvimento das atividades propostas e da correção.
|
Círculo e circunferência.
|
Identificar círculo e circunferência.
|
Exercícios
diversos.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Frações( tipos, números mistos,frações equivalentes,
comparação de frações e operações com frações).
|
Escrever e ler frações correspondentes às partes em que
o inteiro foi dividido.
Reconhecer frações equivalentes.
Resolver operações com frações.
|
Jogos, bingos de frações.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observar o uso do conhecimento das técnicas de divisão
em atividades propostas.
|
4º
Bimestre
Décimos ,centésimos e milésimos.
|
Perceber que os números decimais se comportam de modo
análogo aos números naturais, com agrupamentos e trocas na base 10.
|
Atividades de representação dos números decimais de
diferentes figuras dadas.
|
Confeccionar
jogos com questões de números decimais.
|
Observar a compreensão
do assunto através da exposição oral do educando .
|
Operações com números decimais.
|
Efetuar, com compreensão, operações com números
decimais,ampliando o conhecimento do sistema de numeração decimal.
|
Atividades com
operações
decimais.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Porcentagem.
|
Usar o vocabulário:desconto,prejuízo e lucro.
|
Resolução de problemas envolvendo porcentagem.
|
Jornais e
revistas para pesquisa em sala de aula.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Medidas de massa.
|
Reconhecer o
grama como unidade fundamental das
medidas de massa.
|
Atividades envolvendo a relação entre as medidas.
|
Folha impressa, quadro de giz e livro didático.
|
Observar o
desenvolvimento
da compreensão
através do
desenvolvimento das atividades propostas e da correção.
.
|
Medidas de comprimento.
|
Identificar o metro como a unidade fundamental das
medidas de comprimento.
|
Exercícios
diversos.
|
Folha impressa,fita métrica, quadro de giz e livro
didático.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
Superfície:área e metro quadrado.
|
Reconhecer o metro quadrado (m2) como unidade
fundamental das medidas de superfície.
|
Resolução de problemas com medidas.
|
Fita métrica.
|
Observar o
desenvolvimento
da compreensão
através do
desenvolvimento das atividades propostas e da correção.
|
|
|
|
|
|
Centro de interesses
(Conteúdo)
|
Competências e
habilidades
|
Objetivos Operacionais
(Estratégia/Metodologia)
|
Recursos
|
Avaliação
|
1º
Bimestre
|
|
|
|
|
Reconhecendo a
existência
do ar.
|
Reconhecer a
importância do ar para a vida dos seres vivos e, que devemos cuidar bem do
ambiente.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências.
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades.
|
Onde está o ar
?
|
Desenvolver
conhecimentos sobre a atmosfera, percebendo que o ar está presente no
ambiente e ocupa espaço.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências.
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades.
|
O ar em
movimento.
|
Perceber que o
ar existe ,
ocupa lugar no
espaço e pode
ter
movimento.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências.
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades.
|
A ação do vento
na natureza.
|
Reconhecer a
ação do vento
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências.
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades.
|
O som se
propaga pelo ar.
|
Compreender
como o corpo
humano produz e percebe
sons.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências.
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades.
|
O ar garante a
vida.
|
Reconhecer que
sem o ar não
haveria vida.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências.
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades.
|
|
|
|
|
|
2º Bimestre
A superfície da
Terra.
|
Reconhecer
formações
rochosas
encontradas na
natureza.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das
atividades
|
Vestígios de um passado distante.
|
Perceber e compreender
que os elementos que compõe o
planeta Terra estão em constante
transformação.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das
atividades
|
O ambiente das cavernas.
|
Reconhecer a caverna como ambiente, estabelecendo relação entre seus
componentes.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades
|
3º Bimestre
A reprodução das plantas.
|
Ampliar os
conhecimentos
sobre
reprodução de seres
vivos,
diferenciando
exemplos de
reprodução
sexuada e assexuada.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades
|
A reprodução dos animais.
|
Conhecer noções
sobre
fecundação,
relacionando-a
`a formação de
novos
indivíduos.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades
|
As fases do desenvolvimento
humano.
|
Identificar as
mudanças
físicas e comportamentais
que ocorrem no
organismo
do ser humano.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades
|
Sistemas
reprodutores.
|
Conhecer
algumas
características
e funções de
órgãos que formam os sis-
temas
genitais masculino e feminino.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Participação do
aluno e
correção das atividades
|
4º
Bimestre
De olho no céu – O universo
|
Perceber que o conhecimento científico é produto de
estudos, pesquisas, coleta e discussão de dados.
Reconhecer os
diferentes astros que compõe o universo.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Interação com
os demais
alunos, organização,atenção
e realização de
exercícios do
livro didático e tarefas
propostas.
|
O uso das cores da natureza.
|
Ampliar o
conhecimento
sobre a
utilização das plantas
e do solo por
meio de usos e costumes populares e da
ampliação de técnicas de
obtenção de pigmentos
retirados da natureza.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Observação e
realização das atividades propostas.
|
Conhecendo
plantas
medicinais.
|
Reconhecer a
importância
das plantas medicinais
.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Interação com
os demais
alunos, organização,atenção
e realização de
exercícios do
livro didático e tarefas
propostas.
|
A
energia(transformação
e obtenção de energia).
|
Reconhecer as
diferentes
formas de energia presentes
no dia-a-dia.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
exposições e
experiências
|
Livros,
recortes,colagens,
cartazes jogos,
vídeos e
entrevistas.
|
Observação e
realização das atividades propostas.
|
Planejamento anual
·
Introdução
“ O ideal de
fraternidade é que permitirá, através da união das mentes e corações humanos,
que o homem se aproxime cada vez mais de seus semelhantes e de Deus, através do
conhecimento e da cultura, únicas riquezas capazes de tirá-lo do sofrimento, do
isolamento e da ignorância”.
Nagib Anderásos Neto
A
humanidade, atualmente, com sua rotina agitada, tem vivido somente pensando em
seus ideais individuais, promovendo ações que contribuam unicamente com seu
bem-estar e, em alguns casos, com o bem de sua família. Em virtude dessas
considerações, podemos observar a violência tão presente em nossa sociedade..
Violência contra a integridade do corpo,
violência psicológica e furtos que ocorrem tão constantemente, tem se
caracterizado como um dos fatores oriundos da falta do sentimento de
fraternidade entre os seres humanos.
Não é
demasia exemplificar o individualismo observado pelas esferas governamentais de
alguns países, contribuindo para a existência de guerras que agridem, de forma
negativa, a realidade global. Além disso, cumpre analisarmos nesse momento que
a população negra brasileira, desde a abolição da escravatura, não obteve
condições reais para igualar-se, em desenvolvimento na sociedade,e, portanto,
continua mais pobre que a branca, morre mais cedo, tem a escolaridade mais
baixa e menos acesso à saúde. Apesar desse indicadores terem melhorado nos
últimos anos, devido à ação de algumas políticas afirmativas, ainda percebemos
diferenças.
O homem deve reconhecer que sua existência e seu progresso dependem e
interferem, diretamente, na realidade de outrem. Entretanto, o egoísmo
propagado pelo desejo de sucesso
exacerbado, de dinheiro, de conforto, não permite que o homem reconheça o
próximo como alguém que completa e também limita as atitudes de cada indivíduo.
Vale
ressaltar que os estabelecimentos de ensino devem sugerir ações para a
formação de um cidadão crítico,ativo e
reflexivo, para que este se reconheça como um indivíduo capaz de transformar
sua realidade, inserindo-se, de fato na sociedade , buscando conquistar, uma democracia,
que favoreça o desenvolvimento de um país livre, onde não há indivíduo
para ser discriminado por quaisquer fatores, mas sim cidadãos que possuam os
mesmos direitos no interior da sociedade .
Nesse
sentido, deve-se concluir, que os educadores, indivíduos que acreditam que a
cultura é capaz de transformar um ser humano e promover o progresso de sua
sociedade, de forma mais humana e ética, devem encorajar-se a lutar por uma
educação melhor , apesar das dificuldades inerentes a profissão, visando uma
real transformação de nossa sociedade.
Resta
finalmente registrar que é imprescindível o desenvolvimento de uma educação
onde haja uma parceria entre educador e
educando para que haja um ensino que seja norteador de uma prática pedagógica
vinculada a este planejamento escolar.
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: PORTUGUÊS –
5º ANO
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: HISTÓRIA–
5º ANO
OBJETIVOS:Construir
e reconstruir de forma crítica e reflexiva , o saber histórico, na teoria e na
prática buscando sempre centrar o estudo
no momento presente, entendendo o
passado não como algo morto, mas como legado cultural permanente que explique e
justifique o contexto atual.
PLANEJAMENTO ANUAL –
2010
DISCIPLINA: GEOGRAFIA –
5º ANO
OBJETIVOS:Reconhecer-se
como sujeito no processo de construção/reconstrução do espaço geográfico.
Posicionar-se eticamente diante da realidade da qual
faz parte.
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: MATEMÁTICA –
5º ANO
OBJETIVOS:Desenvolver
conhecimentos e habilidades que favoreçam o progresso intelectual do educando,
levando-o a adquirir, conscientemente, determinadas técnicas de cálculo,
raciocínio lógico, respeitando as vivências e experiências anteriores de cada
aluno.
PLANEJAMENTO ANUAL
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
– 5º ANO
OBJETIVOS: Desenvolver,
o educando, no campo da Ciência, enriquecendo-o na realização das experiências.
Possibilitar o reconhecimento da importância da ação
do homem no aproveitamento dos recursos naturais.
Centro de interesses
(Conteúdo)
|
Competências e
Habilidades
|
Objetivos Operacionais
(Estratégia/Metodologia)
|
Recursos
|
Avaliação
|
1º
Bimestre
|
|
|
|
|
Brasil: um país
de muitas diversidades.
·
As diversas paisagens do Brasil.
·
A população brasileira.
·
A cultura brasileira.
·
Brasil: um país de
contrastes sociais.
|
Conhecer e compreender a diversidade
natural, social e
cultural do Brasil.
Compreender a
formação da população brasileira.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
Montagem de uma
planilha, demonstrando os resultados.
Construção de
um gráfico
coletivo com os dados da
planilha.
|
Livros, cartolina,
folhas
Impressas cartazes
entrevistas.
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de reunir
dados.
|
A divisão
política e regional
do Brasil.
|
Conhecer a
atual divisão
política do território
brasileiro.
compreender por
que o
território
brasileiro foi dividido
em porções
menores.
|
Leitura,
debate, pesquisa e
mapas.
|
Mapas, folhas
impressas,
livros didático.
|
Averiguar a
real compreensão do assunto, através de questionamentos informais.
|
2º Bimestre
A região Norte
|
Caracterizar os
principais
elementos da
paisagem
amazônica a vegetação e a
rede hidrográfica.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
s lides.
|
Computador,
mapas, livro
didático.
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de reunir dados.
|
Região Nordeste
|
Reconhecer nas paisagens do Nordeste a heterogeneidade
da região.
|
Leitura de
imagens ,
discussão.
|
Livro didático,
mapas.
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de reunir dados.
|
Região Centro-Oeste
|
Perceber a diversidade de
paisagens da Região
Centro-Oeste por meio de observação de imagens .
|
Leitura de
imagens, debate, pesquisa,
|
Livro didático,
mapas, livros
diversos
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de
reunir dados.
|
3º Bimestre
A região
Sudeste
|
Conhecer
algumas
características da região
Sudeste do Brasil.
Compreender o
início do
processo de
industrialização
do Brasil.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
s lides.
|
Computador,
mapas, livro
didático.
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de reunir dados.
|
Região Sul
|
Reconhecer a forte influência da imigração européia na
Região Sul.
Perceber quais atividades econômicas podem ser
desenvolvidas em áreas de campos.
|
Leitura de
imagens ,
discussão.
|
Livro didático,
mapas.
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de reunir dados.
|
4º Bimestre
O Brasil e a América
do Sul.
·
O Brasil na América.
·
Portugueses e
espanhóis na América.
América do Sul:
·
Paisagens
contrastantes.
·
As principais
economias da
América do
Sul.
|
Caracterizar a
América do Sul
dos pontos de vista físico e
político-econômico.
Estabelecer
relações entre o
passado
colonial dos países
sul-americanos a partir da constituição
histórico-política.
Identificar as
relações
econômicas entre os países
sul-americanos.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
s lides,coleta
de informações.
|
Computador,
mapas, livro
didático.
|
Averiguar a real compreensão do assunto, através de
questionamentos informais e a capacidade de reunir dados.
|
O Brasil no
mundo.
·
O Brasil interligado ao mundo.
·
Os brasileiros no mundo.
|
Compreender que o Brasil está inserido no espaço
mundial, participando dos fluxos comerciais, migratórios e
político-diplomáticos.
Caracterizar as relações entre o Brasil e outros países
do mundo quanto à troca de informações, mercadorias e serviços.
|
Leitura de
imagens ,
discussão.
|
Livro didático,
mapas.
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de reunir dados.
|
Centro de interesses
(Conteúdo)
|
Competências e
Habilidades
|
Objetivos Operacionais
(Estratégia/Metodologia)
|
Recursos
|
Avaliação
|
1º
Bimestre
|
|
|
|
|
A árvore que
virou riqueza.
·
Onde o pau-brasil se
concentrava.
·
As primeiras feitorias.
·
Parceria entre indíge-
nas e europeus.
·
Conflitos
pelo
controle do
território.
A riqueza do açúcar.
·
A dura rotina de
trabalho nos
engenhos.
·
A produção e o
comércio do
açúcar.
|
Conhecer as
primeiras
atividades
econômicas do
período colonial.
Refletir sobre
a devastação da
Mata Atlântica no presente a
partir do
processo de extração
do pau-brasil.
Compreender o
conceito de donatários e capitania
hereditária.
Perceber a
importância do
trabalho
escravo na rotina dos engenhos de açúcar.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
slides,leitura
de mapas.
|
Livros,
cartolina, folhas
Impressas, computador,
mapas.
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de reunir
dados.
|
As missões
jesuíticas.
·
A catequização dos
indígenas.
·
Como funcionavam
as missões.
|
|
Leitura,
debate, pesquisa
|
Folhas
impressas,
livros didático.
|
Averiguar a
real compreensão do assunto, através de questionamentos informais.
|
Entradas e bandeiras.
·
Como funcionavam as expedições.
·
A caçada aos negros
·
da terra.
|
|
|
|
|
2º Bimestre
A corrida do
ouro.
·
O trabalho nas minas.
Tropeiros abastecem as Minas.
·
O ciclo do ouro.
·
As casa de fundição.
|
Reconhecer as
condições de
trabalho dos
escravos nas
minas.
Entender a
função dos
escravos nas minas.
Conhecer
estratégias de
controle da metrópole e de
rebelião dos
colonos durante
o ciclo do
ouro.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
s lides.
|
Computador,
mapas, livro
didático.
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de reunir dados.
|
Brasil: de colônia a império.
·
A fuga da família real para o Brasil.
·
O
Brasil torna-se independente.
·
O primeiro reinado.
|
Entender o contexto de transferência da família real
para o Brasil.
Perceber o significado da abertura dos portos na
economia colonial.
Contextualizar o
processo de independência do Brasil.
|
Leitura de
imagens , slides
discussão.
|
Livro didático,
mapas,
computador.
|
Observação e realização das atividades propostas.
|
O município de
Magé.
|
Conhecer aspectos físico e
sociais do
município .
|
Leitura de
imagens, debate, pesquisa,
|
Livro didático,
mapas, livros
diversos
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de
reunir dados.
|
3º Bimestre
Da regência ao
Segundo
Reinado.
A cultura do
café.
|
Contextualizar
o processo de transição da Regência ao
Segundo
Reinado.
Entender o
processo de
expansão do café na
economia do
século XIX.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
s lides,coleta
de informações.
|
Computador,
mapas, livro
didático.
|
Averiguar a real compreensão do assunto, através de
questionamentos informais e a capacidade de reunir dados.
|
O fim da Monarquia.
Brasil republicano.
|
Perceber as implicações da Guerra do Paraguai para a
Monarquia no Brasil.
Discutir o processo de transição do Império para a
República.
Entender a transição do Império para a República.
|
Leitura de
imagens ,
discussão.
|
Livro didático,
mapas.
|
Avaliar a
interação dos
educandos e a
capacidade
de reunir dados.
|
4º Bimestre
A República Velha.
A Era Vargas.
|
Compreender os
acontecimentos
políticos que envolvem a República Velha.
Reconhecer as
características
da
Era Vargas.
|
Leitura,
debate, pesquisa,
s lides,coleta
de informações.
|
Computador,
mapas, livro
didático.
|
Averiguar a real compreensão do assunto, através de
questionamentos informais e a capacidade de reunir dados.
|
A ditadura militar.
O retorno da democracia.
|
Compreender os fatores políticos que envolveram o golpe
de 64.
Caracterizar os governos republicanos indicando os
períodos, acontecimentos principais e os governadores.
Refletir sobre a importância do voto secreto.
|
Leitura de
reportagens,
discussão.
Fazer uma eleição na sala de aula, com candidatos,
planos de governo,etc.
|
Livro didático,
cartolina,
Jornais.
|
Observação do desenvolvimento do pensamento crítico do
educando.
|
Referências Bibliográficas:
# Mattos,Joy Costa, Prática de ensino 2.v.único/ Joy
Costa Mattos; Malvina Tânia Tuttman;
Nilci da Silva Guimarães. – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ,2008.
# Projeto Pitanguá – 5º ano de escolaridade –
Editora Moderna.
# Eu gosto de
Matemática – 5º ano de escolaridade – Célia Passos e Zeneide Silva - Editora nacional.
# Dia – a – dia do professor ( coleção - 5º ano de escolaridade ) – Editora FAPI Ltda
– Gerusa Rodrigues Pinto e Regina Célia
V. Lima.
# Passo a passo - 5º ano de escolaridade – Maria
Radespiel – Editora Lemar.
# Matemática: Pode contar comigo –Regina Azenha
Bonjorno - José Roberto Bonjorno – Editora: FTD
# Marcha criança:
Maria Teresa Marsico / Maria do Carmo Tavares da Cunha / Maria Elizabete Martins Antunes / Antonio
Coelho de Carvalho Neto – Editora Scipione.
Projeto prosa –História -5º ano de escolaridade –
Alexandre Alves / Letícia Fagundes de Oliveira / Regina Nogueira Borella –
Editora Saraiva.
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ADRIANA DA SILVA PIRES
Rua H, nº 111
VILA SERRANA – FRAGOSO
MAGÉ
Planejamento anual
5º ano do Ensino
Fundamental